contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Ensino

O Professor de Escola Bíblica

 
 

Professor: o ensino bíblico precisa, para sua eficácia:

1. INTERESSAR: desperte o interesse em seus alunos, leve-os a sentir as emoções das histórias bíblicas, os dramas dos personagens, a beleza do texto, o norte moral dos princípios bíblicos, etc.

2. SER APLICÁVEL: a Bíblia não é apenas um livro histórico, é um livro atual - neste sentido, Jesus contextualizou seu ensino, aplicando-os aos ouvintes através de parábolas, com utilização de elementos de fácil entendimento às pessoas da época. Aplique a teoria à prática, evidencie a diferença que os princípios bíblicos fazem na vida de uma pessoa.

3. SER PERSISTENTE: nem sempre o aluno reterá tudo de uma vez. Não desanime, continue a ensinar as verdades supremas, a oração, a fé, as disciplinas espirituais, os dons, o amor de Deus, a graça, a salvação e outros princípios fundamentais.

4. POTENCIALIZAR: espere o melhor, creia que a transformação ocorrerá nos seus alunos, pois são vidas sendo moldadas pelo melhor e mais sublime livro, escrito por Aquele que nos criou.

5. SER VIVENCIADO: você é o exemplo do que ensina. Sua vida precisa ser irrepreensível, amorosa e dedicada. Se quer isto nos seus alunos, viva desta maneira, dependendo exclusivamente do Espírito Santo, crendo que os princípios bíblicos são perfeitos e aplicáveis à vida moderno.

6. TER PREPARAÇÃO: invista tempo no seu próprio estudo, analise detalhes do texto, ilustre a lição. Pense em como seus alunos possam absorver melhor o conteúdo. Ore. Aplique a lição a si próprio.

 


 

PACTO DE COMPROMISSO DO SERVO DE DEUS

Ó meu Deus, meu Senhor e Amigo, eis-me aqui mais uma vez diante de Ti. Bem sei que Tu esquadrinhas meus mais íntimos pensamentos e lês cada um de meus desejos. Tu conheces minha suprema aspiração, e, neste exato momento, desejo sinceramente fazer um pacto contigo, o qual jamais será violado.

Tu me amaste com um amor perene – mesmo sendo sabedor de toda minha pecaminosidade e de quão infiel e indigno sou. Deste Teu Filho, Jesus Cristo, para morrer por mim, a fim de que meus pecados fossem perdoados, Teu Espírito me dominasse, minha vida fosse empregada a Teu serviço, e para que eu finalmente pudesse ser recebido no Teu reino, no Céu.

Sendo assim desejo consagrar meu tempo, meus talentos, meus recursos, e qualquer prestígio de que eu dispuser, com objetivo de promover os interesses do Seu Reino e trazer o perdido e aquele que se desviou ao conhecimento e à alegria da Tua salvação.

Eu assumo este compromisso reconhecendo que ele acarretará verdadeira tribulação, trabalho árduo e diário e sacrifício constante.

Ó Senhor, o mundo Te despreza, mas eu me glorio em Ti – o mundo Te odeia, mas eu Te amo.

Por Tua causa separo-me mais uma vez do mundo – de seus atrativos, suas amizades, seus modismos, seus pecados – e, neste mesmo instante, prometo que como servo do Senhor, seguir-Te-ei de todo o meu coração. Eu Te obedecerei com toda a minha força, manter-me-ei fiel a Ti com todo o meu amor, e lutarei por Ti cada um de meus dias.

 
Voltar para Ensino e Formação
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados