contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Células

Próximos de Deus

 

Estudo nº 366

 

Texto base: Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! - Tiago 4:8

O que importa mais para Deus?
A redenção de seu povo. Ele quer que todos os seus filhos perdidos sejam achados! Esse é o único motivo pelo qual Jesus veio à terra. A coisa mais preciosa ao coração de Deus é a morte de seu Filho. A segunda coisa mais preciosa é quando seus filhos comunicam essas novas a outras pessoas. Para ser amigo de Deus, você deve se interessar por todas as pessoas ao seu redor, com as quais Deus se importa. Amigos de Deus contam aos seus amigos a respeito de Deus.

Mais do que qualquer outra coisa devo desejar ser amigo de Deus. Os salmos estão cheios de exemplos desse desejo. Davi, acima de tudo, desejou apaixonadamente conhecer a Deus; ele usou palavras como "anelo", "anseio", "sede", "fome". Ele almejava a Deus. Ele disse: Há uma coisa que realmente desejo do Senhor; o privilégio de viver durante toda a minha vida na sua presença, para descobrir a cada dia um pouco mais da sua perfeição e amor (Salmos 27:4). Em outro salmo, ele disse: O teu amor é melhor do que a vida (Salmos 63:3).
O desejo de Jacó pelas bênçãos de Deus na sua vida era tão intenso que ele lutou durante toda a noite com Deus, dizendo: Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes (Gênesis 32:26). A parte mais maravilhosa dessa história é que Deus, que é todo-poderoso, deixou Jacó vencer! Deus não fica ofendido quando "lutamos" com ele, porque lutar exige contato pessoal e nos traz para perto dele! Lutar também é uma atitude apaixonada, e Deus gosta quando estamos apaixonados por ele.

Paulo foi outro homem apaixonado por sua amizade com Deus. Nada era mais importante; era a sua primeira prioridade, objeto de sua total concentração e o mais importante objetivo de sua vida. Esse é o motivo pelo qual Deus usou Paulo de forma tão grandiosa. A versão bíblica da Bíblia Ampliada exprime a força total da paixão de Paulo: Meu firme propósito é que eu possa conhecê-lo _ e que eu possa conhecê-lo cada vez mais profunda e intimamente, percebendo, reconhecendo e compreendendo as maravilhas de sua pessoa com mais clareza e intensidade (Filipenses 3:10).
A verdade é: você está tão perto de Deus quanto escolhe estar. Amizade íntima com Deus é uma escolha, não um fato fortuito; você deve buscá-la intencionalmente. Você realmente a quer _ mais do que qualquer coisa? Qual a importância disso para você? Vale a pena desistir de outras coisas por causa dela? Ela vale o esforço de desenvolver os hábitos e habilidades necessários?
Você pode ter sido apaixonado por Deus no passado, mas perdeu aquele desejo. Esse foi o problema dos cristãos de Laodicéia _ haviam perdido o primeiro amor. Faziam todas as coisas corretamente, mas por obrigação, e não por amor. Se você estiver passando por abalos espirituais, não se surpreenda quando Deus permitir sofrimento na sua vida.

O sofrimento é o combustível da paixão _ ele nos dá energia com tal intensidade que transforma o que normalmente não possuímos. C.S.Lewis disse: "O sofrimento é o megafone de Deus". É a forma de Deus nos sacudir da letargia espiritual. Os nossos problemas não são uma punição; são chamadas de despertamento de um Deus amoroso. Deus não está louco com você, ele está louco por você, e fará o que for necessário para trazê-lo de volta à comunhão com Ele. Mas há uma forma mais fácil de reacender a paixão por Deus. Comece a pedir que ele lhe dê essa paixão e continue pedindo até que você a tenha. Faça esta oração ao longo do seu dia: "Querido Jesus, mais do que qualquer outra coisa, quero conhecê-lo intimamente". Deus disse aos cativos na Babilônia: Se vocês seriamente me buscarem e me quiserem mais que a todas as coisas, garanto que não ficarão desapontados (Jeremias 29:13).
 

Seu relacionamento mais importante
Não há nada _ absolutamente nada _ mais importante do que desenvolver uma amizade com Deus. Esse é o relacionamento que durará para sempre. Paulo disse à Timóteo: Algumas destas pessoas as perderam a coisa mais importante da vida _ elas não conhecem a Deus (1Timóteo 6:21). Você perdeu a coisa mais importante da vida? Você pode fazer algo a respeito disso a partir de agora.

Lembre-se: a escolha é sua. Você está tão perto de Deus quanto escolheu estar.

 

Quebrantamento: Faça um período de louvor.

Sugestão: Perto Quero Estar - Toque no Altar
 

Pensando sobre o meu propósito:
Um tema para reflexão: Estou tão perto de Deus quanto escolhi estar.
Um versículo para memorizar: Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês (Tiago 4:8)
Uma pergunta para meditar: Quais escolhas práticas eu farei hoje para me aproximar mais de Deus?

 

Voltar para Estudos de Células
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados