contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Liderança

Cuidando da equipe para conservar o crescimento

 
 

Crescer é importante. Mas, o fundamental é conservar o crescimento. Não adianta crescer sem conservar os que estão no rebanho e transformá-los em discípulos. Para isso, vamos observar alguns fatores:

1. Só um discípulo gera discípulos

Deus pode lhe usar para gerar uma multidão e ele deseja aumentar cada vez mais a medida de cada um. Porém, só está autorizado a fazer discípulos quem é um deles. O problema é que alguns querem fazer discípulos, mas não querem sê-lo. Estão em células, fazem parte da liderança, vão a todas as reuniões, trabalham de todo jeito, ministram, alegram-se, até pensamos que já é um discípulo, mas, na hora dele mostrar o fruto, este não aparece. Então, surge a frustração. E eu digo que todos os que estão numa rota de frustração receberão do Senhor uma ministração e receberão uma alegria sem medida.

2. Discípulo não se compra, não se vende, não se troca

Não se faz "leilão" com discípulo. Uns discipuladores ficam negociando com outros: "você me dá esse, eu lhe dou aquele". O discípulo não está num "mercado de escravos". Ele está no campo da liberdade, onde pode ganhar, consolidar, treinar e enviar.

3. O discípulo é submisso

Não podemos ter um ministério conhecido como ministério de sucesso se não nos submetemos. Estamos num século que prega a rebeldia, onde a Rainha dos Céus inoperou a ação da igreja, amarrou os santos e ficamos como que improdutíveis, sem nenhuma condição de avançar e, aí, quando se fala em submissão, aparecem logo os sintomas da rebeldia. Alguns fazem colocações tão tolas, como: "estou num nível que não preciso mais de discipulado". Estes são o que mais precisam!

4. O discipulado é um processo contínuo

Você nunca estará pronto. Vai estar sendo aperfeiçoado a cada dia, até o dia de Cristo Jesus. Vamos precisar ser discipulados sempre. Precisaremos sempre de alguém nos orientando, nos dando instruções. Alguns, no entanto, chegam a um momento em que se julgam tão maduros, seguros, trabalhados, que não precisam de mais ninguém. Engano! Somos sempre carentes de uma autoridade sobre nossa vida. Até Jesus voltar vamos precisar de alguém que nos ajude, nos socorra, nos aconselhe. Você pode até saber mais do que seu discipulador, mas, se ele é um homem ou uma mulher de Deus e tem autoridade sobre você, você vai respeitá-lo.

Precisamos saber que, para ganharmos discípulos, para cuidarmos de alguém, devemos deixar que alguém cuide de nós, que alguém nos ministre, nos ajude, nos socorra.

Por muito tempo a igreja ficou omissa a respeito de discipulado. Mas, agora, com a igreja em células, temos a unção para preservar todos quantos vão se converter debaixo de nossa autoridade.

 
Voltar para Estudos
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados