contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Ensino

Três coisas que o Cristão não pode deixar de fazer

 
 

Texto Base: Hebreus 10.25; 5:11-12 ; 12:2-4

Introdução:
Originalmente a carta aos Hebreus, foi destinada aos Judeus que tinham-se convertido ao cristianismo, é por esta razão, as autoridades judaicas começaram a persegui-los de varias formas. Muitos deles estavam tendo seus bens confiscados, outros estavam sendo expulsos impiedosamente do meio de seus familiares que se opunham a fé em Jesus Cristo, e como se não bastasse tamanha crueldade, ainda tinha uma classe de cristãos que estavam perdendo todos os beneficio que um Judeu praticante do judaísmo tinha na sociedade judaica. Estas atrocidades estavam causando em larga escala, uma devastadora queda espiritual na vida dos judeus convertidos a Cristo. Com base neste fato - quero destacar três coisas, que os cristãos hebreus estavam deixando de fazer, e pelo fato deles deixaram de fazer, estavam sendo vencidos pelas perseguições que estavam passando. De forma similar, se nós cristãos hodierno, deixarmos de fazer as mesmas coisas que eles, fatalmente seremos derrotados em nossa vida espiritual.

I. O cristão nunca deve deixar de congregar regularmente.

Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. (Hebreus 10:25)

O grande problema dos destinatários desta carta, e que motivados pelas perseguições, umas das primeiras coisas que “alguns” fizeram, foi deixar de congregar, e o que nos mostra o versículo supracitado. E é exatamente o que esta acontecendo com muitos cristãos atualmente! Quando as lutas chegam, à primeira coisa que tem acontecido com muitos, e o desanimo, e em seguida, o abandono da congregação.

Tenho uma amiga que morra na cidade de São Paulo, que estava uma bênção na presença de Deus, com o passar dos dias, por meio de dialogo com ela, percebi que a mesma já não falava mais de Jesus como era hábito dela. Preocupado, perguntei a ela: Você esta bem? Prontamente ela disse: Não estou, às lutas são muitas, fui perdendo a motivação de ir aos trabalhos que tem semanalmente na igreja, e acabei me desviando do evangelho.

Ao ouvir este triste relato por parte dela... Deixei uma palavra de encorajamento com o objetivo de motivá-la a permanecer firme com Cristo. Mas lamentavelmente, ela disse que naquele momento, ela não tinha força para voltar. Quanto a mim, acabei perdendo o contato com ela, não sei como esta a vida dela neste momento, minha oração e para que ela volte a sentir um ardente amor por Jesus, e fique firme em sua presença independente das circunstâncias.

E prudente de nossa parte, termos sempre em mente que Cristo não disse que a vida do cristão seria um mar de rosas.

"No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (Jo 16.33)

Mesmo já predito por Jesus, que as aflições seriam uma realidade na vida de seus fieis seguidores neste mundo, o que estamos presenciando no meio evangélico, são muitos cristãos deixando de ser assíduos aos cultos de adoração a Deus, as reuniões de orações, aos estudos Bíblicos e a escola Bíblica dominical - e quando lhes e perguntado qual o motivo de tantas ausências nos trabalhos da igreja local em que congregam, a resposta geralmente e uma só, são as lutas.

E bom salientar, que a luz da Palavra de Deus, as provações que passamos, tem seu lado positivo, pois, permanecendo firmes em meio às aflições, damos chance a Deus, de paulatinamente ir realizando a obra em nos, que culminará em plena perfeição, como Tiago relata no três versículos que subsegue.

Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma. (Tg 1:1-3)

Há uma urgente necessidade de perseverarmos em estar na casa do Senhor. Pois as lutas atingem a todos os cristãos (1Pedro 5:9). O fato do cristão decidir deixar de congregar por causa das adversidades, só vai aumentar o grau de dificuldades a ser enfrentado por ele.

Claro que temos ciência que passar por adversidade não e nada agradável. No entanto, saber lidar com ela como a Bíblia ensina, faz com que a gente nunca venha desanimar, e no fim de cada adversidade, percebemos que nós tornamos mais dependente de Deus, mais maduro, mais fortalecido, mais experiente, mais confiante e mais próximo de Deus. Sendo assim, vejo que as aflições da vida, têm contribuído para aproximar-nos cada vez mais para perto de Deus, até Ele levar-nos para céu. Senão, tire sua própria conclusão no versículo seguinte..
 

Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. (Tg 1.12)

II. O cristão nunca deve deixar de adquirir conhecimento Bíblico.

Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir. pois com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente , necessidade alguém que vos ensine, de novo os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido. (Hb 5:11-12)
 

Nesse texto, o escritor anônimo revela que os cristãos judeus eram tardios em ouvir. Então fico me perguntando: Como estariam sempre prontos para ouvir e aprender a palavra de Deus, sendo que a maior parte deles, nem congregava (Hb 10.25).

O texto também revela que muitos deles já deveriam ser mestres pelo tempo de crente que tinham, contudo, muitos estavam com seu conhecimento sobre Deus estacionado, e necessitavam que lhes fosse ensinado de novo, tudo que o cristão aprende quando e novo convertido, por meio do discipulado.
 

Fico pensando como esse problema e tão antigo e ao mesmo tempo tão contemporâneo, e exatamente isto que vem ocorrendo com a vida de muitos cristãos atualmente. São tardios em ouvir a palavra de Deus, e por este motivo, levam uma vida espiritual isenta de êxodo, porque não tem fé.
 

Porque em Romanos 10.17, esta escrito, que a fé e gerada em nossa vida é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Muitos cristãos de diversas denominações já deveriam ser cooperadores na expansão do Reino de Deus neste presente século. Contudo, mesmo já sendo crentes há anos, seus conhecimento e semelhante à de um novo convertido... Porém, isto tem acontecido, pelo fato de ter existir crentes negligentes com sua vida espiritual.
 

E alguns mesmo sabendo de sua grave limitação imposta por ele mesmo, por ser tardio em ouvir a palavra de Deus, quando aparece no templo, querem ensinar aquilo que o mesmo nunca dedicou-se em aprender.
 

Em Romanos 12:7 Paulo diz: “Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino.” No que se diz respeito a estudar a palavra de Deus, precisa ser um ato espontâneo e continuo da nossa parte.

Acerca da palavra de Deus Herbert Hoover disse: "Não existe nenhum livro que tenha tanta variedade como a Bíblia, nenhum que tenha tanta sabedoria concentrada. Quer se trate de lei, negócios, moral, etc., quem busca orientação pode olhar dentro de suas capas e encontrará luz.
 

Abraham Lincoln disse: Estou ultimamente ocupado em ler a Bíblia. Tirai o que puderdes deste livro pelo raciocínio e o resto pela fé, e, vivereis e morrereis um homem melhor.

Em 2 Pedro 3:18 recebemos a orientação para crescermos na graça e no conhecimento. Este foi o grande erro dos crentes hebreus. Não cresceram nem na graça, e muito menos no conhecimento. Este comportamento impossibilitou Deus os usar como mestres no ensino de sua palavra.
 

Outro fato lamentável, e que aqueles que não são zelosos em estudar a palavra de Deus, e praticá-la, sempre cometerá erros, pois Jesus disse:
 

Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus (Mt 22.29)

O profeta Oseías nós faz saber, que a falta de conhecimento bíblico, tem levado muito crentes a serem derrotados (Oseías 4.6)

Entretanto, por meio do Salmo 119:11, fica evidente que os crentes que são diligentes no estudo das escrituras, e que esconde a mesma em seus corações, vivem em plena comunhão com Deus, pois seus corações ficam cheios da Palavra de Deus, que e viva e eficaz (Hebreus 4.12).

Diante destas verdades inquestionáveis, nos que somos dirigidos não pelos padrões de vida deste mundo, com seus conceitos que são contrario a palavra de Deus, devemos primar pelo estudo metódico e sistemático da palavra do Senhor, pois Jesus disse:

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim (Jo 5.39)

III. O cristão nunca deve deixar de seguir o exemplo de Cristo.

Fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas. Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado (Hb 12:2-4).

Para mostrar aos cristãos Judeus que eles deveriam perseverar firmes contra as dificuldades, o escritor anônimo usou o exemplo de Cristo, que renunciou seu trono no céu, a adoração dos anjos, assumiu a forma de homem, e veio viver entre os homens.

No exercício de seu ministério terreno, Ele foi tentado em tudo. (Hb 4.15), porém sem pecar. Enfrentou a fúria de seus opositores, que pretendia matá-lo (Mt 12:14-15). Foi humilhado, maltratado e incompreendido, mas não desistiu de sua missão, foi ate o fim (João 19:30).

Esta mensagem destinada aos cristãos primitivos, continua tendo o mesmo valor para todos os cristãos de hoje, que deve se esforçar em seguir o exemplo de Cristo, pois em tudo Ele foi vencedor. Por isso, um dos mais importantes ensinamentos do escritor, e que todo cristão que quiser seguir o exemplo de Cristo, para ter uma vida vitoriosa, deve olhar sempre na direção certa. (Hb 12.2). E olhar na direção certa, e fixar os olhos em Jesus.

Conclusão:
Precisamos ser frequentes na igreja onde congregamos, só assim, vamos aprender a palavra de Deus, e no tempo certo, Deus nos levantará para fazer tua obra. Seguindo sempre o exemplo de Jesus, que o referencial de vida para todo cristão.

Autor: Antônio Eugênio Fortes Pacifico
Email: antonioefp@gmail.com
Tel: 31- 85579339 / 38491512

Voltar para Ensino e Formação
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados