O PONTO DE PARTIDA É ESTABELECIDO POR DEUS
Os princípios bíblicos são
verdades irrefutáveis da Palavra de Deus. Estão presentes na nossa vida e
se cumprem ainda que não os conheçamos. São sementes de verdade e
conhecimento. Sua aplicação é universal e não está sujeita ao espaço
e ao tempo. Em Gênesis 1:1 lemos que: "No princípio criou Deus os céus
e a terra." Noah Webster define a palavra princípio como: "a
causa, a fonte ou a origem de qualquer coisa; de onde as cousas
procedem".
No momento em que Deus criou os céus e a
terra se estabeleceu o seguinte:
A origem de todas as coisas e todo o
conhecimento científico está concentrado na criação. Romanos 1:19-25;
Salmo 19:1-6; Colossenses 1:16; 2:2-10; Provérbios 8:22-30.
Deus expressa sua natureza em tudo o que
Ele criou, o selo do criador está na criação.
O universo é regulado mediante leis invisíveis
e algumas delas mais tarde se manifestam de forma visível por meio de
expressões simbólicas através da química, da física, da matemática.
Colossenses 1:16
A estrutura da terra e seu meio ambiente
foram projetados para o início e desenvolvimento dos seres vivos. O reino
mineral, o reino vegetal e o reino animal.
Os ecossistemas, suas ligações e
processos estão cuidadosamente ordenados para funcionar harmoniosamente
por si mesmos.
A criação revela a sabedoria, a inteligência
e o conhecimento superior de seu criador.
Os princípios bíblicos que são uma
expressão da natureza de Deus, estão presentes na criação como
verdades fundamentais que vão cumprir-se tal como as leis invisíveis
regulam os fenômenos naturais e os fenômenos sobrenaturais.
Paulo afirma que Cristo
estava no momento da criação e ali Deus colocou um segredo relacionado
com Cristo. Tudo foi criado por Cristo. Tudo que foi criado subsiste por
Cristo. Cristo é a expressão visível de Deus. Conhecê-Lo é encontrar
a fonte de todo o conhecimento, de toda inteligência e sabedoria. Paulo
afirma que todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão em
Cristo e que sua meta é apresentar todo homem aperfeiçoado em Cristo. A
única forma de fazê-lo é descobrindo os traços de caráter da pessoa
de Cristo, descobrindo sua identidade, descobrindo a verdade que há Nele
e ao fazê-lo, o homem encontra sentido global em sua vida em relação à
criação, em relação ao conhecimento, às ciências e às artes, em
relação às demais pessoas, em relação com suas origens como indivíduo
e como nação.
O SIGNIFICADO DE INTEGRAR OS
PRINCÍPIOS DE CARÁTER À ESCOLA CRISTÃ
Quando o cenário da criação
estava terminado, com seus ciclos de auto manutenção, auto sustentação
e em perfeito estado, Deus cria o homem e lhe delega autoridade para que
governe, subjugue e domine a criação. O homem começa a descobrir, a
relacionar, a classificar, a nomear, a diferenciar, a analisar, a
representar, a inter-relacionar tudo o que foi criado com os padrões de
pensamento de Deus. É assim que chegamos ao ponto de realmente poder
descrever os princípios bíblicos como expressão da mente de Deus
colocada na mente do homem.
Com a perda do
relacionamento com Deus, o homem perde também a capacidade de conectar-se
com os padrões de pensamento de Deus para poder cumprir o mandato de
subjugar e dominar a criação. O homem formula suas próprias idéias,
procura interpretar sua existência e a de todas as coisas, criando um
profundo vazio entre a criação, a sabedoria, o conhecimento e o criador.
Falar de
integrar os princípios de caráter na escola é uma tarefa que pode
representar-se da seguinte forma:
Integrar é recuperar,
voltar a, restaurar algo perdido, reclassificar as peças soltas e colocá-las
na ordem devida, segundo Noah Webster. Daí então tem sentido a função
do lar e da escola cristã, ao responderem ao seu chamado de participar da
restauração de todas as coisas. É descobrir Cristo e suas verdades sob
a criação e apresentá-las harmoniosamente aos alunos, para trazê-las a
suas mentes e seus corações, dando a conhecer o segredo de Deus que está
em tudo o que foi criado. Não é incorporar um curso de educação cristã,
é viver o curso da educação cristã. É colocar intencionalmente e sistematicamente
os padrões de pensamento de Deus em forma de pequenas sementes, que ao
inter-relacionar-se com o espírito da criança e com o Espírito Santo
germinam e vão crescendo para produzir frutos que se traduzem em ações
de conduta, para que os homens, vendo nossas boas obras, glorifiquem a
Deus.
INTEGRANDO
OS PRINCÍPIOS DE CARÁTER À EQUIPE. Daniel 12:3
O chamado do mestre. A
Identidade do mestre. O coração do mestre. A mente do mestre. A apresentação
do mestre. A representatividade da autoridade delegada. A recompensa do
mestre. A preparação do mestre. O novo perfil do mestre cristão que
raciocina com os padrões de pensamento de Deus.
Referências bíblicas:
I
Cor. 5:17; Atos 17:28; Ef. 1:4-6; II Cor. 5:21; II Pedro 1:3,4; I Cor.
1:26-30; II Tim. 1:9; II Tes. 1:11; Heb. 3:1,2; II Pedro 1:5-10; Ef.
1:17-23; I Tim. 1:5; I Reis 8:36; II Crônicas 17:7-9; Atos 22:3; Gálatas
4:1,2; João 15:5; Tiago 3:1; Mateus 18:3-6; 5:19; 25:21; Salmo 28:8; I João
2:27.
INTEGRANDO OS PRINCÍPIOS DE
CARÁTER AO CURRÍCULO
O que significa o currículo:
uma pista de corrida (as
disciplinas ou matérias expressadas em um plano geral de estudos), o
caminho estreito e o caminho largo (os objetivos, as atividades de
aprendizagem e a gradação), como correr a corrida com paciência (a
metodologia, as técnicas, os recursos didáticos), como chegar à meta
com a tocha vitoriosa na mão (a avaliação e a análise dos resultados).
Os princípios bíblicos:
são como uma bússola, os valores cristãos são o mapa, os traços de caráter
que se ensinam são as sinalizações que devem ser respeitadas na estrada
e os que se integram à vida de cada indivíduo passam a ser parte do motor
que impulsiona a viver a geração piedosa que Deus está formando para
transformar nossas nações.
Referencias Bíblicas: Heb 11,12; Col.
2:1-8; 1:15-16; Rom. 11:36; I Cor. 3:11; Mat 13:33; 12:35; Prov. 27:17-19;
Atos 17:2 -12; Isaías 1:16-20; Efésios 3:14-19; Mat 16:13-18; Fil.1:1-10;
Rom. 10:17; Mat 7:29. Deut 6, Gên 6-10.
José Castellanos Maldonado
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