contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O rosto de Moisés resplandece

 

Estudo de Célula para Crianças n° 147

Publicado em 06/08/07

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra Gelo:

Princípio Bíblico: “Quando Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas do testemunho, Moisés não sabia que a pele do seu rosto brilhava, por Deus ter falado com ele.” (Êxodo 34:29)

Mensagem: Moisés era amigo de Deus. O Senhor falava com ele face a face, assim como você conversa com seus amigos. Moisés passava dias e dias na presença do Senhor. Na primeira vez que ele subiu ao monte, para estar com o Senhor, passou 40 dias e 40 noites. Demorou tanto tempo no monte, que o povo ficou com medo que tivesse morrido e foram atrás de Arão para que lhes fizesse um bezerro de ouro, lembra?

Quando Moisés viu o povo adorando o bezerro de ouro, ficou tão irado que quebrou as duas tábuas que o Senhor tinha lhe dado com os mandamentos. O Senhor, então, chamou Moisés e lhe mandou que preparasse duas outras tábuas de pedra, como as primeiras, e subisse ao monte. Assim Moisés fez. Subiu ao Monte com as pedras e a presença do Senhor veio sobre aquele lugar em uma nuvem.

Ali o Senhor fez uma aliança com Seu amigo Moisés. Veja só que palavra tremenda: “Então disse o Senhor: Eis que eu faço um pacto; farei diante de todo o teu povo maravilhas quais nunca foram feitas em toda a terra, nem dentro de nação alguma; e todo este povo, no meio do qual estás, verá a obra do Senhor; porque coisa terrível é o que faço contigo.” (Ex 34:10)

Qual foi a aliança? Que Ele faria maravilhas diante do povo, coisas que nunca ninguém jamais viu. Mas uma aliança precisa de duas partes para que seja feita. A outra parte era o povo, que tinha a sua responsabilidade nesse pacto. Qual era? Isso mesmo, que o povo obedecesse aos mandamentos que o Senhor lhes dera.

Novamente Moisés passou quarenta dias e quarenta noites na presença do Senhor, e a Bíblia diz que ele não comeu pão e nem bebeu água (v.28). Após esse tempo, e com as novas tábuas, com os mandamentos escritos, nas mãos, retornou ao povo. Mas dessa vez havia algo diferente: a pele do seu rosto brilhava. E por que brilhava? Porque o Senhor havia falado com ele (v29). Arão e todo o povo de Israel tiveram medo de se aproximar dele, mas Moisés os chamou e lhes falou tudo o que o Senhor lhe havia dito. Depois disso, colocou um véu sobre o rosto.

Vamos parar aqui um pouquinho e pensar porque o rosto de Moisés brilhava, a ponto de causar medo naqueles que estavam perto dele. A Bíblia diz que era porque o Senhor havia falado com ele. Isso nos faz pensar que a presença de Deus na vida de Moisés o fazia diferente dos outros.

Então, vamos raciocinar um pouco: Isso significa que, quando as pessoas buscam estar na presença de Deus, algo diferente acontece na vida delas. Assim como a pele de Moisés denunciava que ele estivera na presença do Senhor, em nós, hoje, também, a presença de Deus em nossas vidas pode nos tornar diferente dos outros, e as pessoas podem ver, também em nós, um brilho diferente.

Você sabe o que aconteceu com Moisés, a partir daquela experiência? Veja só: Mas, entrando Moisés perante o Senhor, para falar com ele, tirava o véu até sair; e saindo, dizia aos filhos de Israel o que lhe era ordenado. Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que a pele do seu rosto resplandecia; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com Deus. (v.34 e 35)

Todas as vezes que Moisés ia à presença do Senhor, seu rosto resplandecia, e ele tinha instruções para dar ao seu povo.

Como podemos aplicar isso na nossa vida, também?

O Senhor está sempre esperando que nós busquemos a Sua presença. Quando mergulhamos n'Ele, buscamos ouvir a Sua palavra, nos deixamos guiar pelo Espírito, é certo que algo diferente acontecerá, brilharemos com o brilho da santidade, e, certamente, todos verão isso, e, sendo guiados pelo Senhor, teremos uma palavra de vida e de instrução para dar a todos que estiverem ao nosso redor.

Em Moisés, a presença do Senhor ressaltava em seu rosto brilhante. E em nós? Em nós é o brilho da santidade de Jesus, pois afinal Ele é a Estrela da Manhã que faz resplandecer em nós a glória de Deus.

Que tal? Quer receber esse brilho sobre você? Busque a presença de Yeshua e resplandeça a glória do Senhor, amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados