INTRODUÇÃO:
Amados, antes de tentarmos
compreender a criança que
estará diante de nós a cada
Domingo, é conveniente
fazermos uma reflexão sobre
o nosso papel de obreiros do
Senhor, trabalhando em sua
seara. Devemos lembrar que
temos em nossas mãos a
responsabilidade de
apresentar o nosso Deus vivo
à estes pequeninos seres
que, fisicamente,
psicologicamente e
espiritualmente são tão
carentes d’Ele e não sabem.
Mostrar estes aspectos ainda
que rapidamente, é o que nos
propomos neste trabalho.
I
– A CRIANÇA FISICAMENTE:
1 – BERÇÁRIO:
( zero à 3 anos )
Ao nascer a criança já pode
fazer vários movimentos e
enfrenta a 3 grandes
trabalhos:
- Enfocar os olhos
- Aprender a andar
- Aprender a falar
●
Pode parecer que não há
trabalho para o obreiro do
Senhor nesta fase, mas eu
afirmo: existe sim!
● Primeiro passo é procurar
conhecê-los melhor e a seus
pais também!
● As crianças do Rol de
Berço crescem rapidamente.
● Seus músculos exigem ação
e por isso são turbulentos.
● Elas falam pouco, mas,
entendem quase tudo.
● Tenha paciência e calma.
● Use brinquedos fortes,
grandes e leves.
● Dê-lhes atenção e não
fique zangada.
● Cante corinhos com gestos
e providencie para que a sua
sala seja a mais confortável
possível.
2 – JARDIM DE INFÂNCIA:
( 04 à 06 anos )
● Crescem rápido, tem maior
controle motor.
● São ativas e cansam-se
facilmente.
● Não conte histórias
demoradas, não use palavras
difíceis e não faça
perguntas que exijam que ela
se lembre.
● Alterne atividades calmas
com atividades de movimento
procure ter uma sala
equipamento adequado e
material apropriado para
trabalhinhos.
● Tenha farmacinha de
emergência.
3 – PRIMÁRIOS:
( 07 à 09 anos )
● Têm responsabilidade
vibrante e curiosa.
● Cada idade desta faixa
etária têm suas próprias
características mas apesar
de não serem iguais, há
traços comuns entre elas.
● Nesta idade descobrem a
escola secular os seus
encantos e por saberem fazer
comparações a Rede de
Crianças pode ficar em
segundo plano se o professor
da mesma não levar a sério o
seu trabalho, não dê tempo a
eles de ficarem sem nada
para ver, ouvir ou
participar.
● Use amplamente recursos
visuais.
4 – JUNIORES:
(10 à 12 anos )
● Trabalhar com essa faixa
etária não é fácil.
● Mas é muito gratificante.
● Os juniores não são mais
crianças mas não podem ser
considerado jovens.
● Sentem necessidade de
serem liderados por alguém
que os compreenda e os ajude
a conhecerem a si mesmos.
● O professo de juniores
deve ter um programa ativo.
● Evite fique sentados por
muito tempo na mesma
posição, evite louvores que
pareçam infantis, crie
suspense ao arrumar seu
material para a aula e dê
trabalhos atrativos e úteis
para eles fazerem.
● Evite classe mista, se
possível.
5 – ADOLESCENTES:
( 13 à 16 anos )
● Procure conhecê-los dentro
e fora da Rede de Crianças.
● Tente identificar-se com
eles.
● São desajeitados e muito
críticos.
● Na tentativa de se
adaptarem aos dois mundos
existentes ( o seu,
interior, e o outro,
exterior ) entram em
conflitos .
● Apesar de seu
desenvolvimento rápido,
podem estar bem dispostos
num dia e no outro não
querem fazer absolutamente
nada.
● Varie seus métodos de
ensino e faça com que eles
participem ativamente da
aula. Nunca dê-lhes
atividades sem explicar-lhes
o seu objetivo.
● Evite classes mistas ( as
moças desenvolvem-se mais
cedo que os rapazes ).
II
– A CRIANÇA
PSICOLOGICAMENTE:
1 – BERÇÁRIO:
( zero à 3 anos )
● São sensíveis, precisam de
atenção, sendo ou muito boas
ou rebeldes demais.
● Evite incidentes que
possam ficar gravados em sua
memória.
● Não deixe que ela se sinta
coagida.
● Dê-lhe segurança e amor.
● Procure não faltar.
● Não gostam de serem
mandadas mas fazem coisas
que você sugerir.
2 – JARDIM DA INFÂNCIA:
( 04 à 06 anos )
● Gostam de brincar em
conjunto mas têm tendência a
destruir coisas.
● São egoístas, desejam
aprovação dos outros e dos
adultos.
● Não grite com elas.
● Já controlam o choro
apesar de serem explosivos.
● Gostam de ajudar, são
bondosos, mas também são
teimosos e medrosas.
● Evite histórias que tenham
suspense negativo.
3 – PRIMÁRIOS:
( 07 à 09 anos )
● São comunicativos,
necessitam de companhia
respeitam autoridade e são
cooperadores.
● Têm muito “Fogo de Palha”.
● Não espere muito por eles.
● Ensine obediência através
de sugestões com amor, e
nunca dando ordens.
● Ensine o valor de
competir, incentivando-os
cooperando para o bom
andamento da classe.
4 – JUNIORES:
( 10 à 12 anos )
● Têm boa memória, lêem
muito, sentem necessidade de
segurança.
● Gostam de organizar grupos
do mesmo sexo.
● As meninas pensam mais em
namoro, adoram heróis e são
perfeccionistas.
● São instáveis
emocionalmente, sensíveis ao
desprezo, falta de amor ou
hipocrisia.
● Promova passeios para a
classe, ajude-os na formação
de bons hábitos de leitura.
● Seja amigo constante e
sincero
● Evite abraços ou outros
gestos pois eles não gostam.
● Ame-os com o coração e não
com gestos carinhosos.
5 – ADOLESCENTES:
( 13 à 16 anos )
● Estão sempre em busca de
novidades.
● Muitos curiosos quanto a
sexo e drogas.
● Querem ser adultos,
independentemente e
pertencer a comunidade.
● Fica encabulado com
facilidade e têm consciência
de seus problemas.
● Têm interesse pelo sexo
oposto, mas seus sentimentos
são inconstantes.
● Providencie preletores
cristãos para falar sobre
sexo e drogas.
● Conduza seus pensamentos
em direção a Cristo.
● Providencie reuniões
Sociais Mistas.
III
– A CRIANÇA ESPIRITUALMENTE:
1
– BERÇÁRIO: (
zero à 3 anos )
● Têm sede de conhecer a
Deus vivo e atuante.
● Têm a capacidade para
entender e experimentar o
amor de Deus, ouvidos, vendo
e experimentando.
● Gostam de orar e dizer
palavras simples para Deus,
agradecendo por tudo.
● Tentam cantarolar os
corinhos durante a semana.
● Desafina, inventa palavras
mas canta com alegria.
● Gostam de ouvir sobre a
criação ensinar-lhe que Deus
criou o seu corpo.
● Evite expressões abstratas
porque elas levam a sério.
2 – JARDIM DA INFÂNCIA:
( 04 à 06 anos )
● Pensa em Deus de um modo
pessoal e consegue dar-lhe
verdadeiro louvor.
● Ensine-a a orar de maneira
pessoal com o senhor.
● Diga-lhe muitas vezes que
Deus odeia o pecado.
● Tem curiosidade sobre a
morte.
● Acredita nos adultos e
está pronta a ouvir de
Cristo.
● É a época propícia para
apelo.
3 - PRIMÁRIO:
( 07 à 09 anos )
● São impacientes e não
gostam de histórias em
capítulos que duram muito
tempo ou que sejam em
seguida.
● Gosta da Escola Dominical
e têm fé em Deus.
● Já entendem que Cristo as
comprou com seu sangue e que
pertencem a Jesus, querendo
trabalhar para ele.
● Ensina-lhes a pedir a Deus
a solução de qualquer
problema.
● Ajude-os a conhecer Jesus,
o melhor amigo.
● Dê-lhes trabalhos
práticos. Distribuição de
folhetos, ligações
telefônicas para amigos não
crentes, participação de
corais, jograis, teatro e
etc...
4 - JUNIORES:
( 10 à 12 anos )
● Reconhecem o pecado como
algo que desagrada a Deus e
a si mesmo.
● Têm fome de Deus.
● Sua fé é simples e a sua
cabeça está cheia de dúvidas
sobre a Bíblia.
● Gostam de encontrar
respostas por si mesmos na
Bíblia.
● Compreendemos melhor os
simbolismos.
● Querem Cristo como
Salvador e Senhor.
● Explique-lhes o valor do
sangue de Cristo.
● “Se confessarmos os nossos
pecados , ele é fiel e justo
para perdoar os nossos
pecados e nos purificar de
toda injustiça.” I João
01:09
● Desafie-os a orar, fazendo
pedidos específicos e pela
resposta de Deus, vão saber
a realidade divina e a sua
atuação hoje na vida diária.
● Ofereça-lhes as
ferramentas próprias para
descobrir na Bíblia as
soluções para seus
problemas.
● Leve-os aos pés do Senhor
e ajude-os a entender a
importância de colocar a
Cristo como líder de suas
vidas.
5 - ADOLESCENTES:
( 13 à 16 anos )
● Estão prontos para
salvação. Pode levá-los a
Cristo sem receio.
● Ajude-os no seu
crescimento Cristão: valor
da oração, hora devocional,
estudos Bíblicos, etc.
● Aplique-as verdades
Bíblicas à vida de cada
aluno, pois eles têm muitas
dúvidas sobre o
cristianismo.
● Dê-lhes oportunidade para
fazerem perguntas e responde
sempre apontando princípios
Bíblicos.
● Treine-os e descubra suas
aptidões para trabalhos da
igreja.
|