contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Liderança

A graça de dar por qualidade de princípio

Parte 3

 
 

Recordando (estudo anterior):

Ninguém nunca vai superar a Deus na graça de dar.
O dízimo é uma decisão de Deus para conosco. No dízimo entregamos a Ele os dez por cento de tudo o que ganhamos.
A oferta é uma decisão nossa para com Deus. Na oferta, damos o quanto queremos, ou não damos. É a oportunidade que Deus nos dá para termos a bênção de sermos desatados no mundo espiritual. Na oferta cada um diz quanto vai entregar ao Senhor.
As Primícias correspondem ao salário de um mês. Você pode trabalhar o ano todo e juntar o valor referente a um mês de trabalho, para que seja entregue na festa das Primícias.
Os dízimos e as ofertas encerram a maldição sobre a família e sobre o povo, tanto na questão individual quanto na social (Malaquias 3:1-6).
Deus é fiel. Se você devolver o dízimo a Ele, ofertar, entregar suas primícias, virá a bênção sobre você, sua família, seu ministério, seus bens móveis e imóveis.
Entregar as primícias, os dízimos e as ofertas não é fazer algo para Deus, e sim, para nós mesmos. É cumprimento de princípio.

A Bíblia chama o templo de Casa do Tesouro e quem mantém essa casa são os fiéis. É nossa responsabilidade mantermos a casa do Senhor. O Projeto Neemias é um desafio de uma oferta chamada oferta alçada, uma oferta que vai ser movida diante de Deus. É uma oferta especial, um desafio do coração de cada um que disse "sim" para o projeto. Porém, o dízimo é intocável e inegociável. O dízimo não é nosso, é do Senhor.

Quem atrasa o dízimo, precisa quebrar esse decreto de maldição. A Bíblia diz que quem não entrega o dízimo, vai pagar ao Senhor com 20% mais. "Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao Senhor; santos são ao Senhor. Se alguém quiser remir uma parte dos seus dízimos, acrescentar-lhe-á a quinta parte. Quanto a todo dízimo do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara, esse dízimo será santo ao Senhor. Não se examinará se é bom ou mau, nem se trocará; mas se, com efeito, se trocar, tanto um como o outro será santo; não serão remidos. São esses os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai". (Lv 27:30-34)

Quando você não entrega o dízimo, está tirando o que é de Deus. E Deus cobra os juros. Se você entregou o dízimo no tempo, desenvolveu a fidelidade. Se não entregou, deve acrescentar a quinta parte. O dízimo é a expressão da nossa fé. Quem não crê, não entrega o dízimo e ainda pensa: "eu vou dar dinheiro pra pastor andar todo bonito?" Se você alimenta esses argumentos no seu coração, eles bloqueiam e fecham as possibilidades da sua fidelidade.

Ninguém, sendo dizimista fiel, vai passar necessidade. Pode até passar algumas situações complicadas para honrar compromissos, dentro da sua realidade; mas não foi Deus quem fez essas dívidas. Se houve compromisso dentro de obediência, Deus é fiel e vai fazer próspera a sua sementeira.

Qualquer outro compromisso que tivermos, não elimina o dízimo. Nem se deve usar o dízimo para honrar outros compromissos. Quem faz isso fica inadimplente com Deus, e a inadimplência gera falência e escassez. Muitos na igreja não conseguem ser fiéis a Deus, e o dízimo é expressão da nossa fidelidade. Fidelidade é caráter irrevogável. No século em que vivemos, existem muitas propostas para sermos infiéis, e a Bíblia diz que Deus é fiel conosco toda a vida (II Timóteo 2:13). Deus é a essência da fidelidade. O que podemos ter como resultado disso?
Quando Deus permite que eu mergulhe n'Ele, quando tenho uma experiência com Ele, a primeira coisa que vai ser deslanchada no meu coração é o desejo de ser fiel a Ele. Fidelidade faz parte da característica de Deus, da Sua essência. Então, se sou dizimista, se estou no projeto Neemias, se estou no "Diga sim para o apóstolo", e comprei uma geladeira, um fogão, uma casa, nada do que fiz anula o meu compromisso de ser fiel dizimista.

Todo dizimista tem regalias diante de Deus. A primeira delas é a porta aberta para a prosperidade. Só será fiel ofertante quem for fiel dizimista, e a porta da fidelidade se abrirá.
Todo dizimista tem o produto do seu trabalho em abundância: "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação" (Habacuque 3:17).
Quando entregamos o dízimo, este é confirmado diante do Trono de Deus. Quem não entrega, perde esse privilégio. Em Hebreus 7 está escrito que na verdade homens mortais, na Terra, administram os dízimos, mas estes são recebidos nos céus por Deus. Os dízimos que entregamos a homens, aos introdutores, etc., são confirmados nos céus.

Se você passar muitos meses sem entregar o dízimo do Senhor, tendo que entregar com um quinto a mais, quando é que você vai prosperar? Nunca, porque você atou a fidelidade. E o que fazer com quem atrasou o dízimo? Só o sacerdote com autoridade sobre o povo pode quebrar a sentença daqueles que sonegaram e atrasaram o dízimo e não sabiam que há um decreto de maldição para quem não dizima. Comece hoje algo novo no mundo espiritual a seu favor e impeça o diabo de ter esse argumento lhe prendendo. Todo decreto de maldição criado por ignorância, que entrou em sua vida, será anulado e a bênção do Senhor, que não acrescenta dores, repousará sobre você.

Abra seu entendimento para a frutificação e a prosperidade, para a oliveira que não falha, e não fique impedido no mundo espiritual. Feche as brechas e encerre os argumentos do diabo contra sua área de finanças e bens. Seja fiel e tenha no coração a disposição de honrar ao Senhor com os seus bens, e com as primícias de toda a sua renda; assim se encherão de fartura os seus celeiros, e transbordarão de mosto os seus lagares (Provérbios 3:9-10).

Apóstolos Renê e Ana Marita Terra Nova

Voltar para Estudos
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados