contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

A verdade sobre o Natal

 

Estudo de Célula para Crianças n° 166

Publicado em 24/12/07

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “Assim diz o Senhor: Não aprendais os caminhos dos gentios (pagãos)… Porque os costumes dos povos são vaidade… “(Jeremias 10:2,3)

Mensagem: Todos os anos é a mesma coisa. Quando vai-se aproximando Dezembro as lojas, as casas, começam a se preparar para o Natal. Todos dizem a mesma coisa: É a festa do nascimento de Jesus! Mas o Natal é, realmente, a celebração do nascimento de Jesus? Ele nasceu mesmo nessa data? Os Apóstolos que conheceram o Senhor Jesus e foram pessoalmente instruídos por Ele, celebraram Seu aniversário em 25 de Dezembro?

Se o Natal é a festa mais importante do Cristianismo, porque tantas pessoas que não são cristãs a comemoram? E os enfeites de Natal, a árvore, as guirlandas, as luzes, o que querem dizer? Papai Noel existe? De onde ele veio? Você já parou para pensar nessas coisas? Vamos prender de onde veio o Natal. Com certeza, Jesus não nasceu em 25 de Dezembro, afirmamos isso pela Palavra. "Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam os seus rebanhos, durante as vigílias da noite.” (Lucas 2:8)

Dezembro é tempo de inverno. Costuma chover e nevar na região da Palestina, conseqüentemente, os Pastores não poderiam permanecer ao ar livre nos campos durante as vigílias da noite, pois as primeiras chuvas costumam chegar em Outubro e Novembro. Durante o inverno os Pastores recolhem e guardam as ovelhas no aprisco, só guardam as ovelhas ao ar livre durante o verão!

Por tudo isso, com certeza, Jesus não nasceu em 25 de Dezembro, quando nenhum rebanho estava no campo! A data exata do nascimento de Jesus é inteiramente desconhecida. O mais plausível é que tenha sido no começo do outono, provavelmente em Setembro.

A festa de Natal não estava incluída entre as primeiras festas da Igreja. Conforme várias Enciclopédias, a festa teve origem para celebrar o dia do nascimento do deus sol. Era comemorada com muita bebida e comida. A origem da árvore de Natal vem da antiga Babilônia, de Ninrode, neto de Cão, filho de Noé. Ninrode se afastou de Deus e enveredou pelo caminho do pecado. Era tão perverso que casou com a própria mãe, Semírames!

Após a morte de Ninrode, a mãe-esposa espalhou a doutrina maligna da sobrevivência dele como um ente espiritual. Dizia que um grande pinheiro havia crescido da noite para o dia, de um pedaço de árvore morta, e simbolizava o desabrochar da morte de Ninrode para uma nova vida. Todo ano, no dia do aniversário de Ninrode, ela visitava a árvore e deixava presentes nela.

E o velho Noel? Não é tão bondoso e santo quanto muitos pensam! Seu nome “Papai Noel” está associado ao nome de “São Nicolau”, um Bispo romano que viveu no século V. Na Enciclopédia Britânica, vol.19, páginas 648,649, 11ª edição inglesa, consta o seguinte: “São Nicolau, Bispo de Mira, santo venerado pelos gregos e latinos, no dia 6 de Dezembro… A lenda de suas dádivas oferecidas às escondidas, de dotes, às três filhas de um cidadão empobrecido…”

No dia de São Nicolau, 6 de Dezembro, por causa da prática de dar presentes às escondidas, surgiu o famoso amigo oculto, hoje realizado em 25 de Dezembro, Natal. Exatamente como fazia Saint Klaus, o velho Noel! Daí surgiu a tradição de colocar presentes às escondidas junto às árvores de Natal!

E as guirlandas, o que significam? Significam um adorno de chamamento, são porta de entrada de deuses. Em geral, são colocadas na porta, como sinal de boas vindas! A maior parte dos deuses pagãos do Egito aparece sempre com a guirlanda na cabeça! A Bíblia não faz menção do uso de guirlanda no nascimento de Jesus. A única guirlanda, na Bíblia, foi feita por Roma para colocar na cabeça de Jesus, no dia de Sua morte, a guirlanda de espinhos, símbolo de escárnio!

Você já viu quanta mentira? Você gosta de ser enganado? Então está na hora de não aceitar mais que enganem as crianças com Noel ou com um Natal de mentira. Jesus não precisa se esconder para lhe abençoar, nem está interessado em uma festa que não é feita para Ele. Ele não é o deus sol, mas o Filho do Deus Todo Poderoso que criou não só o sol, mas tudo o que existe no Universo, inclusive você.

Vamos festejar sim, mas as maravilhas do nosso Deus verdadeiro, amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados