contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Criança

Teatro de Fantoche

 
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados

 

Material Didático e Técnicas

 

 

Objetivo Maior: Buscar as almas perdidas, levar a palavra de Deus a todos.
 

Importante: Orar sempre e se preparar. Faça o melhor para Jesus !!!

Exercícios para um bom teatro de Fantoche

Preparação Vocal

Ressonância (aumentar a duração do som), soltando o ar...
Trabalhando as vogais: A, E, I, O, U (aberto e fechado)

Dicção - Para trabalhar textos com falas, ter domínio da dicção é fundamental para trabalhar a personagem. E melhor desenvoltura você terá na sua interpretação. Comece com estes exercícios:
Ba, be, bi, bo, bu
La, le, li, lo, lu
Da, de, di, do, du
Psa, pse, psi, pso, psu
Pra, pre, pri, pro, pru
Vra, vre, vri, vro, vru
Bla, ble, bli, blo, blu
Pssa, pssé, pssi, pssó, pssú.
Cra, cre, cri, cro, cru.
Blá, blé, blí, bló, blú.
Pssacrá, passacré, passacrí, passacró, passacrú.
Rosra, rosre, rosri, rosro, rosru.
Tropracrá, tropracré, tropracrí, tropracró, tropracrú.
Sapatoprá, sapatopré, sapatoprí, sapatopró, sapatoprú
Cadeiraplá, cadeiraplé, cadeiraplí, cadeirapló, cadeiraplú

Repita três vezes seguidas estas palavras:
a- TESSALONICENSES
b- PARALELEPÍPEDO
c- OTORRINOLARINGOLOGISTA
d- MISANTROPO
e- ARTAXERXES

Trava-Língua - Exercícios de trava-língua podem parecer brincadeira de criança, mas é um ótimo exercício para melhorar a dicção e a projeção vocal.
Repita cada palavra articulando bem as mesmas, depois repita-as falando rápido por três vezes.
Diga rápido, sem tropeçar na letra e sem errar a palavra:

Maria Mole é Molenga Se não é Molenga, Não é Maria Mole. É coisa Malemolente, nem mala, nem mola Nem Maria, nem mole.
O desinquivicavacador Das caravelarias Desinquivicavacaria As cavidades que deveriam ser Desinquivicavada
A sábia não sabia Que o sábio sabia Que o sábia sabia.
O doce perguntou pro doce Qual é o doce mais doce Que o doce de batata doce.


Trabalhando o Alfabeto - Pronúncia

Para ter uma boa pronúncia!
ALFABETO = PRONÚNCIA
A = aB = BeC = CeD = DeE = eF = ÉfeG = GeH = AgáI = iJ = JotaK = CáL = Éle M = EmeN = EneO = OP = PeQ = Que R = ErreS = EsseT = TeU = uV = VeW = DabliuX = Xisy = IpsulomZ = Zé


Manipulando fantoches de mão


Os fantoches de mão são os mais fáceis de manusear para o manipulador iniciante, pois todos os movimentos resultam da forma como o manipulador movimenta o boneco. Antes de você usar o fantoche, trabalhe primeiramente os movimentos das mãos, dos pulsos e dos dedos. Comece com uma simples pantomima (expressão por meio de gestos). Dominando os movimentos básicos, passe para os mais avançado.

Manipulando bonecos - Para manipular o boneco é só abrir e fechar da boca, vamos estudar alguns exemplos para tornar esse movimento mais eficaz.
a - A cabeça do boneco deve ser mantida levemente inclinada para que a platéia possa ver os olhos do boneco.
b - No ato de falar, os movimentos dos dedos e dos pulsos do manipulador devem coincidir com as palavras do diálogo.
c - Sempre que começar um diálogo termine-o com boca fechada.
d - Ao fazer o boneco dialogar movimente o pulso para ambos os lados para dar movimento ao boneco enquanto este fala.

Manipulando fantoches de varetas - Com os bonecos, você pode colocar varetas e ferrinhos nas mãos. Só que esse tem uma diferença você irá manipular a boca com a outra mão, cruze os ferrinhos em forma de X e entrelace os ferros entre os dedos como se estivesse manuseando pauzinho japonês. Esse método permite que você movimente melhor os braços e faça movimento de bater palmas.

Trabalhando a voz para os fantoches - Colocar uma voz no boneco requer habilidade, siga estas sugestões.
# - Comece usando sua voz normal. Quando estiver seguro experimente usar uma voz diferente.
# - A voz de um fantoche deve combinar com o seu caráter, uma formiga e um elefante não pode ter a mesma voz.
# - Quando houver dois fantoches em cena trabalhe tons contrastantes (tom baixo, alto, grave, agudo.).
# - Desenhos animados são ótimas referências para se buscar tipos diferentes de vozes.
# - Leia pequenos textos e trabalhe-os usando a voz.
# - Para se ter mais segurança na voz e na manipulação, decore um texto.
# - Imite vozes de animais e tente adequar a voz do fantoche.

Dicas para uma boa manipulação
# - Os fantoches devem ser mantidos na posição vertical, não incline os fantoches.
# - Cada movimento deve ter um significado, evite movimentos sem razão.
# - Os fantoches devem entrar por um dos lados do palco, ao menos, que seja um efeito especial (subir de elevador, escada rolante).
# - Quando dois fantoches estiverem em cena devem estar com os olhos no mesmo nível.
# - Os bonecos que não estiverem falando, podem concordar ou discordar, sempre participando da cena, nunca parado e sem movimento.
# - Trabalhe reações e emoções com os bonecos. Observe os movimentos de outros bonecos e maneiras de manipulação.

Como todo seguimento, o teatro de fantoche tem um mundo de opções, você descobrirá com o tempo muitas outras maneiras de fazer teatro de bonecos e adquirirá técnicas para seu desenvolvimento profissional.

Voltar para Espaço do Professor