contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Células

Atitudes que conduzem a salvação

 

Estudo nº 70

 

Texto: 1 Samuel 22.1-5

Introdução: Governador Valadares, 1983, a policia tentava prender um assaltante que se refugiara num hotel. Uma senhora e uma criança foram tomadas como reféns. Houve tiroteio. A policia invadiu o quarto onde o assaltante estava refugiado, e o prendeu. Aquela senhora e sua filha, tomadas como reféns, foram encontradas e, lendo a Bíblia.
A sua atitude tranqüila e confiante foi de fundamental importância para que ela, como sua filha, saísse sã e salva daquela situação desesperadora.
No texto bíblico observamos, também que a situação de Davi era desesperadora. Saul, com o seu poderoso exército, estava a sua procura. Entretanto, as atitudes de Davi fizeram-nos experimentar a salvação.

1 – ELE RECONHECEU QUE CORRIA PERIGO (v.1).
Sábia atitude. Fugiu em busca de socorro, de proteção. Davi não tentou racionalizar o perigo, negar a sua fraqueza, fechar os olhos diante da destruição que seria certa. Ele tinha consciência plena de todas as suas limitações e do perigo que corria a sua vida. Daí a sua primeira atitude: buscar socorro, proteção.
Reconhecer-se perdido é:
- É ter consciência que se encontra no caminho errado.
- Compreender que não tem recursos para salvar-se.
- Buscar refúgio seguro.

2 – ELE DEPOSITOU A SUA CONFIANÇA EM DEUS (v.2).
Davi não murmurava, não questionava, não procura entender as razões do seu sofrimento. Ele depositava a sua a sua esperança em Deus!
“Bom é ter esperança” (Lm 3.26). Os Salmos 56 e 57 foram escritos neste contexto. Esta deve ser, também, a nossa atitude.

3 – ELE OBEDECEU A PALAVRA DO SENHOR (v.5).
Reconhecer que precisamos de salvação não é tudo. É apenas o começo. O reconhecimento da fraqueza, da perdição e a confiança em Deus devem nos levar à obediência. Sem obediência não há salvação.
Paulo afirma que “O salário do pecado é a morte” (Rm 6.23).
A Caverna de Adulão significou para Davi, a oportunidade de um encontro com Deus. No momento que ele ouviu a voz do Senhor, deixou imediatamente a caverna e seguiu o caminho determinado por Deus.
Qual o caminho de Deus para a nossa vida? Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14.6).

Conclusão: muitas pessoas desejam intensamente a salvação, porém, não tomam as atitudes corretas para encontrá-la. Buscam refúgio em estruturas construídas sobre a areia movediça, que não resistem as tempestades da vida.
São pessoas que resistem a voz de Deus. Mas, Jesus ainda continua convidar: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).


“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (Jo 10.9).

Voltar para Estudos de Células
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados