contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Uma Geração que faz Deus sorrir

 

Estudo de Célula para Crianças n° 270

Publicado em 16/02/10

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:


Princípio Bíblico: “Porque o Senhor se agrada do Seu povo.” (Salmo 149:4)

 

Mensagem: Estamos em um Tempo de Consolidação das Gerações. Mas, para consolidarmos alguém, primeiro precisamos estar consolidados. Precisamos saber quem somos e qual a nossa chamada, para quem, verdadeiramente, vivemos e para quem existimos.

Quantas vezes nos perguntamos: Por que existimos? Por que nascemos? Qual o propósito da nossa vida? Apocalipse 4:11b diz: “... porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas”. Portanto, toda vida que existe nesta Terra foi criada por Deus, por Sua vontade e para Ele mesmo tudo foi criado.

Mas, com que propósito? Efésios 1:4 a 6 nos responde isso, quando diz que “fomos predestinados para filhos de adoção por Jesus Cristo, para Ele mesmo, segundo a Sua vontade, para louvor e glória da Sua graça e, através dessa graça, nos fez agradáveis a Ele mesmo em Jesus”. Fomos criados para sermos agradáveis a Deus, para dar-Lhe prazer, para fazê-lo sorrir. O sorriso de Deus deve ser o objetivo da nossa vida.

Descobrimos qual o propósito da nossa vida. E como vamos cumpri-lo? Passamos a vida inteira tentando agradar aos outros. Muitas vezes, até mesmo fazendo coisas que não gostamos, nas quais não vemos nenhuma graça ou até mesmo detestamos. Mas queremos que os outros gostem de nós, por isso nos submetemos. Se agradar um ser humano já é tão difícil, que dirá agradar o coração de Deus! Esse é, muitas vezes, o nosso pensamento. Mas Efésios 5:10 nos responde: Aprovando o que é agradável ao Senhor.

Nós agradamos a Deus e O fazemos sorrir com a nossa vida quando aprovamos, quando vivemos, quando fazemos o que é agradável a Ele, quando andamos em obediência a Sua palavra. Essa é a forma, esse é o caminho, e nele não há desvios. É sim, sim e não, não. Não há meio termo, não há mais ou menos, não há jeitinho brasileiro. E este é o grande problema. Nós nos acostumamos a dar um jeitinho, a dar uma “arrumadinha” nas coisas, a mascarar algumas outras. Isso não é agradável a Deus.

O que consolida uma geração é uma vida agradável a Deus, uma vida derramada no altar, transparente e transbordante da vida do Pai. Trabalhamos por uma multidão, mas não uma multidão qualquer. Queremos uma multidão de filhos que amem a Deus, que sejam santos, que façam diferença nesta Terra. E o que vai conquistar e consolidar essa multidão, pela qual tão arduamente trabalhamos, é a vida que nós temos, não o nosso discurso. Quem somos fala mais alto do que aquilo que falamos que somos.

Uma vida que agrada a Deus e O faz sorrir é aquela que O ama acima de todas as coisas, que O tem em primeiro lugar, que busca intimidade, relacionamento com Ele (Oséias 6:6). Jesus disse que esse é o maior mandamento (Mateus 22:37, 38).

Para agradar a Deus, precisamos confiar nEle. É muito difícil caminhar com alguém em quem não confiamos, da mesma forma que é altamente improdutivo caminhar com alguém que não confia na nossa palavra. A confiança é requisito básico para qualquer relacionamento. Hebreus 11:6 diz que a fé, a confiança, é imprescindível para agradar a Deus, pois como vamos nos aproximar dEle sem crer que Ele existe? Confiar nEle é saber que Ele sabe o que é melhor para a nossa vida, e por isso vamos descansar na Sua palavra. E isso fala, também, de obedecermos incondicionalmente ao que Ele nos manda fazer, com alegria, como Davi diz no Salmo 100:2: “Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a Ele com cânticos”. E essa é, também, outra forma de agradar a Deus e fazê-lO sorrir: louvando e dando graças.

Todos nós gostamos de receber elogios sinceros. Essa é uma sensação muito boa. Deus também gosta. Hebreus 13:15,16 fala de oferecermos sempre sacrifícios de louvor, jamais nos esquecendo de todos os benefícios que Ele nos tem feito. E no Salmo 116:12, Davi pergunta: “Que darei eu a ti, por todos os teus benefícios?”

Você já fez, alguma vez, essa pergunta a Deus? Você já viu o sorriso que surge no rosto de uma pessoa quando ela recebe uma palavra boa, um elogio, um agradecimento, um reconhecimento verdadeiro? Agora, imagine o sorriso que se estampa no rosto de Deus quando você Lhe oferece louvores, quando você Lhe apresenta uma vida de dedicação verdadeira a sua total confiança, um coração rendido na Sua presença, cuja boca não para de derramar palavras de gratidão e alegria por pertencer a Ele?

Deus nos comissionou para uma obra: levantar uma geração para alegrar o Seu coração, uma geração para fazer Deus sorrir. Essa geração não tem idade, nem sexo, nem raça, nem denominação. É uma multidão de filhos legítimos, consolidados no amor do Pai, que traz gozo Àquele que os criou a Sua imagem e a Sua semelhança.

Mas essa geração precisa de um líder que crê na sua chamada, crê na promessa e se alegra por fazer parte do sonho de Deus para este tempo. A tarefa é grandiosa, tem lutas, lágrimas... Em muitos momentos, a desistência bate à porta, mas também tem muita vitória, muito riso, muito prazer, pois Aquele que nos chamou é o mesmo que nos capacita. Você é esse líder? Então seja bem-vindo à geração que coloca um sorriso no rosto de Deus.

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados