contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Jesus, meu amigo fiel... quando me afasto dos caminhos do Senhor

 

Estudo de Célula para Crianças n° 025

Publicado em 30/08/04

 

Recepção: Recepcionar as crianças com alegria, conheça os visitantes. Pergunte como foi a semana que elas tiveram. Ore e abençoe cada criança, suas famílias e os que faltaram. Durante a oração da cadeira vazia peça que cada um cite o nome de um amigo que irá convidar para ocupar este lugar na próxima semana.

Louvor: cante e louve a Deus com cânticos alegres.

Oferta: Ml 3:10. Leia o texto e comente com as crianças sobre esta ordenança do Senhor.

 

Quebra gelo: Brincadeira do Labirinto (em papel imprimir um joguinho de achar o caminho correto e distribuir aos presentes) Regra: Não pode apagar, se errar tem que voltar a achar o caminho certo - (sugestão: vocês terão o tempo da música para resolver o labirinto - “Ó Deus” nº 18 Crianças Diante do Trono) Comente, rapidamente, em seguida sobre como é errar e ter que voltar, 

 

Introdução: O que acontece quando saímos do caminho no qual devemos andar? Você alguma vez já saiu para ir a algum lugar e acabou se perdendo? Pegou o ônibus errado e não sabia onde estava e se sentiu perdido? Eu já. E a única coisa que queremos é encontrar alguém conhecido, que nos ajude, que nos leve de volta para casa, não é verdade? (promova uma conversa)
 
Mensagem Bíblica Dinâmica: Muitas vezes saímos dos caminhos do Senhor, deixamos de andar nos Seus princípios e ficamos perdidos no mundo, longe do Pai. Jesus nos deu alguns exemplos sobre isso, além de nos ensinar que, mesmo que estejamos longe d'Ele, Ele nunca nos deixa só, Ele é o nosso amigo fiel, e tudo fará, moverá céus e terra para nos trazer de volta.


ATIVIDADE: Vamos nos dividir em 2 grupos, cada grupo receberá uma passagem da Bíblia. Vocês deverão usar uma maneira criativa de mostrar esta história, para isso terão 10 minutos para ensaiar um teatrinho, uma música, desenhar, fazer cartaz ou outra maneira.

 

Dê uma passagem desta para cada grupo:
Em Mateus 18:10-14, Ele fala de um homem que estava no campo com suas 100 ovelhas, quando percebeu que uma havia se perdido no meio do caminho. Ele deixou as 99 que estavam com ele e voltou para procurar aquela ovelhinha desgarrada. Ao encontrá-la, colocou-a sobre seus ombros, cheio de alegria, e ao chegar em casa, chamou os amigos e festejou o resgate da sua ovelha perdida.

Ele também fala de um filho que um dia abandonou a casa de seu pai, recebeu sua parte da herança e foi viver nos seus próprios caminhos. Em Lucas 15:11-32 Jesus nos fala deste jovem que, ao sair da sua casa e ir a outra cidade, gastou todo o dinheiro que recebeu de seu pai em festas, bebidas, com mulheres e amigos. Ao acabar com todos os seus bens, ficando na miséria, passando fome, todos os seus amigos o abandonaram. Para sobreviver, foi cuidar de porcos e a fome era tanta que ele, sem outra opção, comia a comida dos animais do qual cuidava. Ali ele caiu em si e lembrou que até mesmo os empregados de seu pai comiam abundantemente, enquanto ele, que era filho, estava naquela miséria. Resolveu voltar para casa e pedir perdão ao seu pai. O pai o recebeu com grande alegria e festa.
 

Comentários: Muitas vezes, como aquela ovelha ou aquele rapaz, deixamo-nos atrair pelas coisas do mundo e saímos do caminho, da casa do nosso Pai, do nosso Pastor. As festas, os amigos, os filmes, o namoro, a música do mundo algumas vezes se tornam mais importantes, melhores, mais atraentes do que andar nos caminhos do Senhor e acabamos atraídos para longe do nosso Paizinho amado.

Tem alguém aqui que sente que está fazendo algo que o afasta dos caminhos do Pai ?(pensem um pouco). Se tem, vamos tirar as dúvidas, quanto ao que agrada e o que desagrada o Pai e nos afasta dos caminhos d'Ele. (deixem que perguntem sobre suas atitudes, instrua-os)
Mas Jesus, nosso amigo fiel, toma a figura do pastor cuidadoso, que volta e procura até encontrar a sua pequena ovelha perdida. Ao encontrá-la, toma-a nos braços e festeja, porque pode tê-la de volta. Assim como o Pai, que ao ver seu filho voltar para casa, alegra-se imensamente, porque o filho que estava perdido foi achado.
Não importa por quais caminhos você está andando ou o que você está fazendo. Jesus jamais irá deixar de buscar você, jamais desistirá de tê-lo de volta. Ele é o bom pastor que nunca abandona suas ovelhas. E quando o encontrar vai lhe colocar no colo, sarar suas feridas e lhe levar de volta para a casa do Pai.
E seu Pai, seu criador, o aguarda com grande festa nos céus, porque o filho perdido foi achado.

Apelo de reconciliação: Você está fora dos caminhos do Senhor? Volte para casa! O mundo nos engana e mente para nós. Mas na casa do Pai temos festa, alegria, segurança e nada nos falta, porque além do Pai, temos o Pastor e amigo fiel: Jesus Cristo, que para trazê-lo de volta para casa, morreu na cruz derramando Seu sangue por amor a você. E o melhor: espera por você de braços abertos, cheio de amor e alegria por tê-lo de volta. Vê como você é importante?
 

Oração: Ore confirmando Jesus como Senhor e Salvador das crianças e encerre agradecendo pelo zelo e fidelidade de Deus conosco.

 

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR
Roteiro e dinâmicas: Missionária Adriana Lopes - MIMS
 

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados