contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Estudos Infantis

Os Dois Fundamentos - A Casa na Rocha

 
 

Princípio da Lição: Quando escuto e faço a vontade de Jesus, sou como homem sábio que construiu que construiu sua casa num fundamento forte e seguro.

 

Base Bíblica: Lucas 6:46-49

Texto Chave: Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Mateus 7:24

 

Objetivos: Que a criança possa...

Definir o que é uma parábola.
Comparar as duas pessoas da parábola, dando exemplo de cada uma.
Explicar sobre que fundamentos está edificando a sua vida.

Quebra gelo: HÁ! HÁ!
Preparação: As crianças sentam-se em círculos escolhendo-se uma para começar.
Desenvolvimento: Ao sinal de início, o jogador escolhido exclama: “Há!” ao que o seguinte completa: “Há!, Há!”, cabendo ao terceiro falar: “Há!, Há!, Há!” e assim por diante. Antes mesmo de se completar a volta inteira do círculo, o grupo estará com muita vontade de rir, mas não poderá
fazê-lo, pois quem ri paga prenda, vencendo ao cabo de alguns minutos, quem conseguir manter-se sério.

Ministração: Os dois fundamentos - A casa sobre a rocha

Muitas vezes Jesus contou histórias com ensinos escondidos. Durante as próximas células aprenderemos histórias imaginárias, com personagens e situações da vida real. Jesus usou estas histórias, chamadas de parábolas para ensinar princípios muito importantes para nós. Estas parábolas estão contidas na palavra de Deus, a Bíblia.
Às vezes as parábolas tinham um significado que os discípulos e pessoas não conseguiam entender, então Jesus lhes explicava. Vejamos a primeira parábola:
Quem já viu uma casa em construção? Certamente todos nós. Mas, quem já viu bem de perto, parou para ver, o trabalho que os homens fazem quando estão construindo uma casa ou um prédio? (deixe as crianças responderem . Dê tempo, não as apresse).
Que ferramentas os homens usam? (se puder mostre algumas delas.)
Eles limpam o terreno, aplainam, marcam os seus limites e começam a construir os alicerces ou as suas fundações. À s vezes usam muito concreto e ferro apropriado, para que fique uma construção bem sólida.
Certa vez, quando Jesus estava ensinando as pessoas, Ele lhes contou uma historia sobre dois homens que construíram as suas casas. Vejamos Mateus 7:24-29
Havia uma vez um homem prudente, (mostre a figura 1) um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha. Ele cavou uma vala profunda e fez o alicerce bem sólido. Era um terreno bem firme e a casa foi sendo construída de uma forma muito segura, até ficar pronta. Porém, veio uma
tempestade muito forte. (mostrar figura 3), O vento fazia, uh...uh... uh, os relâmpagos brilhavam no céu, os trovões faziam tremer, e a chuva caia fortemente. Os rios foram enchendo, enchendo e transbordaram. E a água bateu contra aquela casa, mas, nada aconteceu com ela, porque foi construída sobre uma rocha. (Figura 2)
Mas havia outro homem, que não era prudente, ele era um tolo (Figura 4). Ele construiu sua casa sobre a areia, sem alicerces. Então veio a chuva (mostrar figura 3), e cresceram os rios e sopraram os ventos contra a casa. E a casa caiu – Booom - porque estava construída sobre a areia. Foi um desastre, uma grande perda! (Figura 5)
O que Jesus quer nos ensinar com esta parábola? Vejamos novamente em Lucas 6:46-49.
O homem prudente é semelhante a que tipo de pessoa? (deixe as crianças responder) Sim a aquela pessoa que ouve a palavra de Deus e a pratica e obedece. É uma criança obediente.
E o homem tolo que construiu sua casa na areia é semelhante a que tipo de pessoa? (deixe as crianças responder) Sim, é semelhante a alguém que ouve a palavra de Deus e não obedece, é aquela criança teimosa, desobediente, que não segue os princípios da palavra de Deus, que faz o que quer.
O que acontece com a criança que obedece a palavra de Deus segundo esta parábola?
E o que acontece com as pessoas ou crianças que não obedecem à palavra de Deus?
Agora vocês vão dar dez características de casas, de lares, firmados na rocha que é Jesus. (Deixe as crianças responder)
Exemplos:
· Os familiares se amam
· Há perdão
· Todos ajudam com as tarefas de casa.
· Oram juntos
· Todos lêem a Bíblia
· Vão à igreja
· Etc
 

E agora me digam 10 características de lares construídos sobre a areia:
· Se falam palavrões
· Ninguém ajuda em casa, esta toda desordenada
· As crianças são desobedientes
· Há brigas
· A tv fica ligada todo o dia em programas que não agradam a Deus
· Ninguém se preocupa com o outro.
· Etc....
 

Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar
figura 01 figura 02 figura 03 figura 04 figura 05

 

Hora de Conversar:

Você tem sido como o homem sábio na sua casa? Ou como o homem tolo? Porque? (Deixe as crianças responder)
Você quer se arrepender e pedir ao Senhor um coração obediente a sua Palavra? Então oremos.

 

Líder: Faça uma oração de arrependimento para ser repetida e ministre sobre cada criança um coração obediente e submisso à Palavra de Deus.
 
Atividades:

Pra os menores tem uma folha pra colorir.

Pra os maiores você pode propor dividir a célula em dois e fazer teatros, um grupo um lar edificado na rocha e o outro faz um lar edificado na areia, oriente também a fazer cada uma com um final de acordo com os tipos de casa.

Clique para ampliar

 
Voltar para Estudos de Células Infantis  
Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados