|
|
Com uma lista de
perguntas sobre o
tema abordado, você
pode fazer uma
brincadeira de
recapitulação e
assim fixar a sua
aula.
Através de jogos de
relacionamento,
ocorre o aprendizado
de uma forma
divertida e muito
aceitável pelas
crianças.
Cada criança deve
ter a oportunidade
de participar da
brincadeira.
Cada uma deve sentir
a sua aprovação,
através de
oportunidades e
encorajamento. |
|
Jogo da Velha |
|
Material
necessário:
Quadro (conforme ao
lado).
Instruções:
Faz o quadro de jogo
da velha no quadro.
Divide a turma em
duas equipes, uma
representa a bolinha
e a outra o "xis".
Eles escolhem o
número e a
professora lê a
pergunta referente a
lição. Se o aluno
acertar, coloca
símbolo de sua
equipe (bolinha ou
"xis") no espaço
apropriado
(referente ao número
da pergunta que
respondeu)
Exemplo:
1- Quem foi
o construtor
da arca? R:
Noé
O aluno ou
equipe
responde e,
se acertar
tem o
direito de
colocar o
símbolo no
espaço
apropriado.
Quem fizer a
seqüência
primeiro é a
equipe
vencedora e
ganha um
brinde. |
|
|
Batata Quente ou
Bolsinha Quente |
Material
necessário:
Bolsinha com
perguntas sobre a
lição.
Instruções:
Coloque os alunos em
círculo e vai
passando a bolsinha
entre eles. Coloca
uma música de fundo
bem agitada. A
professora fica de
costas para os
alunos e dá uma
pausa na música.
Nesse momento, o
aluno que está com a
bolsinha, tira um
papelzinho e
responde a pergunta
sobre a lição. Se
não souber, paga uma
prenda. |
|
Escalando a Montanha |
Material
necessário:
2 faixas de feltro
marrom, cinza ou
verde.
Com ambas você
deverá formar a
"montanha" no
flanelógrafo.
Cada faixa deve ser
dividida e marcada
em 10 partes iguais.
Será necessário
ainda:
- 2 figuras de
alpinistas, 1 bola
de soprar (bexiga,
balão);
- 1 Alfinete
Instruções:
1. Coloque as duas
faixas no
flanelógrafo em
forma de um "V"
invertido;
2. Divida a classe
em 2 grupos, cada um
representado por um
alpinista;
3. O objetivo de
cada grupo será
chegar primeiro ao
alto e estourar a
bola;
4. As perguntas
serão feitas aos
grupos
alternadamente. Para
cada resposta certa,
o alpinista sobe
mais um espaço
indicado ao lado da
montanha. |
|
Pino Humano |
Material: giz
ou placas de EVA;
lista de perguntas
Instruções:
Esta brincadeira
funciona como um
jogo de tabuleiro,
onde as casas são
riscadas ao chão ou
feitas de placas de
EVA e os pinos do
jogo são as próprias
crianças.
Divida a turma em
duas equipes e
risque um traçado
com umas dez casas
para cada equipe,
paralelamente.
Na primeira casa
fica uma criança,
que andará uma casa
a medida que a sua
equipe responder
corretamente a
pergunta de
recapitulação.
Respostas erradas
fazem retornar uma
casa.
Ganha a equipe que
ultrapassar primeiro
a última casa. |
|
Aquela Pergunta |
Material
necessário:
1 ponto de
interrogação de
isopor, de 2 cm,
forrado atrás com
papel camurça.
O ponto deve ter de
10 a 20 furos
pequenos e redondos
espalhados pela
superfície para
colocação de
rolinhos de papel
com perguntas sobre
a lição.
Outro material
alternativo poderá
ser o emborrachado (E.V.A).
Instruções:
1. Coloque o ponto
de interrogação no
flanelógrafo e em
seus furos coloque
os rolinhos;
2. As crianças virão
à frente, uma de
cada vez, para pegar
um rolinho, abrir,
ler e responder a
pergunta;
3. Se não souber a
resposta coloca o
rolinho de volta no
ponto e perde a vez. |
|
Quem sou eu? |
Material
necessário:
Papel cartão em
forma de seta,
letreiro com nomes
de personagens
bíblicos, letreiros
com características
do personagem.
Instruções:
Cola-se o nome do
personagem na frente
da seta e suas
características no
verso,
ex: Frente A.C.A.B.E
- Verso: Casou com a
filha do rei de
Sidom.
- Deixou sua esposa
introduzir o culto a
Baal
- Era o rei que foi
desafiado pelo
profeta Elias
- Foi morto por uma
flexada
Para cada letra do
nome do personagem,
faz-se uma pergunta.
A disputa pode ser
feita entre duas
crianças ou entre
equipes.
Ganhará aquele que
disser a resposta
certa.
Caso um aluno dê a
resposta errada o
outro ganhará; se
não houver a
resposta certa, é
melhor passar a vez.
A cada passagem de
vez mostra-se uma
nova letra do nome. |