contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

E.B.D.

Deuteronômio - parte 01

 
 

Adoração e justiça

Texto bíblico - Dt 1-13

Texto básico – Dt 1-13

Texto áureo – “Mas de lá buscarás ao SENHOR teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma”.(Dt 4.29)

O termo Deuteronômio, que intitula o quinto livre do Pentateuco, do qual nos ocuparemos nestas últimas lições do trimestre, vem do grego deutero: segundo, e nomos: derivado de uma tradução incorreta da lei, da expressão misnêh hattôra: repetição da lei ou, simplesmente, misnêh: repetição, que ocorre em 17.18, dando a idéia de uma segunda (nova) lei. Não significa, entretanto, uma mera repetição da lei, mas indica que o livro se ocupa de reunir a legislação dada por Deus a seu povo, aplicando-a, agora, à nova realidade do povo, a partir da conquista da terra prometida. Entre os hebreus o livro era conhecido pelo título elleh haddebarîm (palavras). Alguns rabinos o chamavam seper tôkãhôt: livro das admoestações.

REVISÃO DA HISTÓRIA

O livro de Deuteronômio começa com uma revisão da história dos 40 anos de peregrinação (1.3) dessa comunidade de adoradores de Israel, rumo à terra prometida. O objetivo seria trazer à memória do povo as experiências do passado, de modo que essa nova geração pudesse acautelar-se e não se desviar de fazer a vontade de Deus. Mesquita nos lembra que a história é uma boa mestra, embora muitos não lhe dêem atenção.² Nós nos julgamos sempre imunes aos males que alcançaram a outros, ainda vivendo as mesmas situações. A revisão da história visava advertir o povo de que o Deus, com o qual tinham aliança, não conhecia outro igual a ele (4.32-35), que era Deus único (6.4) e SENHOR Soberano dos Céus (10.14) Ele havia tirado Israel da fornalha de fogo do Egito, para que lhe tornasse povo de herança, como hoje se vê (4.20; 5.3). Embora seja um Deus que se lembrava sempre de sua aliança com Israel, ele é Deus zeloso, um fogo que consome (4.24), e não tolerará a desobediência à sua lei (4.39-40; 5.1).
Em nota melancólica, Moisés declara haver rogado a Deus que lhe desse um “indulto” e permitisse sua entrada na terra, mas Deus apenas lhe concedeu ver, ao longe, desde o Monte Pisga, a terra onde o povo habitaria (3.23-29; 4.21,22). Não há argumentos do homem que possam mudar a pena pelo pecado. Nem mesmo a impressionante obra de Moisés na liderança de Israel foi suficiente. Obras não salvam (Ef 2.8-10; 1jo 1.9). Por outro lado, a oração não atendida de Moisés nos ajuda a compreender que devermos crer no cumprimento das promessas de Deus, ainda que não o experimentemos fisicamente. A promessa de Deus não havia sido de dar a Moisés, como indivíduo, herança na Canaã; a promessa era à descendência de Abraão (Gn 13.14-18; Ex 23.20-33; Dt 34.4). Agora, Moisés podia ver a promessa cumprindo-se, e isso devia bastar-lhe. Deus tinha, para ele, planos ainda mais excelentes. O desejo maior de Moisés (Ex 33.18) se cumpriria. Ele veria a glória de Deus, face a face, para sempre (34.5-7).

VIDA PARA OS ADORADORES

Moisés continua a recordar ao povo os episódios da longa viagem e lhes narra as circunstâncias em que se deu a doação da lei (4.41-49). Faz uma recapitulação sumariada da mesma (5.1-21) e passa a explicar os objetivos a que se propunha tal legislação que, de modo bem sintético, podem ser expressos assim: “Andareis em todo o caminho que vos manda o SENHOR, vosso Deus, para que vivais, bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir” (5.33). O adorador não vive pela adoração em si. A vida está na obediência a Deus. Já tivemos a oportunidade de ver situações em que adoradores foram consumidos pelo fogo (lições 4 e 9) por não obedecerem à vontade de Deus. Na obediência a Deus, Israel encontraria vida, prosperidade e paz (6.1-3).
Prestemos atenção para o fato de que, no ensino de Jesus à mulher samaritana, não se diz que Deus busque adoração, mas sim, adoradores. E acrescenta: “gente comprometida, consagrada e dedicada a render-lhe adoração”. E mais adiante: “O verdadeiro adorador reconhece que tem de viver prostrado diante do trono de Deus em reconhecimento à grandeza do Rei dos reis e Senhor dos senhores”. Isso traduz e atualiza o discurso de Moisés às margens do Jordão. Ele sabia que Canaã era o lugar que Deus havia preparado para os seus eleitos, para ali o adorarem em santidade e amor. Mas sabia também do risco de contaminação moral e espiritual que correria o povo hebreu, se tão-somente lhe fosse permitido conviver com o paganismo e a imoralidade dos habitantes da região (4.15-19,23; 7.1-7; 8.1-18). Em guardar fidelidade ao Senhor, a comunidade de adoradores encontra vida abundante.

EXCLUSIVIDADE PARA OS ADORADORES

Canaã havia sido separada por herança à descendência de Abraão há mais de 500 anos (Gn 12.1-3). Falhas na conduta e na fé levaram Abraão e sua descendência depois dele a peregrinar e, posteriormente, fixar residência no Egito por longos 400 anos (Gn 15.13; Ex 12.41). Agora, havendo o Senhor conduzido a descendência de Abraão de volta à Canaã, a terra que estava ocupada por muitos povos haveria de ser desocupada. Os hebreus não deveriam fazer alianças com os povos cananeus, porque tais alianças implicariam adotar também as suas práticas, inclusive religiosas (Dt 12.29-32; Ex 34.10-17). Deus esperava de Israel exclusividade no culto, por isso, queria dar-lhe exclusividade na posse da terra.
Para preservar seu povo da corrupção, Deus mesmo limparia a terra (9.3-5) que lhes havia de dar. Em vista disso, o povo deveria servir ao Senhor: “... de todo o teu coração e de toda a tua alma” (10.12). Em Canaã, o povo estaria completamente na dependência de Deus para colher o fruto da terra, visto não haver ali os canais de irrigação que havia no Egito (11.10-17). Por isso, o mais seguro era destruir toda e qualquer possibilidade de desvio doutrinário e corrupção do culto (12.1-3). Assim como Deus havia reservado lugar para habitação do povo de sua eleição, também designaria um lugar para que o povo o adorasse (12.5,13-14). Um lugar central para o culto e uma liturgia previamente determinada pelo próprio Deus seria importante para manter a unidade do povo.

ALEGRIA PARA OS ADORADORES

É detalhe merecedor de nossa atenção: Deus provê alegria para os seus adoradores (12.7,12,18; 14.26; 16.11-15; 26.11; Lv 23;40). Que diferença da situação antiga, sob a servidão no Egito (Ex 2.23-25; 3.7-9; 4.6-14)! Quando estamos na comunhão com o SENHOR, encontramos a mais completa alegria. Não há lugar para tristeza diante do trono. Se houver algum pesar turvando o nosso gozo, a confissão de pecados e a certeza do perdão restauram a alegria (Is 35.10; 51.11). A alegria caracteriza a nação de adoradores, cuja vida é sempre um hino de louvor ao nosso Deus.


 

APLICAÇÕES PARA A VIDA

1. Peçamos a Deus revestimento do Espírito, plenitude dele em nós para que possamos, com alegria, sujeitar-nos a ele e fazer a sua vontade (Gl 5.16,24,25).
 

2. A propósito da atitude que Deus espera de seus adoradores, podemos sintetizar em uma o que Deus esperava de Israel e espera de nós: “Se a adoração não nos impulsionar para maior obediência, ela não é adoração”.
 

3. A alegria do verdadeiro adorador pode e deve ser expressa no culto, seja este privado, seja comunitário, mas sempre de modo racional e com mente renovada (Rm 12.1,2). A renovação da mente, pela obra do Espírito Santo, inclui renovação do conceito de alegria. Israel devia cuidar-se de não apresentar seu culto nos moldes dos rituais cananeus (12.29-32). Nós não devemos apresentar ao Senhor um culto segundo os padrões daqueles que, ao nosso redor, celebram aos deuses da sensualidade, da lascívia e da luxúria. Ordem e decência devem caracterizar nossa adoração (1Co 14.33,40).

 
Voltar para Menu de Estudos para Escola Bíblica
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados