contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Criança

O Pardal

 

Série Aprendendo com os Bichinhos da Bíblia - Aula 12

 

Base bíblica: Salmos 84:1-4 e Mateus 21:12 a 17

 

Texto para decorar: Com todo o meu ser, canto com alegria ao Deus vivo. Salmo 84:2
 

Objetivos: Que a criança ...
· Desenvolva uma carinho muito especial pela casa do Senhor.
· Aprenda a participar dos cultos ao Senhor no dia do Senhor.
· Seja estimulado a louvar ao Senhor com danças e muita alegria.
· Aprenda a importância de se congregar na célula e no templo.
· Se alegre porque seu canto e louvou agrada ao Senhor.

 

Quebra-gelo: FAÇA O QUE EU FAÇO
Participantes em círculo. O primeiro inventa uma ação - coça a cabeça, estala os dedos, etc. O segundo, repete a ação do primeiro e acrescenta mais uma - tipo imita um carneiro. O terceiro vai repetir o que o 1º e o 2º fizeram e acrescentar mais uma e assim por diante. Coitado do ultimo, tem que lembrar de tudo e ainda fechar com chave de ouro. Quem não lembrar sai do jogo.

 

O Pardal

 

Quem aqui conhece o pardal? Tenho certeza que todos conhecem o pardal, porque é o passarinho mais comum que existe em todas as nações. Eles se adaptam em todos os climas, desde o clima do Mato Grosso de 55 graus até o do gelado sul da Argentina com muitos graus baixo zero (5 até 10).
Eles também se adaptam a áreas urbanas (cidades), bem pertinho do homem. Constroem ninhos (lares) geralmente em colônias, debaixo das telhas das casas, buracos dos edifícios, algumas vezes em semáforos e raramente em árvores. A gente acha pardal em todo lugar!
Mas o que identifica o pardal é a sua alegria! Ele canta todo o dia, fica saltitando e cantando.
Quando se reúne com os outros pardais ao entardecer o barulho alegre da turma é ensurdecedor!
É uma turminha bem agitada e alegre.
No Salmo 84: 1-4 o salmista escreveu “Como eu amo o teu Templo, ó SENHOR Todo-Poderoso!
Como eu gostaria de estar ali! Tenho saudade dos pátios do Templo de Deus, o SENHOR. Com todo o meu ser, canto com alegria ao Deus vivo. Ó SENHOR Todo-Poderoso, meu Rei e meu Deus, perto dos teus altares os pardais constroem o seu ninho, e as andorinhas fazem a sua casa, onde cuidam dos seus filhotes. Felizes são os que moram na tua casa, sempre cantando louvores a ti!”
Com certeza o Salmista via a alegria dos pardais todos os dias cantando dentro do templo, como eles adoravam a Deus, pulando, voando. Ele percebeu que os pardais gostavam de morar dentro do templo, porque ali se sentiam seguros, e porque gostavam de cantar ao Senhor.
Então ele desejou também, igual que o pardal, morar na casa do Senhor e cantar louvores a Ele.
Quando passava uma semana ele ficava com saudades do Templo, do culto, da adoração, da pregação da Palavra do Senhor, das ofertas, de se encontrar com os irmãos para cantar.
 

· E você gosta de ir ao templo nos domingos adorar ao Senhor?
· Você sabe como adoramos ao Senhor no templo? (deixe eles responderem)
 

1) Escutando a Pregação da Palavra de Deus (Figura 1 e 2). O Pastor ou professores nos ensinam os princípios da Palavra de Deus todas a semanas!
 

2) Ofertando ao Senhor (Figura 3). Esta é uma maneira muito importante de adorar ao Senhor, com o nosso dinheiro.
 

3) Falando com o Senhor. (Figura 4) Em oração dizendo ao Senhor quanto o amamos e orando por outras pessoas!
 

4) Louvando ao Senhor com cânticos e danças! (Figura 5) Cantando ao Senhor com muita alegria!
 

Leia Mateus 21. 14 a 16 “Cegos e coxos iam encontrar Jesus no pátio do Templo, e ele os curava.
Os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei ficaram zangados quando viram as coisas maravilhosas que ele fazia e ouviram as crianças gritando no pátio do Templo: - Hosana ao Filho de Davi! E eles disseram a Jesus: - Você está ouvindo o que estão dizendo? Jesus respondeu: - Claro que sim! Será que vocês nunca leram a passagem das Escrituras Sagradas que diz: "Deus ensinou as crianças e as criancinhas a oferecerem o louvor perfeito?” Jesus ama a adoração das crianças.
Algumas pessoas que não gostavam de Jesus tentavam calar os pequenos. As crianças se assustaram e ficaram quietas. Olharam para o Senhor Jesus. Quem sabe, Ele também iria chamar a atenção. Mas o Senhor olhando-as com amor e com um sorriso disse: Eu estou escutando o que me dizem estas crianças e estou gostando muito. Você nunca leu em sua Bíblia que “Deus ensinou as crianças e as criancinhas a oferecerem o louvor perfeito?". Aquelas pessoas não puderam dizer nada. O que Jesus havia dito estava certo e eles o sabiam muito bem. Deus queria escutar as crianças louvando a Seu Filho, o Senhor Jesus. O que essas crianças faziam era perfeito e maravilhoso diante d'Ele. Jesus olhava com amor para as crianças. Sorria para elas e dava-lhes a mão. Foi maravilhoso para elas estar perto de Jesus e saber que Ele gostava de seu louvor.

 

Hora de Conversar:
· Como você adora ao Senhor no templo?
· Você é como o pardal que ama estar no Templo do Senhor para adorá-lo?
· Você canta ao Senhor com alegria? Bate palmas, dança?
· Como você se comporta na hora do louvor?

 

Atividade: Cantos de louvor com instrumentos rítmicos
Objetivo – Esta atividade ajudará as crianças a sentir alegria em seu louvor ao Senhor.
 

Dizer: Hoje também nós queremos louvar ao Senhor cantando. Vamos louvar usando alguns instrumentos que fiz. Distribuir os instrumentos. Vamos cantar melodias que vocês conhecem.
 

Vamos cantar — Sugerir uma das canções de louvor que as crianças cantam com os outros no culto da igreja, cuja letra seja fácil de entender. Não importa se as crianças não se lembram de toda a letra. O líder pode cantar com alegria os louvores e deixar que as crianças expressem seu entusiasmo com os instrumentos. Pode colocar o cd da célula com os louvores e acompanhar cantando e tocando os instrumentos Não tem problema se não seguem o ritmo corretamente ou se estão prestando muita atenção aos instrumentos ou se esquecem de cantar. Dar oportunidade para que cada criança tenha um instrumento durante um tempo. O importante é que as crianças desfrutem o máximo possível desta atividade, ao participar de um ambiente de gozo e alegria no louvor cantando ao Senhor.
Enquanto cantam, permitir às crianças ao compasso da música, bater as mãos, levantar os braços e dançar ou fazer qualquer movimento que contribua para um ambiente alegre.
 

Nota: Para os instrumentos rítmicos, é importante que cada criança tenha um instrumento. Por isso será preciso fazer uma quantidade de instrumentos de acordo com o tamanho da turma. Alguns instrumentos vão ser mais populares que outros e o líder terá que impor certas regras e ajudar a trocar. Você poderia propor as crianças se reunirem no domingo e levar os instrumentos. Estes instrumentos podem ser usados no próximo domingo para acompanhar o momento de louvor (falar com o ministro de Louvor que num louvor as crianças acompanharão com os seus instrumentos).

 

Exemplos de Instrumentos (para o líder)

Conseguir latas pequenas com tampas do tipo que fecha com pressão (as de fermento em pó são idéias, ou latas de refrigerante).

Colocar algumas pedrinhas dentro e fechar bem.

   
Conseguir dois pedaços de pau de cabo de uns 20 cm de comprimento cada um. A criança bate para conseguir som de um “toc- toc”.
   
Fazer tambores com latas de leite em pó ou com panelas.


O líder pode inventar muitos instrumentos (tenha cuidado de não utilizar nada que machuque as crianças). Se elas tiverem algum instrumento em casa poderão levar no Domingo.

 

Figuras para a ministração: (clique para ampliar e imprimir)

 

Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar
Fig. 01 Fig. 02 Fig. 03 Fig. 04 Fig. 05

 

Que a célula seja muito ungida!!!
Pastora Gabriela Pache de Fiúza

Voltar para Espaço do Professor
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados