EDUCAÇÃO
Fundamento essencial para
uma nação cristã
Se
queremos construir uma nação
cristã livre precisamos
estabelecer fundamentos
bíblicos para a Educação,
Governo, Economia e
Política.
O princípio de semeadura e
colheita se aplica para
implantarmos a Verdade de
Deus nas nações. É num
processo gradual, através da
Educação Cristã, que as
sementes são plantadas e
cuidadas, para produzir
frutos em todos os aspectos
da vida: pessoal, social,
político e econômico.
Esta tarefa envolve família,
igreja e escola cristã
comprometidas na educação de
uma geração que esteja
preparada e habilitada para
aplicar princípios bíblicos
em todas as áreas da vida.
Vivemos um momento no Brasil
em que a educação é
reconhecida como prioridade
nacional.
Neste contexto, a educação é
uma questão estratégica
tanto no estabelecimento do
Reino de Deus, quanto no
desenvolvimento de nossa
nação.
É
nosso dever como cristãos
oferecer a esta geração e às
próximas, uma educação
escolar de qualidade,
fundamentada em princípios
bíblicos, preparando-os para
cumprir o propósito de Deus
e exercer responsavelmente
suas vocações na sociedade
EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS
É
um método educacional
cristão que desenvolve o
raciocínio a partir dos
fundamentos bíblicos
identificados em cada
assunto do currículo
escolar.
Esta abordagem educacional
tem demonstrado resultados
no aprimoramento acadêmico e
do caráter dos educandos,
formando cidadãos com uma
cosmovisão bíblica.
Principais diferenciais:
O processo de ensino e
aprendizagem envolve:
pesquisa, raciocínio,
relacionamento, registro/
aplicação;
Caderno de Anotações como
instrumento para registro e
domínio da aprendizagem
pessoal;
Abordagem tutorial que
identifica o estilo de
aprendizagem de cada aluno;
Princípios de caráter
cristão permeiam todo o
processo de ensino e
aprendizagem;
Perspectiva providencial da
História;
Participação integrada da
família.
O QUE
É EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS?
Entendemos educação em seu
sentido amplo como o
processo de transmitir à
próxima geração conhecimento
e valores que a capacitem a
uma participação construtiva
na sociedade. Educar uma
criança é trabalhar em um
projeto de vida, o que
compete primordialmente aos
pais, como responsáveis
diretos pelos resultados.
Conforme apresentada por
Rosalie J. Slater (The
Principle Approach -
F.A.C.E. - Fundation for
American Christian Education,
EUA), que definiu e
estruturou essa abordagem,
Educação por Princípios é
"um método cristão histórico
de raciocínio bíblico, que
faz das verdades da Palavra
de Deus a base de cada
assunto no currículo
escolar".
Baseia-se na aplicação de
quatro passos:
Pesquisar, Raciocinar,
Relacionar e Registrar,
para promover o raciocínio
com padrões cristãos e a
expansão do entendimento".
O
sistema educacional baseado
na Educação por Princípios
integraliza filosofia (o por
quê), currículo (o quê) e
metodologia (o como)
cristãs:
Filosofia:
Centrada na moral cristã,
tendo a Cristo como
fundamento e modelo. Aponta
para quem ou o quê está
governando ou direcionando a
situação, ensinando a pensar
do interno para o externo.
Opõe-se à visão humanista,
relativista, que distorce o
sentido do conhecimento ao
fundamentá-lo no homem, sem
compromisso moral.
Currículo:
Define um contexto de
aprendizagem consistente,
integrando as matérias sob a
perspectiva da soberania de
Deus e Seu propósito na
Criação. É comunicado como
uma experiência viva do
professor para o aluno,
através de seu exemplo e
domínio da matéria. Opõe-se
à apresentação fragmentada e
meramente informativa das
matérias, que não promove no
aluno uma visão integrada e
responsável.
Metodologia:
Desenvolve o raciocínio
criativo, constrói o
conhecimento através da
pesquisa e fundamenta o
aprendizado na aplicação de
princípios bíblicos. Usa
Fichários de Anotações como
exercício de mordomia na
educação, e enfatiza a
aplicabilidade do
conhecimento. O ensino é
visto como um processo
individual, adequado à
necessidade de cada criança.
Opõe-se a métodos
pré-fabricados e
consumistas, que acarretam
dependência do meio
psico-social. |