contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Sexualidade

Tentações da Homossexualidade

 
 

Muitas pessoas lutam contra as tentações de homossexualidade, mas é importante perceber que Deus o ama e não o condena por ter estes sentimentos. O que importa é o que faz com estes pensamentos.

Na Bíblia Deus condena a prática (e a fantasia) de ter sexo com alguém do mesmo sexo, porque Deus fica profundamente entristecido com este comportamento, e a Palavra de Deus diz que nenhum homossexual terá parte no Reino de Deus nos Céus. (1 Coríntios 6.9)

Talvez as tentações nesta área vão continuar por toda a vida, mas não é a tentação que é errada, mas sim, a prática. Deus promete que ninguém vai ser tentado para além daquilo que ele é capaz de suportar e sempre lhe dá a possibilidade de fugir e vencer à tentação. Por isso, quando os pensamentos homossexuais vierem, deve rejeitá-los e focar a sua mente em coisas boas e puras. (Filipenses 4.4-8)

Jesus Cristo oferece a cada pessoa a possibilidade de uma nova vida, com a capacidade de vencer os pecados e vícios que nos escravizam. É muito difícil vencer as tentações sexuais contando apenas com os nossos esforços. Contudo, O Espírito Santo quer, e pode, vir a qualquer pessoa que Lhe pede, enchendo-o com o poder de Deus e dando-lhe a capacidade para resistir às tentações.

O Deus que nos criou compreende tudo a nosso respeito, incluindo o nosso passado com as dificuldades, traumas e mágoas. Embora todos nós tenhamos sido criados à imagem de Deus, todos temos pecado de uma forma ou outra. A verdade é que Jesus ama toda a humanidade, não importa as coisas que homem faça nem a maneira de se viver. Ele morreu na cruz por todos; o Filho de Deus, embora inocente, morreu por homens pecadores, e levou o castigo que todos merecíamos. Ninguém deve 'atirar pedras' a ninguém. A Bíblia ensina-nos para amar a todos, quer homossexuais, ladrões, mentirosos, ou orgulhosos. Não existem pecados piores do que outros.

Por isso, O Deus de amor quer perdoar livremente os homossexuais e as lésbicas, mas há uma condição: têm que deixar o seu estilo de viver e pedir ao Deus para os libertar desta prática.

 

Apenas Cristo pode nos restaurar, por isto é necessária muita oração diária; principalmente, quando a tentação surge. Daniel orava três vezes ao dia. Quem tenta tornar-se santo cumprindo os mandamentos da lei tenta o impossível, pois por nós mesmos nada podemos fazer. O próprio apóstolo Paulo disse: faço o que não quero e surro o meu corpo (RM 7, 14-24).

A arma que se deve usar contra os sentimentos homossexuais é basicamente a mesma para se resistir a qualquer tentação: um contínuo processo de comunhão e crescimento em Deus; meditar, ler e ouvir sobre tudo o que é espiritual; afastar-se o quanto puder de tudo que colabore para levá-lo a cair em tentação; procurar aperfeiçoar-se em tudo o que é bom e não apenas na sexualidade; estar vigilante e orar sempre.

Todo pecado que o homem comete é fruto do egoísmo que existe naturalmente dentro de todos e, que é combatido buscando um aprimoramento em todos os aspectos da vida espiritual. Em outras palavras, quanto mais domínio próprio você tiver em outras áreas, mais fácil será ter domínio também na sexualidade. O caráter cristão é construído ao longo de uma vida.

Para haver vitória sobre todo pecado, deve haver um esforço humano aliado ao auxílio celestial.

Medite nos seguintes versos e sinta o quanto Deus quer lhe abençoar por meio dos ensinos que deixou na Palavra dEle:

“A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. Os ensinos do SENHOR são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente. O temor ao SENHOR é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade. Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro, até mesmo do que muito ouro fino. São mais doces do que o mel, mais doces até do que o mel mais puro. Senhor, os teus ensinamentos dão sabedoria a mim, teu servo, e eu sou recompensado quando lhes obedeço. Quem pode ver os seus próprios erros? Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber. Livra-me também dos pecados que cometo por vontade própria; não permitas que eles me dominem. Assim serei uma pessoa direita e ficarei livre do grave pecado da desobediência a ti. Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó SENHOR Deus, minha rocha e meu defensor!” (Salmos 19:7-14 NTLH)

Com toda certeza, o homossexualismo é condenado por Deus, mas precisamos ressaltar o mais importante: Deus abomina o pecado, mas ama a humanidade. Ele nos criou e enviou Seu único Filho para morrer por nós, quer sejamos idólatras, feiticeiros, prostitutas, homossexuais, etc...

No mais, o único caminho que podemos indicar, é aquele ensinado por Jesus, e está na Bíblia.

Para meditar, leia:
- Salmos 18:30
- Salmos 37:5
- Provérbios 4:19
- Levíticos 18:22
- I Coríntios 6:9

 
Voltar para Ministério da Familia - Sexualidade
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados