contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Mudança de Sorte - Festa de Purim - Parte 3

 

Estudo de Célula para Crianças n° 271

Publicado em 22/02/10

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:


Princípio Bíblico: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)

 

Mensagem: Você sabe para quê você nasceu? Qual é o propósito da sua vida? Você nasceu para a glória de Deus, e o propósito da sua vida é fazer a glória de Deus brilhar nesta Terra. Que privilégio enorme você tem! Deus fez você nascer nesta Terra para ser o Seu representante legal aqui, para carregar a vida d'Ele aqui.

Muitas vezes, nos jornais, ouvimos falar de embaixadores. Cada país tem os seus embaixadores. Você sabe o que é isso? O embaixador ou a embaixatriz, é a pessoa que exerce o cargo mais alto na carreira diplomática, é o representante legal do governo diante de outra nação, é como um mensageiro, que representa o seu país, o seu presidente. E é isso que nós somos aqui na Terra: Embaixadores de Deus, representantes da nossa pátria celeste, o céu, aqui neste Planeta chamado Terra. Somos os mensageiros de Deus, levamos a Sua mensagem aonde quer que estejamos.

Mas um embaixador não pode ser uma pessoa qualquer, sem estudo, sem conhecimento, de aparência desleixada. Um embaixador é alguém que se preparou para assumir esse papel, que estudou muito, fala outras línguas, tem um comportamento digno e uma boa apresentação, boa aparência.

Da mesma forma, para sermos embaixadores de Deus não podemos andar de qualquer jeito. Você acha que o Criador do Universo, o Senhor dos senhores, o Grande eu Sou, pode ser representado por alguém que vive derrotado, que vive mal, que nunca tem uma palavra boa? Como uma pessoa assim pode representar Alguém que é Maravilhoso, Bom, Amável, Doce, como o nosso Deus?

É claro que existem momentos difíceis na vida de todo mundo. Nem sempre as coisas estão bem, nem sempre tudo dá certo. Existe dia que nós estamos de mau humor, enfermos, chateados, não estamos com vontade de rir nem de falar, não é mesmo? Você já passou por dias assim?

Mas existe uma palavra de Deus para nós, que está lá em Romanos 8:28, que todas as coisas (e todas as coisas são todas as coisas, mesmo as ruins, viu?) contribuem para o nosso bem. O que é isso? Que mesmo as coisas ruins, os momentos ruins, nos ajudarão, se amarmos a Deus, a sermos melhores, a termos uma vida melhor, por que elas vão nos ensinar a andar da forma correta.

A história de Ester nos mostra que, mesmo quando as coisas estão ruins, se nós crermos e tomarmos as decisões corretas, Deus vai mudar as circunstâncias, Ele vai mudar a história e a nossa sorte será outra.

Já vimos que o inimigo, o diabo, sempre vai trabalhar para que a nossa sorte, a nossa vida não mude, fique sempre assim, sem graça, ruim, cheia de dificuldades, nos levando a pensar que não tem jeito, que as promessas de Deus são bobagem. Mas, se nós quisermos e buscarmos, tivermos coragem de levantar a cabeça e tomar as atitudes corretas, as coisas vão mudar.

O que Mardoqueu fez? Primeiro ele teve visão. Quando ouviu falar que o rei estava procurando uma rainha, olhou para Ester e viu que ela podia ganhar esse lugar. Quem era aquela moça? Era uma escrava. Que sorte estava determinada para ela? Seria sempre escrava. Mas Mardoqueu viu que algo poderia mudar. Depois da visão, teve iniciativa, foi lá e a inscreveu no concurso. Não basta só querer, é preciso dar o primeiro passo. E depois disso, é preciso acreditar que é possível.

E aí, o que acontece? O Senhor fará, diante de nossos olhos, o que está escrito em Deuteronômio 28:7 “O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.” Foi isso que Ele fez com Hamã. Quem era Hamã? Era o homem de confiança do rei, o todo poderoso, e todo mundo tinha que se inclinar diante dele. E Mardoqueu? Era um ninguém.

Mas Deus mostrou ao rei a fidelidade de Mardoqueu e o coração mau Hamã. Aha! O diabo tropeçou na pessoa errada. E o rei, tendo os seus olhos abertos para as maldades daquele homem, que ele considerava seu amigo, e por amor a Ester, pois o Senhor a fez encontrar graça diante do rei, mudou o decreto de morte que havia sobre o povo judeu.

O que aconteceu depois? Uma grande festa celebrou aquela vitória. Um grande banquete comemorou a mudança de sorte. Que tal começar a celebrar as mudanças de Deus na Sua vida? Se nós quisermos e se deixarmos, Ele vai mudar a nossa vida para melhor; nossa família vai ter um relacionamento muito melhor, amém? Na nossa casa haverá paz, alegria, prosperidade, saúde. Você crê? Eu creio e eu sei que nós viveremos os melhores dias das nossas vidas.

Crianças, o Senhor já deu a vocês a salvação, Jesus já morreu na Cruz para que todas vocês, independente da idade, do sexo ou do que quer que seja, possam ter uma vida excelente, para que, cada uma de vocês seja, nesta Terra um mensageiro do Seu amor. Mesmo que, às vezes, as coisas não pareçam muito boas, não sejam muito fáceis, mesmo ainda que os seus olhos físicos não vejam as promessas cumpridas na sua vida ou na sua família, ainda assim creiam que o Senhor tem a vida de vocês na palma da Sua mão e o seu futuro está escrito por Ele. Ele já mudou a sua sorte, amém?

Levante a cabeça, dê um grande sorriso e olhe para frente. O Grande Eu sou, o Eterno, te toma pela tua mão direita e te conduz pelo caminho da vitória e da conquista.

FELIZ FESTA DE PURIM!

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados