contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Criança

Brincadeiras de Recapitulação

 
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados

 

Com uma lista de perguntas sobre o tema abordado, você pode fazer uma brincadeira de recapitulação e assim fixar a sua aula.

Através de jogos de relacionamento, ocorre o aprendizado de uma forma divertida e muito aceitável pelas crianças.
Cada criança deve ter a oportunidade de participar da brincadeira.

Cada uma deve sentir a sua aprovação, através de oportunidades e encorajamento.


Jogo da Velha

Material necessário:
Quadro (conforme ao lado).
 

Instruções:

Faz o quadro de jogo da velha no quadro. Divide a turma em duas equipes, uma representa a bolinha e a outra o "xis". Eles escolhem o número e a professora lê a pergunta referente a lição. Se o aluno acertar, coloca símbolo de sua equipe (bolinha ou "xis") no espaço apropriado (referente ao número da pergunta que respondeu)

Exemplo:

 

1- Quem foi o construtor da arca? R: Noé

O aluno ou equipe responde e, se acertar tem o direito de colocar o símbolo no espaço apropriado.

 

Quem fizer a seqüência primeiro é a equipe vencedora e ganha um brinde.

 


Batata Quente ou Bolsinha Quente

Material necessário:
Bolsinha com perguntas sobre a lição.
Instruções:

Coloque os alunos em círculo e vai passando a bolsinha entre eles. Coloca uma música de fundo bem agitada. A professora fica de costas para os alunos e dá uma pausa na música. Nesse momento, o aluno que está com a bolsinha, tira um papelzinho e responde a pergunta sobre a lição. Se não souber, paga uma prenda.


Escalando a Montanha

Material necessário:
2 faixas de feltro marrom, cinza ou verde.
Com ambas você deverá formar a "montanha" no flanelógrafo.
Cada faixa deve ser dividida e marcada em 10 partes iguais.
Será necessário ainda:

- 2 figuras de alpinistas, 1 bola de soprar (bexiga, balão);

- 1 Alfinete
Instruções:

1. Coloque as duas faixas no flanelógrafo em forma de um "V" invertido;
2. Divida a classe em 2 grupos, cada um representado por um alpinista;
3. O objetivo de cada grupo será chegar primeiro ao alto e estourar a bola;
4. As perguntas serão feitas aos grupos alternadamente. Para cada resposta certa, o alpinista sobe mais um espaço indicado ao lado da montanha.


Pino Humano

Material: giz ou placas de EVA; lista de perguntas

Instruções:

Esta brincadeira funciona como um jogo de tabuleiro, onde as casas são riscadas ao chão ou feitas de placas de EVA e os pinos do jogo são as próprias crianças.

Divida a turma em duas equipes e risque um traçado com umas dez casas para cada equipe, paralelamente.

Na primeira casa fica uma criança, que andará uma casa a medida que a sua equipe responder corretamente a pergunta de recapitulação. Respostas erradas fazem retornar uma casa.

Ganha a equipe que ultrapassar primeiro a última casa.


Aquela Pergunta

Material necessário:
1 ponto de interrogação de isopor, de 2 cm, forrado atrás com papel camurça.
O ponto deve ter de 10 a 20 furos pequenos e redondos espalhados pela superfície para colocação de rolinhos de papel com perguntas sobre a lição.
Outro material alternativo poderá ser o emborrachado (E.V.A).
Instruções:

1. Coloque o ponto de interrogação no flanelógrafo e em seus furos coloque os rolinhos;
2. As crianças virão à frente, uma de cada vez, para pegar um rolinho, abrir, ler e responder a pergunta;
3. Se não souber a resposta coloca o rolinho de volta no ponto e perde a vez.


Quem sou eu?

Material necessário: Papel cartão em forma de seta, letreiro com nomes de personagens bíblicos, letreiros com características do personagem.
Instruções:
Cola-se o nome do personagem na frente da seta e suas características no verso,
ex: Frente A.C.A.B.E
- Verso: Casou com a filha do rei de Sidom.
- Deixou sua esposa introduzir o culto a Baal
- Era o rei que foi desafiado pelo profeta Elias
- Foi morto por uma flexada
 

Para cada letra do nome do personagem, faz-se uma pergunta.
A disputa pode ser feita entre duas crianças ou entre equipes.
Ganhará aquele que disser a resposta certa.
Caso um aluno dê a resposta errada o outro ganhará; se não houver a resposta certa, é melhor passar a vez.
A cada passagem de vez mostra-se uma nova letra do nome.

Voltar para Espaço do Professor