contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O Homem que teve um encontro com Deus

 

Estudo de Célula para Crianças n° 131

Publicado em 19/03/07

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos: Adorem a Deus com alegria e danças.

Quebra Gelo:

Principio Bíblico: Já não te chamarás mais Jacó, mas Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste". Gênesis 32:28

Mensagem: Conhecemos a história de dois irmãos muito diferentes: Esaú e Jacó, filhos de Isaque. Jacó havia enganado seu pai e recebido a bênção de Esaú. O primogênito Esaú, irado, havia ameaçado seu irmão de morte, por isso Jacó fugiu para Padã-Arã, terra de sua mãe Rebeca.

Quando Jacó estava indo para Padã-Arã chegou a um lugar onde passou a noite. Tomou uma pedra como travesseiro e deitou-se. Sonhou com uma escada que subia do céu e os anjos de Deus subiam e desciam.

O Senhor estava em cima e falava com ele, fazendo-lhe uma promessa: aquela terra seria dada a ele e a sua descendência, repetindo a promessa feita a de uma descendência numerosa e que nela seriam benditas todas as famílias da terra (Gn 28:13-15).

Ao acordar, Jacó percebeu a presença de Deus naquele lugar, levantou um altar ao Senhor e chamou aquele lugar de Betel. Ali, Jacó fez um voto dizendo que se o Senhor fosse com ele, o guardasse e o sustentasse, daria de tudo que o Senhor lhe desse, o dízimo de tudo (Gn 28:18-22).

Essa foi a primeira experiência que Jacó teve com Deus.

Seguiu então sua viagem e chegou ao poço de Harã. Ali, enquanto conversava com os pastores, perguntando se conheciam seu tio Labão, avistou Raquel, filha de seu tio Labão, apresentando-se como filho de Rebeca, irmã de seu pai.

Raquel o levou a sua família e Jacó passou a viver ali. Jacó amou Raquel e trabalhou 7 anos para casar-se com ela. Mas, no dia do casamento, Labão o enganou. Ao invés de dar-lhe Raquel, deu-lhe Lia, a irmã mais velha, que tinha um defeito nos olhos.

Lembra que Jacó enganou seu irmão? Da mesma forma foi enganado. Vemos aqui o princípio de semear e colher.

Para ter Raquel, Jacó trabalhou mais 7 anos e teve muitos filhos com Leia, sua serva e a serva de Raquel, mas Raquel era estéril. Um dia, o Senhor abençoou Raquel e ela teve um filho. Jacó teve, com suas esposas, 12 filhos, que se tornaram as 12 tribos de Israel.

Certo dia, entendeu que era hora de voltar para sua casa. Mas Labão mudava constantemente seu salário: uma hora eram ovelhas malhadas, outra hora, listradas. Até que um dia Jacó fugiu com suas mulheres, seus filhos, seus filhos e tudo o que conseguiram ganhar até ali.

Só tinha um problema: Esaú. Será que a raiva do irmão ainda era tão grande? Jacó, então, mandou mensageiros a sua frente para agradar seu irmão, separou suas mulheres e filhos em dois grupos e ficou sozinho.

Apareceu-lhe um homem que lutou com ele a noite inteira até a manhã, mas não o venceu. Jacó perguntou quem era, mas não obteve resposta. Mas houve algo importante. Jacó teve o nome mudado por aquele homem. Deixou de ser mentiroso, enganador e passou a ser Israel, aquele que caminha para Deus.
Quem tem um encontro com Deus tem mudança de vida. Quer experimentar? Então tenha essa experiência única de ser transformado e eu sei que nada e nem ninguém vai impedir você de conquistar.

Oferta:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados