contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Os Ensinamentos de Paulo - Parte 5

 

Estudo de Célula para Crianças n° 258

Publicado em 24/11/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:


Princípio Bíblico: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” (I Coríntios 10:1)
 

Mensagem: Aprendemos com o Apóstolo Paulo, no estudo anterior, duas coisas muito importantes: Que a nossa vida está nas mãos de Deus, que é Ele quem cuida de nós, e que precisamos aprender a ouvir conselhos, não qualquer conselho, mas aquele que vem do Senhor, pois quando não ouvimos, corremos o risco de colocar a nossa própria vida, e de outras pessoas, em risco.

Hoje vamos ver que Paulo foi, e é, modelo de vida para todos nós, pois, depois que teve um encontro verdadeiro com Deus, mudou radicalmente a sua vida, suas atitudes, sua forma de pensar e de falar.

Certa vez, quando Paulo escrevia à Igreja de Corinto, falou a respeito de uma coisa muito séria: o nosso testemunho diante das pessoas. Muita gente diz que crente não pode isso, não pode aquilo. Mas Paulo nos ensina que não é bem assim. Na verdade: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.(I Co 10:23).

O que quer dizer lícito? É tudo o que é permitido, é o que eu posso fazer. Então Paulo diz que eu posso fazer todas as coisas, pois tudo me é lícito. Mas nem tudo é bom para mim, nem tudo me edifica ou me ajuda a crescer de forma saudável e próspera.

Vamos ver alguns exemplos simples: Eu posso ir ao cinema ou ligar a televisão e assistir qualquer filme, mas nem todos vão fazer bem para a minha alma, ou vão me ensinar coisas boas, não é mesmo? Os filmes de terror, que agora estão tão em moda, com vampiros, lobisomens, e mocinhas bonitinhas, como o Lua Nova, que está estreando esses dias (e que tem muito crente doido pra assistir!) têm alguma coisa boa para nos ensinar? Os seriados de terror, que enchem a tela da televisão, na nossa casa, ou as novelas, cheias de cenas indecentes ou exemplos de rebeldia, trazem algum benefício para nós? Preste atenção em uma coisa, que é muito simples, mas nós não ligamos muito: Tudo o que entra através dos nossos olhos ou ouvidos fica guardado na nossa mente. E aí, nós podemos entender aonde nascem os pesadelos, ok?

As bebidas alcoólicas, o cigarro, as revistas indecentes, os jogos de violência ou de terror, estão em todos os lugares e todo mundo pode comprar, inclusive nós. Mas o que essas coisas vão me trazer de bom? Vão me edificar em alguma coisa? Não! Então eu não devo, de forma nenhuma, comprá-las, certo?

E por que Paulo estava falando sobre essas coisas? Para ensinar a importância que existe no comportamento da Igreja para a vida das pessoas que nos olham. É isso mesmo! Somos modelo para as pessoas que estão ao nosso redor. O que é um modelo? É algo ou alguém que deve ser imitado, é um exemplo. Você tem sido um bom exemplo? Você tem sido modelo de quê ou do quê?

Agora pegou, não foi mesmo?

Paulo diz que nós devemos ter cuidado com o nosso comportamento, de modo a não escandalizar ninguém, sempre procurando andar de forma a fazer o bem a todos, abençoar a todos, não se importando com a nossa própria vontade, para que muitas pessoas, pelo nosso exemplo, possam ser salvas.

UAU!! Nosso comportamento pode levar vidas a conhecer a Jesus!! Isso é tremendo! Mas também pode afastar muita gente de Jesus, se não nos comportarmos da forma correta, e isso é terrível.

Você está entendendo? Você pode compreender o quanto a sua vida, mesmo sendo criança, pode abençoar a vida de outras pessoas, mesmo se forem adultas?

Um modelo é para ser imitado. E o apóstolo Paulo diz: Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.(I Co 11:1)

Você é imitador de quem? Quem é o seu modelo?

Tem meninas que se penteiam, se vestem, falam, como a Hannah Montana, mas como é a vida dela? Ela é real? Não! É apenas uma personagem da televisão. Tem meninos que sonham ser como alguns artistas do cinema, da televisão, e enchem o cabelo de gel, falam da mesma forma. Mas quem são eles? Que tipo de vidas eles têm?

Eu posso fazer todas as coisas, mas nem todas elas são boas para a minha vida ou para a vida das pessoas que estão ao meu redor. Quem deve ser o meu modelo?

Isso mesmo: JESUS. Assim como Paulo era imitador dEle, nós também devemos ser. Precisamos aprender a ver como Ele, sentir como Ele, falar como Ele, para depois podermos dizer às pessoas: Hei!! Olhem para mim, me imitem, pois eu sou imitador de Jesus. E, para isso, todas as vezes que formos fazer ou falar alguma coisa, vamos pensar em algo muito simples: Será que Jesus faria isso? Será que Ele falaria dessa forma? Será que Ele assistiria esse filme? Será que Ele andaria com esses meus colegas, ouviria as suas piadas, ouviria as mesmas músicas ou teria as mesmas conversas? Se o Espírito Santo, que habita dentro de você, gritar: NÃO!!, então, não faça, mude de atitude, pois você pode causar uma má impressão com o seu comportamento, diante das pessoas.

Todos nós temos a capacidade de dizer NÃO àquilo que não vem de Deus e de dizer SIM a Sua boa, perfeita e agradável vontade. É você quem decide.

E então? Vamos ser imitadores de Jesus?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados