contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Moisés, o Libertador - parte 1

 

Estudo de Célula para Crianças n° 134

Publicado em 16/04/07

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos: Adorem a Deus com alegria e danças.

Quebra Gelo: Acabamos de celebrar Páscoa e vimos que essa Festa celebra a saída dos hebreus do Egito. Você lembra como foi que o povo de Deus entrou no Egito? Lembra de José, filho de Jacó, que foi vendido por seus irmãos aos egípcios, foi preso, interpretou sonhos e foi colocado no posto de governador do Egito pelo rei? Lembra, ainda, que houve uma grande fome e José levou toda a sua família para morar com ele no Egito?
Muito bem! Você aprendeu direitinho a lição. O que aconteceu depois?

Principio Bíblico: "Disse ainda o Senhor: Certamente vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento, por isso desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel.... Vem, agora, e Eu te enviarei a Faraó para que tires o Meu povo, os filhos de Israel, do Egito." (Exodo 3:7,8 e 10)

Mensagem: Vejamos! Jacó, seus filhos e toda a família foram morar com José no Egito e, ali, eles se multiplicaram. Trabalharam muito e cresceram espantosamente. O rei, que havia conduzido José ao governo, morreu, assim como José (Gn 50:26), e o rei que veio após ele não conhecia José nem a sua história (Ex 1). Ao ver o crescimento enorme dos hebreus, começou a ficar preocupado e passou a procurar meios de diminuir o crescimento do povo.

Primeiro, mandou que lhes aumentassem a carga de trabalho. Depois, vendo que isso não dava resultado, que eles continuavam a crescer e a se multiplicar, mandou que as parteiras (as mulheres que ajudavam as hebréias a terem seus filhos) matassem todos os meninos que nascessem e deixassem vivas apenas as meninas. Assim, ele achava que poderia controlar o crescimento daquele povo. Mas as parteiras não obedeceram a ordem do rei, e deixavam os meninos viverem. O rei mandou, então, que jogassem ao rio todos os meninos hebreus.

Mas uma mulher, chamada Joquebede, teve um filho e o escondeu por algum tempo. Vendo que não seria mais possível mantê-lo escondido, certo dia colocou-o em um cesto e o colocou no rio. A irmã do menino ficou de longe para ver o que iria acontecer.

O cestinho desceu o rio e foi parar próximo ao lugar onde a filha do Faraó tomava banho. Ao ver o bebê, decidiu ficar com ele. A irmã do menino, que estava acompanhando o cesto, disse que tinha uma mulher que poderia tomar conta da criança para a princesa, e assim aconteceu.

A esse menino foi dado o nome de Moisés. O garoto cresceu e foi educado pelos egípcios, mas um dia descobriu a sua verdadeira história, e, ao ver um egípcio maltratando um hebreu, irou-se profundamente e o matou. No dia seguinte, ao ver dois hebreus brigando, tentou conversar com eles, mas foi confrontado pela morte do egípcio. Sem saber o que fazer, Moisés fugiu para o deserto.

Moisés viveu muito tempo no deserto. Ali casou com Zípora e teve filhos. Enquanto isso, o Faraó do Egito morreu e o povo hebreu continuava a sofrer nas mãos dos egípcios.

Certo dia, Moisés estava pastoreando seu rebanho, quando viu algo muito interessante: um arbusto que parecia pegar fogo, mas não se queimava. Ao aproximar-se, ouviu o Senhor falar-lhe: "Moisés, Moisés. Tira a sandália dos teus pés, pois este lugar em que pisas é santo. Tenho visto a aflição do meu povo no Egito e quero levá-los a uma terra que mana leite e mel. Vem agora, e eu te enviarei para que tires o meu povo do Egito" (Ex 3)

Qual você acha que foi a reação de Moisés? Na hora ele disse: Mas Senhor, eu não posso; eu nem consigo falar direito.

Você acha que Deus desistiu de Moisés por causa disso? Deus nunca desiste de nós. Não desistiu do plano que tinha para Moisés e nem vai desistir dos planos que Ele tem para a sua vida.

Aguarde. No próximo estudo veremos o que aconteceu. Espero você!

Oferta:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados