contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O Reino de Deus chegou - Parte 4

 

Estudo de Célula para Crianças n° 281

Publicado em 03/05/10

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pelo crescimento de sua célula e proponha alvos para as crianças trazerem visitantes na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o seu melhor.

Quebra-Gelo:


Princípio Bíblico: “Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.” (Lucas 13:33)
 

Mensagem: Já vimos que Jesus comparou o Reino de Deus à semente de mostarda, a menor de todas as sementes, mas que, ao crescer, torna-se uma grande árvore frondosa, em cujos galhos os passarinhos vêm se aninhar. Mas Ele também comparou o Reino de Deus ao fermento, que, ao ser colocado na massa, a faz crescer.

Sabe aquele bolo cheiroso, gostoso, macio, que a sua mãe faz? Só é tão macio porque ela coloca na massa um ingrediente muito especial, o fermento. Se ela não colocasse esse ingrediente especial, a massa ficaria dura, pesada, o conhecido bolo solado.

Jesus podia ter comparado o Reino de Deus a muitas outras coisas, mas escolheu coisas pequenas, que parecem insignificantes, sem muito ou nenhum valor. Mas, embora essas coisas pareçam sem valor, elas são de uma importância muito grande. A semente de mostarda, por exemplo, é tão pequena, que, se não prestarmos atenção, não conseguimos ver, mas gera uma árvore enorme, que chama a atenção pelo seu tamanho, e dá sombra e abrigo aos que a encontram.

Jesus escolheu outra coisa muito interessante – o fermento. O fermento é uma substância que, ao ser adicionado a uma massa, seja de pão ou de bolo, faz com que ela cresça e fique macia. Ele é branquinho, não tem cheiro, não precisa ser colocado em grande quantidade, apenas uma pitada. Sem ele, o pãozinho tão gostoso que você come no café da manhã ficaria duro e pesado, assim como o bolinho de trigo também.

O fermento nos ensina algumas lições muito importantes e simples

1. Ele parece fraco, mas não é. Quem olha para a pitada de fermento sendo misturada à massa, não imagina a enorme reação que ele vai promover no meio de todas aquelas outras substâncias que formam a massa. Mas, à medida que o tempo vai passando, o fermento vai provocando algo surpreendente: a massa começa a crescer e a ficar mais macia.

E isso lembra você criança. Tão pequena, que muitos adultos não acreditam que você é capaz de fazer diferença, de trazer grandes mudanças na sua casa, na sua escola e na sociedade. Você pode ate parecer fraca, mas dentro de você há uma forca poderosa. Por isso Jesus disse que o Reino de Deus é das crianças. No Salmo 8:2 está escrito que da boca dos pequeninos sai o perfeito louvor para calar o inimigo e o vingativo.

2. O fermento trabalha calado, quietinho no seu lugar. Não faz escândalo, não grita, mas, quietinho, ele vai fazendo uma grande mudança na massa em que foi colocado. E isso nos chama atenção para o nosso comportamento. Vamos fazer o Reino de Deus crescer sendo assim como o fermento, caladinhos, comportados, e, dessa forma, vamos mostrando às pessoas que o governo absoluto de Deus na nossa vida faz diferença.

Queremos lhe contar um segredo: você chama mais a atenção das pessoas para Deus quando aprende a se comportar bem nos lugares aonde vai. Dê uma olhada no comportamento dos seus colegas. Veja como eles respondem para a professora; como falam de seus pais, como falam palavrão todo tempo; não estudam; são desobedientes e tem vários outros comportamentos feios que você conhece muito bem. O reino que eles vivem não é o Reino de Deus. Mas a sua obediência, seu bom comportamento, sua linguagem santa, fazem com que as pessoas olhem para você de forma diferente. Em pouco tempo você verá que seus colegas começarão a agir de forma diferente perto de você.

Alguns dias atrás, uma garota nos contou de como ficou chocada ao mudar de Escola. Na nova escola os alunos chamam muito palavrão, e isso a incomodava muito. Quando os colegas começaram a observar que ela era diferente, que não falava as mesmas bobagens que eles, nem participava das brincadeiras tolas, ficaram surpresos, e hoje, vários deles já não têm o mesmo comportamento de antes, já não chamam palavrão. Ela se tornou ali, uma pitada de fermento que fez diferença. E o Reino de Deus começou a chegar naquela Escola.

Você também pode ser fermento. Você também pode fazer diferença. Espero que você aceite esse desafio. Ponha a mão no seu coração e diga: – Senhor, por favor, me ajuda a ser fermento. Eu quero fazer o teu Reino crescer.

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Pra. Adriana Lopes - CCI por Princípios

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados