contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Células

Erros que levam ao Fracasso

 

Estudo nº 285

 

Texto Chave: "– Juro que não conheço esse homem! Que Deus me castigue se não estou dizendo a verdade! Naquele instante o galo cantou, e Pedro lembrou que Jesus lhe tinha dito: “Antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.” Então Pedro saiu dali e chorou amargamente" (Mateus 26.75, 76 NTLH).

Introdução: Pedro, apesar de caminhar com o mestre em todo o seu ministério terreno e ter visto e vivido juntamente com Ele, experiências grandiosas, cometeu erros e deixou a mostra as suas fragilidades humanas que são afetas a todos os homens. Não existem super-homens e super-mulheres, somos todos feitos da mesma matéria e sujeitos a quedas.
Vejamos o que levou Pedro ao fracasso:

1 - Autoconfiança em demasia
Esta postura traz em si traços de soberba, isto é, quando uma pessoa julga-se superior o que ela é. Como também, não podemos nos julgar menores do que somos, pois isto desonra a Deus que nos criou e salvou e também desonra a nós mesmos.
"Então Pedro disse a Jesus: — Eu nunca abandonarei o senhor, mesmo que todos o abandonem" (v.33 NTLH).
- Pedro confiou em suas próprias forças, fruto de grandes experiências junto com o Mestre.
- Muitos crentes se consideram intocáveis, perfeitos, muito espirituais, sem dependência completa de Deus e do seu poder e caem - "Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair" (1 Co 10.12 NTLH).
- A nossa autoconfiança precisa estar em Deus que nos sustenta em todas as situações.

2 - Desobedeceu a ordem de Jesus para vigiar e orar
No versículo 41 Jesus adverte com a expressão: "Vigiem e orem para que não sejam tentados". Jesus começa com a expressão "vigiar", pois, a vigilância é essencial, até mesmo antes da oração. O nosso adversário anda ao nosso derredor buscando a quem possa tragar (1 Pe 5.8) e somente com vigilância, fechando as brechas e andando por princípios, podemos fechar as portas para o diabo.
A segunda advertência de Jesus é para a oração, orar em todo tempo, isto é, com perseverança para sermos fortalecidos: "Jesus contou a seguinte parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar" (Lc 18.1).

3 - Esquecimento da palavra de Jesus
"Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes". (v.34)
"– Juro que não conheço esse homem! Que Deus me castigue se não estou dizendo a verdade! Naquele instante o galo cantou, e Pedro lembrou que Jesus lhe tinha dito: “Antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.” Então Pedro saiu dali e chorou amargamente" (Mateus 26.75, 76 NTLH).
Após as palavras precipitadas e soberbas de Pedro, Jesus o alertou que naquela mesma noite ele o trairia, porém, as palavras de Jesus não acharam eco na alma de Pedro.
- Muitos ouvem as palavras de advertência do Pai, mas poucos escutam.
- Escutar é obedecer e obedecer é ser abençoado por Deus: "Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?" (Dt 10.12, 13 NTLH).
- Aqueles que escutam terão vida nova e as bênçãos que Deus prometeu a Davi: "Escutem-me e venham a mim, prestem atenção e terão vida nova. Eu farei uma aliança eterna com vocês e lhes darei as bênçãos que prometi a Davi" (Is 55.3 NTLH).

Conclusão: Analisando os tópicos acima, podemos concluir que o tropeço na vida cristã é conseqüência de erros do passado. A lei da semeadura é infalível: "Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá" (Gl 6.7 NTLH).
 

Roberto e Lourdes - MIMS e AMAI

Voltar para Estudos de Células
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados