A
Criança de 0 a 6 anos
Este texto foi organizado
com o propósito de oferecer
aos professores (as) das
crianças as Escola Bíblicas,
algumas informações acerca
do desenvolvimento da criança
de 0 a 6 anos.
Acreditamos que uma base
teórica que lhes
proporcionem a compreensão
de como ocorre o
desenvolvimento da criança
de 0 a 6 anos em seus
aspectos cognitivo, afetivo
e social poderá
oferecer-lhes subsídios para
que possam relacionar nesses
princípios à maneira como
atuar nas classes ajudando
nossas crianças a
tornarem-se cristãos mais
conscientes, autônomos,
críticos, criativos e
felizes.
A criança, ao nascer, não
traz hereditariamente formas
prontas de conhecimento que
evoluíram através dos anos
com a maturação. Tampouco,
podemos considerar a criança
uma “massa amorfa” que vai
saindo modelada aos poucos
pela influência e reforços
do mundo ao seu redor.
A criança constrói os seus
conhecimentos interagindo
com o mundo em que vive e
que seu pensamento cresce
partindo de ações e não de
palavras. O conhecimento não
pode ser dado às crianças.
Ele tem de ser descoberto e
reconstruído através das
suas atividades. As crianças
aprendem melhor partindo de
experiências concretas.
Por natureza, as crianças
estão continuamente em
atividade. Elas têm de
descobrir e dar sentido ao
seu mundo. Quando elas estão
fazendo isto, elas refazem
as estruturas mentais que
permitem tratar de
informações cada vez mais
complexas.
Este refazer de estruturas
mentais torna possível a
genuína aprendizagem –
aprendizagem que é estável e
duradoura. Quando essas
estruturas, que são
necessárias, não estão
presentes, a aprendizagem é
superficial.
Esperamos com a Educação
Cristã que nossas crianças
façam parte da Missão, que
tenham “uma compreensão da
vida e da sociedade, que
sejam comprometidas com uma
prática libertadora,
recriando a vida e a
sociedade segundo o modelo
de Jesus Cristo e
questionando os sistemas de
dominação e morte, à luz do
Reino de Deus”.
Para atingirmos esse
objetivo precisamos
estabelecer um currículo de
Educação Cristã para a
Escola Bíblica fundamentado
nas Escrituras Sagradas e
que atende as
características do
desenvolvimento da criança e
que proponha uma metodologia
de ensino compatível com
esse desenvolvimento.
A
Criança de 0 a 2 anos
Ao nascer, a conduta da
criança é determinada
hereditariamente. Ela
desenvolve os reflexos
inatos, como, por exemplo o
de sugar, por meios de
exercícios funcionais, que
são exercícios de repetição
de seus atos. Na interação
com os objetos e pessoas, a
criança vai assimilando suas
próprias reações aos
estímulos que recebe.
A partir dessas repetições
e, conseqüentemente,
assimilações, a criança vai
construindo aos poucos uma
lógica de ação. Por meio da
ação, a criança de refere
aos acontecimentos,
recorda-os e pode
produzi-los.
O universo que inicialmente
estava centrado no corpo da
criança e em sua ação, vai
sendo descentrado de tal
forma que ela acaba por
situar-se como alguém num
universo maior, num universo
de objetos permanentes.
A
Criança de 2 a 7 anos
A criança, neste período,
reconstrói conceitualmente
tudo o que, desde o seu
nascimento, constituiu como
ação.
Os esquemas
sensórios-motores já não são
os únicos instrumentos de
aprendizagem e
desenvolvimento. A criança
possui a capacidade de
representação verbal e de
pensamento.
A criança agora é capaz de
interagir com o objeto,
mesmo ausente, criando
significantes que o
representam como desenhos,
gestos, palavras ou outros
objetos.
A capacidade de
representação da criança se
manifesta de diferentes
formas: a imitação, a
brincadeira de faz-de-conta,
o desenho, a imagem mental e
a linguagem.
A linguagem escrita também
surge neste período, que
além de fazer parte do
sistema de representação,
começa a ser objeto de
interesse da criança.
Nesta fase a criança amplia
muito, sua capacidade
lingüística, com o uso de
verbos simples, adjetivos e
advérbios de tempo e de
lugar. Enquanto as crianças
mais novas falam para si
mesmas ainda que estejam
juntas com outras crianças,
as mais velhas já são
capazes de estabelecer
trocas verbais com seus
pares e os adultos.
Conhecer como as crianças se
desenvolvem e aprendem, com
certeza, vai nos auxiliar na
escolha das melhores
estratégias para uma
educação cristã mais afetiva
e compromissada com a
construção de um ser humano
mais feliz.
Vejamos agora a descrição
das características do
crescimento e
desenvolvimento da criança,
bem como algumas breves
orientações de acordo com
cada idade.
Vale lembrar que este quadro
representa uma síntese de
diversos estudos na área do
desenvolvimento infantil e
que por isto não pode ser
considerado completo e
definitivo.
O
Desenvolvimento da Criança:
de 12 aos 18 meses
Características
do crescimento e
desenvolvimento |
Orientação
|
● Crescimento
geral menos
acelerado, maior
e melhor
coordenação
muscular.
● Mostra
interesse por
toda espécie de
atividade.
● Usa da
imitação.
● Compreende o
significado das
palavras.
● Maior
capacidade de
contato social.
● Capaz de
distinguir sons
repetidos e
rítmicos.
● Tem rudimentar
noção de espaço.
● Não dispõe
ainda da
compreensão de
causas e
conseqüências.
● É egocêntrica.
|
● Pegando,
apalpando, ela
está descobrindo
o tamanho, a
forma e a
mobilidade de
tudo no seu
mundo.
● Repetir
rotinas,
horários; mesmo
lugar para os
jogos e
atividades.
● Deixá-la com
outras crianças.
● Proporcionar
oportunidades
para ouvir
músicas.
● Guarda “com”
ela os seus
brinquedos e
roupas.
● Não repreender
se a criança não
compreendeu o
que não pode
fazer.
● Compreender
que a criança
considera ainda
seus brinquedos
como parte dela
e os defende
como tais. |
O
Desenvolvimento da Criança:
de 2 e 3 anos
Características
do crescimento e
desenvolvimento |
Orientação
|
● Melhor
coordenação
motora, tanto
para flexão como
para extensão.
Controle do
polegar.
● Maior
progresso na
linguagem.
●
Interdependência
das atividades
mentais e
motoras.
● Aprende,
ainda,
principalmente
por imitação.
● Maior
desenvolvimento
da inteligência
e poder de
dedução.
● Memória mais
desenvolvida.
● Negativismo
acentuado.
● Habilidade
maior para
expressar
emoções.
● Capaz de
dramatizar (3
anos).
● Observação de
detalhes.
● Atenção mais
desenvolvida.
|
● A criança
necessita de
espaço para
correr e pular.
Deixar ao seu
alcance tesoura
sem ponta.
● Conversar
normalmente com
a criança. Não
imitar a fala
infantil.
● Oferecer
espaços para o
faz-de-conta.
● Ter paciência,
pois é uma
condição normal
do crescimento.
Evitar as
oportunidades de
alternativas:
pôr o assunto em
termos
definidos, falar
clara e
simplesmente com
ela.
● Dar
oportunidades de
dramatizar.
● Solicitar que
descreva
gravuras.
|
O
Desenvolvimento da Criança:
de 4 e 5 anos
Características
do crescimento e
desenvolvimento |
Orientação
|
● Melhor
coordenação dos
músculos
grandes.
Pequenos
músculos das
mãos mais
desenvolvidos.
● Capacidade
para concentrar
a atenção
durante 15 – 20
minutos, aos 4
anos.
● Imaginação
muito fértil.
● Tem senso de
iniciativa;
percebe que pode
planejar, ter e
executar idéias.
● Afetuosa –
Curiosa.
● É capaz de
concentrar a
atenção por
períodos mais
longos, 20 – 40
minutos, a
partir dos 5
anos.
● É mais seguro
de si mesma, tem
capacidade de
autocrítica.
● Aparece o
interesse pelo
mundo fora do
lar. |
● Oferecer
brinquedos para
que possa
exercitar seus
sentidos e
músculos.
● Contar
histórias, ora
reais ora
fictícios, para
que ela aprenda
as diferenças.
● Responder
sempre as
perguntas.
● Ajudar a
aceitar os
limites
necessários.
● Dar
oportunidade
para
compartilhar
experiências com
a família.
|
O
Desenvolvimento da Criança:
de 6 e 7 anos
Características
do crescimento e
desenvolvimento |
Orientação
|
● Maior
amadurecimento
neuromuscular.
● Vocabulário
até 2.500
palavras.
● Faz perguntas
sobre tudo que a
rodeia.
● Tem
iniciativa.
● Distingue
melhor a
realidade da
fantasia.
● Curiosidade
sexual mais
acentuada.
● Período de
transição entre
individualismo e
participação em
grupos maiores.
● Mostra algum
grau de
pensamento
abstrato.
● Aumenta o
poder de
concentração da
atenção.
● Conhece e usa
palavras
descritivas e de
ação.
● Maior
capacidade de
compreender,
discutir e
enfrentar
situações
emocionais.
|
● Dar tempo para
completar as
tarefas.
● Dar
oportunidades
para usar a
iniciativa,
deixando-a agir
por si mesma.
● Encorajar a
criança a tomar
posse em grupos,
mas não forçar.
● Contar e fazer
contar
histórias.
● Evitar chamar
atenção,
procurar colocar
a criança à
vontade. Evitar
discussões.
|
O
Desenvolvimento da Criança:
de 8 e 9 anos
Características
do crescimento e
desenvolvimento |
Orientação
|
● Aumento da
coordenação dos
pequenos
músculos,
apresenta maior
habilidade
manual.
● Demonstra
maior habilidade
em distinguir
fatos de ficção.
● Direito da
propriedade bem
definido.
● Está
desenvolvendo
pensamento
lógico.
● Maior
habilidade em
exprimir suas
idéias, em
definir seus
problemas.
● Maior
capacidade em
aceitar críticas
e em avaliar a
si própria.
● Tem interesse
em pertencer a
grupo.
● Apresenta
independência em
relação à
família.
|
● Oferecer
trabalhos
manuais e
brinquedos /
brincadeiras
mais elaboradas.
● Proporcionar
leituras
selecionadas de
acordo com as
preferências e
capacidades.
● Deve cuidar de
objetos pessoais
e do grupo.
● Orientar em
generalizações,
após várias
evidências terem
se apresentado.
● Estabelecer
clima que
permita à
criança
concordar e
discordar.
● Orientar na
apreciação do
valor do outro,
assim como no da
própria criança.
● Estimular a
aprendizagem de
práticas
sociais.
|
O
Desenvolvimento da Criança:
de
10, 11 e 12 anos
Características
do crescimento e
desenvolvimento |
Orientação
|
● Bom controle
de grandes e
pequenos
músculos,
apresenta
aumento
acentuado da
força manual.
● Coordenação
visual e motora
quase igual à do
adulto.
● Aprecia medir
força física e
habilidade com
os outros.
● Apresenta
maior habilidade
em generalizar e
em pensamento
crítico.
● Interesse em
explorar e
experimentar.
● Está apta a
planejar com
antecedência.
● Pronta a
assumir maiores
responsabilidades.
● Capaz de
definir e
compreender
palavras
abstratas.
● Capacidade
para
generalizações
mais rápidas,
segue mais
facilmente
argumentos
lógicos.
● Maior
sociabilidade.
● Nova visão do
mundo, mostrando
maturidade
progressiva.
|
● Possibilitar
recreação
variada.
● Orientar
quanto à
competição.
● Procurar
desenvolver
atitude
científica: fato
X opinião.
● Dar
oportunidade
para organizar
atividades /
eventos.
● Orientar para
estabelecer seus
próprios
objetivos e
avaliar seu
crescimento e
sucesso.
● Conversar,
discutir suas
opiniões,
trocando idéias
e sugestões.
● Incentivar o
diálogo com os
colegas e outras
pessoas.
● Orientá-la e
apoiá-la em suas
iniciativas,
deixando-a
assumir suas
responsabilidades.
|
Regina
Magna Bonifácio de Araújo

|