contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Jesus, meu modelo - Parte 3

 

Estudo de Célula para Crianças n° 221

Publicado em 02/02/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça diante de Deus e dos homens.” Lucas 2:52

Mensagem:
Temos aprendido que Jesus foi criança como você, e que cresceu como você, tendo que aprender todas as coisas normais a qualquer ser humano na terra: falar, andar, correr, ler, escrever etc.

Mas a educação de Jesus foi muito diferente da nossa. Para os judeus, principalmente naquela época, o importante não era a matemática ou a ciência. A base do ensino eram os princípios do Senhor. O importante para a família é que a criança aprendesse a se relacionar com Deus, conhecesse a Sua Palavra e vivesse por ela.

Muito diferente do que ensinam na sua casa, não é verdade? Infelizmente, hoje, o importante é saber ler e escrever corretamente, fazer cálculos matemáticos, conhecer a História e a Geografia, falar inglês etc. A Palavra de Deus não é ensinada e Jesus, algumas vezes, é motivo de piada.

Bem, mas estamos aprendendo a olhar para Jesus como nosso modelo, certo? Então, vamos aprender com Ele! No tempo de Jesus, não tinha televisão, nem cinema, nem livros, nem jogos de vídeo-game, nem celular, nem i-pod... Por isso, a informação era limitada ao que os pais, os rabinos, os sacerdotes, os professores ensinavam. Hoje é bem diferente.

Recebemos informação de todos os lados. Quer ver? Quando você está indo para a Escola, para Igreja, para qualquer lugar, em todas as ruas encontramos placas, cartazes, outdoors, ouvimos os carros de som que passam gritando em alto volume ao nosso lado, ligamos o rádio do carro, vemos as manchetes nos jornais que estão sendo vendidos nas esquinas etc. Quando chegamos em casa, ligamos imediatamente a televisão, o computador ou o aparelho de som.

Tudo isso derrama na nossa mente uma montanha de informações, algumas boas e outras más, que formam o conhecimento que está guardado na nossa mente. Em Romanos 12:2, diz que: ”E não vos conformeis com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

O Senhor nos alerta que não podemos deixar a nossa mente, o nosso entendimento ser moldado pelas informações, pelo conhecimento do mundo, mas pela Palavra de Deus. E a Palavra fala de uma coisa que é abominável ao Senhor, mas está sendo usada pelo inferno, pelo mundo, como algo muito interessante, bacana, legal: a feitiçaria, a bruxaria, a magia.

Em vários textos, da Palavra (II Crônicas 33:6; Isaías 47:12; Miquéias 5:12; Naum 4:4; Gálatas 5:20; Levítico 20:6; II Reis 23:24; Apocalipse 21:8; 22:15) o Senhor condena todo tipo de feitiçaria, de adivinhação, de mágica, mas o inimigo vem trabalhando, nos últimos tempos, para apresentar essas coisas como se fosse brincadeira, uma coisa divertida, que não faz mal nenhum.

Vamos lembrar, de forma rápida, alguns exemplos de feitiçaria, bruxaria, que entram na nossa casa sem nós percebermos: desenhos animados, como, por exemplo, AVATAR, DRAGON-BALL Z, ou novelas: OS MUTANTES; ou séries de TV, como HEROES, SUPERNATURAL, SAMANTHA; e tantos outros que você conhece e, talvez, ache tão legal, não vê nada de errado com eles. É só desenho! É só fantasia!

Quero lhe falar, também, de alguns livros e filmes, que mostram vampiros e lobisomens de forma divertida, simpática, romântica, como O CREPÚSCULO, LUA NOVA, ECLIPSE. Você já ouviu dizer que Satanás se apresenta como anjo de luz? O que isso quer dizer? Que ele se apresenta diante de nós como uma coisa bonita, alegre, divertida, legal, que parece que “não tem nada a ver”. É assim que ele vai nos enchendo de conhecimento errado, colocando na nossa mente que o terror, a violência, a bruxaria são coisas normais, e que as coisas de Deus, os princípios de Deus, é que são tolice.

Jesus crescia em sabedoria porque o conhecimento que Ele recebia era bom, era correto, estava dentro dos princípios de Deus.

Pense um pouco: Você acha que os conhecimentos que você tem recebido têm lhe trazido sabedoria? Eles são bons para o seu crescimento? Eles têm ajudado você a conhecer mais a Deus?

Vamos fazer uma comparação rápida: Quanto tempo você passa assistindo televisão? E jogando vídeo-game? E conversando com os colegas ou brincando? E na Escola?

E quanto tempo você passa com o Senhor, lendo a Bíblia, orando, ou lendo algum livro ou assistindo um filme ou um clip que falem das coisas lindas de Deus?

Se você for sincero, verá que maior parte do seu tempo é gasto em conhecimento que não o faz crescer com Deus. Vamos mudar isso? Antes de assistir alguma coisa, ou de ouvir, ou de brincar, pergunte primeiro a si mesmo se Jesus faria aquilo. Assim, você andará conforme o seu modelo maior: JESUS!

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados