contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Um menino desconhecido e o milagre conhecido

 

Estudo de Célula para Crianças n° 171

Publicado em 28/01/08

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “Está aí um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas o que é isso para tanta gente?” (João 6:9)

Mensagem: O rei Josias decidiu servir a Deus, andar nos princípios da Palavra, e com isso mudou a vida do seu povo. O seu nome foi escrito na história de Israel, a sua vida marcou, para sempre, o seu povo, e ele sempre será lembrado como um rei que fez o que era reto aos olhos do Senhor. Você já pensou que a sua vida pode ter a mesma importância hoje na história do nosso Brasil?

Você não precisa ser rei para fazer coisas importantes, nem governador ou presidente, nem mesmo adulto. Basta que você tenha um coração disposto para Deus. Lembra daquele menino que conseguiu salvar sua mãe, que estava sendo agredida por um bandido, e da menina que foi capaz de dar seu agasalho para uma criança que estava com frio, embora ela mesma tivesse que voltar para casa no frio? E o garotinho que enfrentou um incêndio para salvar um bebê? Eles não são reis, nem têm nenhum cargo importante, não são ricos, nem são adultos. São apenas crianças, mas acreditaram que podiam fazer algo especial.

Um menino que ninguém sabe o nome, nem quem são seus pais, também se deixou usar por Deus de forma especial. Vamos conhecê-lo?

Em João 6:1 a 15, vemos um grande milagre de Jesus. Milhares de pessoas foram ao deserto para ouvir os ensinamentos de Jesus. O desejo de ouvir Jesus era tão grande, que aquela multidão esqueceu que, no deserto, não há comida, e não levaram provisão. Já era tarde, e Jesus, preocupado com a fome da multidão, disse a Felipe, Seu discípulo: “Onde compraremos pão para esse povo comer?”. Na verdade, Jesus sabia o que ia fazer, mas queria ver como Seus discípulos reagiriam. Se fosse você, qual seria a sua resposta? Olhando aquele enorme deserto, talvez você respondesse igual a Felipe: Jesus, nem duzentos reais (denários – a moeda da época) seriam suficientes para que cada uma dessas pessoas recebesse um pedaço de pão.

E agora? Jesus não mandaria a multidão embora sem lhes dar o que comer, porque Ele é o Bom Pastor, que cuida das Suas ovelhas e não permite que nada lhes falte. Então, de repente, outro discípulo chamado André, irmão de Simão Pedro, diz: Está aqui um menino com cindo pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isso para tanta gente?

Faça um exercício com a sua imaginação: feche seus olhos e pense em uma grande multidão faminta e um cesto com cinco pães e dois pequenos peixes. Seriam suficientes para alimentá-los? Certamente que não! Essa foi a visão de André. Mas Jesus viu diferente. Mandou que todos sentassem, tomou os pães, agradeceu ao Senhor e repartiu entre eles. E, veja só, a Bíblia diz que todos receberam o suficiente para comer. A mesma coisa fez com os peixes, de maneira que todos comeram a ponto de sobrar. Jesus então mandou que os discípulos juntassem as sobras e, para surpresa de todos, eles juntaram 12 cestos.

Aquele menino, quando saiu de sua casa, jamais imaginou que ia fazer parte de um milagre. Provavelmente, quando arrumou seu cestinho com os pães e os peixes, deve ter pensado: Vou levar um lanche, pois não quero perder um minuto das palavras de Jesus saindo atrás de alimento. E, quando lhe pediram seu pequeno lanche, ele poderia ter dito: Não! Este é meu. Quem quiser que vá atrás do seu. Ou então: Está bem. Mas vou tirar um pão para mim, pois pode não sobrar e eu vou ficar com fome. Mas aquele menino não pensou duas vezes em entregar tudo o que tinha nas mãos de Jesus.

O menino desconhecido ajudou a alimentar uma multidão. Será que algum dia seus pais tinham pensado no quanto seu filho seria importante? O que será que eles pensaram quando o viram sair de casa com seu pequeno cesto para ouvir Jesus? Talvez eles tenham pensado como muitos adultos hoje em dia, que acham que as crianças não têm muito entendimento para compreender, para receber a Palavra de Deus. ‘Perda de tempo’, dizem alguns. ‘Criança só dá trabalho’, dizem outros. Quando eles crescerem e tiverem entendimento, eu ensino, é o pensamento de outros tantos.

Para Jesus não tem idade, não tem tamanho, tem coração disposto. A Bíblia não fala a idade do menino, mas, independente da sua idade, ele se deixou usar por Deus. E você? Quer entregar a Jesus tudo o que você tem e ajudar a alimentar uma grande multidão chamada Brasil com a Palavra de Deus? Quer se deixar usar por Ele?

Dê tudo o que você tem para Jesus. Dê tudo: seu coração, sua mente, sua vida, sua casa, seu tempo, e você estará ajudando a alimentar uma multidão. Agindo assim Em 2008, o Brasil será outro!

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados