contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Células

Mateus - Deixando Tudo

 

Estudo nº 136

 

Texto: Lucas 5.27-29

"A maior recompensa para aqueles que seguem a Cristo é a graça de tê-lo conhecido"

Personagem: Mateus: Seu nome significa dádiva de Deus. Aparece em todas as listas dos 12 apóstolos. Foi, sem dúvida, um judeu que também era um publicano romano. Mateus escreveu o evangelho dirigido aos judeus, ocupando-se principalmente das profecias, e dá espaço aos discursos de Jesus.

Introdução: Quem era Mateus? Também chamado de Levi, era um coletor de impostos, tipo fiscal da alfândega ou da receita federal. Não era benquisto porque a classe era considerada corrupta, traidora e impiedosa. Jesus passou, viu-o, chamou-o, e ele foi. Será que podemos aprender alguma coisa com um coletor de impostos?

1 - Que Mateus tinha?
- Um bom emprego (v.27) - Mateus tinha um emprego público, estável, seria loucura deixar isto de lado.
- Boa situação financeira (v.29) - Ofereceu um banquete. Mateus não tinha preocupações com dívidas, e podia gozar de conforto material.
- Bens (v.29a) - Ele tinha casa própria, não precisava ficar correndo atrás de aluguel e tinha um patrimônio para si e sua família.
- Muitos amigos (v.29b) - O texto mostra que numerosos publicanos e outros estavam com ele.

2 - Por que Mateus aceitou o convite de Jesus?
- Diante da sua situação, era muito difícil para Mateus largar tudo e seguir aquele desconhecido, a não ser que ele já houvesse visto que Jesus podia ser o Messias. Antes de chamá-lo, Jesus havia operado milagres em Cafarnaum: curado enfermos (Lc 4.40-41), leprosos (Lc 5.12-15), acalmado uma tempestade (Mt 8.23-27), expulsado demônios (Mt 8.28-34), patrocinado a pesca maravilhosa.(Lc 5.1-11). Os sinais e prodígios que Jesus realizara estavam certamente sendo comentados.

3 - Que Jesus quis dizer com "segue-me"?
- Que o pior e mais vil pecador convertido pode ser usado por Ele.
- Que no Reino dele há lugar para pessoas de todas as camadas sociais.
- Que ser discípulo requer uma decisão imediata. Jesus não deu tempo para pensar, e Mateus atendeu imediatamente ao convite.
- Que para seguir Jesus devemos tê-lo como prioridade na nossa vida. Ter a disposição de deixar tudo por Ele:
- Posição social
- Bens materiais
- Comportamento inadequado
- Prática do pecado

Conclusão: Agora vamos fazer uma correlação entre Jesus e você:
- Hoje, Jesus vivo e ressurreto deseja fazer novos discípulos. Homens e mulheres, jovens ou velhos, ricos ou pobres, intelectuais ou simples, pessoas corretas ou aquelas que estão, de algum modo, envolvidas com práticas pecaminosas, Ele chama você, como estiver, onde estiver.
- Como Mateus, você tem ouvido sobre Cristo, seu poder, seus milagres e, mais ainda, sobre seu amor e ressurreição.
- Como Mateus, você também sente que tudo o que você tem e faz não preenche o seu coração.
- Como Mateus, você também deve tomar agora uma decisão: coloque Jesus como prioridade em sua vida e siga-O.

Voltar para Estudos de Células
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados