contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Células

Pedro - Como um de nós

 

Estudo nº 334

 

INTRODUÇÃO: A Bíblia é um livro que mostra o homem na sua totalidade, não escondendo as suas falhas, erros e pecados. Quando estudamos sobre Pedro, compreendemos o que significa ser “humano” e a glória da graça de Deus na restauração de uma pessoa.
 

ALGUMAS CURIOSIDADES A RESPEITO DE PEDRO:
Pedro estava sempre na frente, dava sua opinião sem medo de errar.
Pedro foi a primeiro discípulo a ser escolhido (Mt 4.18).
Foi o primeiro a responder a respeito da pessoa de Jesus (Mt 16.16).
Foi ele, que com coragem, pergunta a Jesus quantas vezes devo perdoar meu irmão.
Foi o que pediu a João que perguntasse a Jesus quem o trairia (Jo 13.24).
Foi o que andou sobre as águas (Mt 14.28).
Foi o primeiro a levantar e verificar o sepulcro, quando as mulheres anunciaram que Jesus havia ressuscitado (Lc 24.11-12).
Foi o primeiro que saiu a pescar depois da morte e ressurreição de Jesus, levando outros com ele (Jo 21.3).
 

1 – UM LÍDER FIRME E DECIDIDO – Quantas vezes perdemos oportunidades por não tomarmos iniciativas, por não tomarmos decisões certas e por não sermos mais firmes e decididos. Ex: quando Jesus o convida a vir sobre as águas.

2 – RECONHECE O SENHORIO DE JESUS – Nós precisamos diariamente reconhecer a importância e o poder de Jesus e declarar isso a Ele em uma confissão de amor e gratidão.
Muitos tinham deixado de seguir a Jesus, então Ele pergunta aos seus discípulos se também queriam abandoná-lo. Pedro responde: “Para quem iremos nós? Só tu tens a palavra da vida eterna” (Jo 6.68).
Em outra ocasião Pedro reconhece o seu poder e declara a Jesus: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” (Mt 16. 16).
Em outra ocasião ele confessa da onisciência de Jesus: “Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabe que eu te amo” (Jo 21.17).

3 – DEMONSTRA FRAQUEZAS HUMANAS – Mesmo tão perto de Jesus, Pedro mostrava as suas fraquezas. Por ser sempre o primeiro a falar e agir, muitas das vezes não pensava antes de falar, não pensava no que estava falando ou fazendo, quando então lhe ocorreu alguns embaraços, como a precipitação:

1. Quando Jesus disse que seria abandonado por todos, Pedro diz “ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo algum te negarei”. Como se sabe, Pedro nega Jesus três vezes (Mt 23.33-34).

2. Precipitado foi também quando cortou a orelha de um dos guardas que levaram Jesus. Nesta ocasião Jesus disse aos discípulos: “Mete a tua espada na bainha, não hei de beber o cálice que o Pai me deu?” (Jo 18.10-11).

3. Foi precipitado quando disse a Jesus que Ele não lavaria os seus pés* (Jo 13.8-10).

4. Pedro foi vencido pelo sono: “nem uma hora pudestes vigiar comigo?” (Mt 26.40-41). A oração é alimento da fé, é o que nos anima, dá esperança e conforta. A melhor coisa que podemos fazer quando estamos em luta, é orarmos em voz alta, o suficiente para ouvirmos a nossa voz. Desta forma, o sono não vem e o adversário não nos oprime. Orar em espírito ou em pensamentos, somente em algumas situações.

5. Com medo, nega Jesus dizendo que “não o conhecia” (Mt 26.69-75). Na hora do questionamento, da pressão, muitos crentes não têm coragem de dar testemunho positivo sobre Jesus: ou o negam ou se omitem.

6. Com medo do vento, começa a afundar no mar (Mt 14.30).

Portanto, devemos ser firmes na vida, mas não podemos exceder a ponto de achar que sabemos tudo. Devemos refletir e ter calma para resolver os problemas, sejam eles fáceis ou não, agindo sem precipitação. Se há perseguições, aguardar em silêncio a salvação do Senhor (Lm 3.26).

CONCLUSÃO – Pedro não era nem melhor do que nós. Era um homem com fraquezas e com virtudes, mas, acima de tudo, foi um homem que encontrou o seu caminho de volta para Deus, que viveu sua humanidade, mas que se comprometeu com sua fé até a morte.
Somos pessoas como Pedro que cometemos erros, temos medo, sono, muitas vezes negamos Jesus ou o seguimos de longe, mas não podemos permanecer acomodados em nossos erros e fraquezas. Pedro confessou a Deus os seus pecados, arrependeu-se e deixa de exemplo sua confissão: “Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que eu te amo.” (Jo 21.17). A partir daí, seu ministério foi restaurado. Podemos ver seus feitos em Atos dos Apóstolos 1; 2; 5; 10.

Extraído e adaptado
M. de Lourdes E. Gonçalves

Voltar para Estudos de Células
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados