contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Os Ensinamentos de Paulo - Parte 1

 

Estudo de Célula para Crianças n° 254

Publicado em 26/10/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.” Atos 9:3-5
 

Mensagem: Certamente você já ouviu falar muito no Apóstolo Paulo e já leu algumas coisas que ele escreveu e que ficaram registradas na Bíblia, como, por exemplo, a carta a Timóteo ou aos Coríntios. Mas, o que você sabe sobre quem ele era e como ele conheceu a Jesus?

Nesses dias, iremos conhecer um pouco sobre esse homem e aprender um pouco daquilo que ele ensinou por tantos lugares, e fez com que o Reino de Deus pudesse chegar a tantos lugares.

E vamos começar conhecendo um pouco da história de Paulo, que se chamava Saulo. Você já notou que, quando Deus entra na vida de algumas pessoas, a mudança que Ele traz é tão grande que até mesmo o nome delas é mudado? Lembra de Abrão, que se tornou Abraão? E de Sarai, que passou a ser Sara? E de Jacó, que passou a ser Israel? Pois é! Saulo também teve sua vida mudada e se transformou em Paulo, o Apóstolo.

Saulo era da cidade de Tarso e de ascendência judia. E, como descendente de judeus, deve ter frequentado a escola da sinagoga. Na cultura hebraica, o menino começava a ler as Escrituras com apenas cinco anos de idade. E assim, ele se aprofundou na história, nos costumes, nas Escrituras e na língua do seu povo. Aos treze anos, ele devia assumir responsabilidade pessoal pela obediência a essa Lei, pois esse era o costume. Depois, ainda muito jovem, estudou com Gamaliel, grande mestre e doutor da lei. E, como era costume também, aprendeu um ofício ou uma profissão, o que, mais tarde, o ajudou a ensinar sem tornar-se pesado para o povo. Paulo escolheu uma indústria típica de Tarso, fabricar tendas de tecido de pelo de cabra. Sua perícia nessa profissão proporcionou-lhe mais tarde uma grande ajuda em sua obra missionária.

Essas são algumas das poucas informações que se tem sobre a história de Saulo. Depois disso, não encontramos nenhuma informação se ele conheceu Jesus, se teve algum contato com Ele. O que sabemos é que ele se tornou um perseguidor dos judeus que seguiam os ensinamentos de Jesus.

Vamos encontrar Saulo, pela primeira vez na Bíblia, em um momento de muita agonia, quando Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, cheio de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo, como está escrito em Atos 6:5, 8. Mas Estevão foi levado para ser apedrejado por uma multidão furiosa, porque pregava sobre Jesus (Atos 7). O que Saulo fazia ali? Talvez estivesse só olhando, mas a Bíblia diz, no versículo 58, que as pessoas colocaram suas capas aos seus pés, para poderem apedrejar a Estevão.

Depois desse fato tão terrível, uma grande perseguição veio contra a Igreja daquela época. Todos os que pregavam a Jesus eram perseguidos e o versículo 3 de Atos 8 diz: “E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão”.

Isso tudo não era suficiente para Saulo. Em Atos 9:1 diz: “E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.”

Então, no caminho para a cidade de Damasco, na perseguição aos cristos, Saulo teve uma experiência única e incomparável. Veja o que está escrito em Atos 9, a partir do versículo 3: “... indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.”

Para o Senhor, não existe ninguém que seja tão ruim ou tão mau, que Ele não possa transformar. O mesmo Jesus, a quem Saulo perseguia, o encontrou no meio do caminho e cegou seus olhos, para que ele pudesse parar e conhecê-lO, afinal, Saulo era contrário aos Seus princípios, sem nem ao menos conhecê-lO.

Às vezes, nós parecemos um pouco com Saulo. Dizemos que algo é ruim sem nem ao menos experimentar, não é verdade? Basta olharmos uma comida, principalmente se for verdura, legume ou suco, e já dizemos que não gostamos.

Saulo, então, ficou por 3 dias sem ver, sem comer e sem beber, até que um homem chamado Ananias foi até ele, enviado por Jesus, mesmo com muito receio, pois já havia ouvido falar muito sobre o que Saulo fazia com os que invocavam o Seu nome. Chegando ali, impôs as mãos sobre seus olhos e algo parecido com escamas caiu e, então, ele pôde ver.

Depois de ser batizado, e depois de um curto período com a Igreja de lá, Saulo começou a proclamar a Cristo ressuscitado. Que mudança radical, hein? Ele passou de perseguidor a advogado do Evangelho das Boas Novas e depois a mestre! Que encontro poderoso!

O que aconteceu depois? Vamos ver no próximo estudo. Prepare-se e leia o livro de Atos dos Apóstolos para ficar por dentro, amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados