contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Festa das Luzes - Parte 2

 

Estudo de Célula para Crianças n° 261

Publicado em 14/12/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:


Princípio Bíblico: “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” João 8:12
 

Mensagem: Agora já conhecemos a origem da Festa de Chanuká, ou Festa das Luzes, ou Festa da Dedicação.

Vamos, então, conversar esses dias sobre duas coisas muito importantes que essa Festa vem nos ensinar: Primeiro, que milagre existe. Outro dia, vi, na televisão, uma pergunta: Você acredita em milagre? E eu pensei, na mesma hora: SIM! Eu acredito em milagre, pois sirvo a um Deus de milagres.

Chanuká fala de dois milagres: O primeiro foi a vitória de um pequeno exército de homens, que não eram homens de guerra, mas homens simples, que amavam e serviam a Deus e não aceitavam que as coisas estabelecidas pelo seu Deus fossem contaminadas. Isso lhes deu força e coragem para lutar, mas não foi fácil. Muitos morreram, outros ficaram feridos, passaram fome, frio, mas não desistiram. O exército do imperador era forte, muito bem treinado, possuía armas, era muito grande, mas não tinha ao Senhor.

Aos olhos dos homens, aquela era uma guerra perdida. Mas é quando tudo parece perdido, quando já não há mais esperança, que o milagre de Deus acontece. E a vitória daquele pequeno exército mostrou a todos que Deus não nos abandona nunca e que, se estamos em obediência a Ele, Ele mesmo moverá o Seu braço a nosso favor, pois Ele é Jeová Nissi, a nossa bandeira de vitória. Que fantástico, maravilhoso e tremendo Deus nós temos!

E o segundo milagre?

O milagre da multiplicação do óleo. Esse, nós podemos dizer que foi mais espetacular do que o primeiro. Por quê? Porque no primeiro milagre, houve a colaboração do homem, houve o empenho, a disposição, a vontade, a fé. Mas, no segundo, foi totalmente sobrenatural. Não havia como o homem fazer alguma coisa. Você já tentou, alguma vez, fazer um pouco do seu bolo de chocolate predileto se multiplicar? E aquele sorvete delicioso, que nós vamos comendo devagarinho, bem devagarinho, para ver se não acaba, mas ele vai derretendo... É impossível.

Quando os sacerdotes viram aquela pequena vasilha, com uma quantidade de óleo puro, suficiente apenas para um dia, devem ter se sentido desanimados. E agora? O que vamos fazer? Para fazer o óleo puro, para os outros dias, seriam necessários oito dias de trabalho, e a festa devia começar. Mas, o Senhor mostrou àqueles homens que nada é impossível para Ele, que quando tudo parece perdido, Ele entra em ação. O óleo da pequena vasilha foi se multiplicando, dia após dia, e, quando eles perceberam, tinham se passado oito dias e todas as lâmpadas continuavam acesas.

Um dia, Jesus falou algo extraordinário a respeito de luz. Ele disse que Ele mesmo é a luz do mundo e quem O segue não anda em trevas.

Desde o princípio de todas as coisas, vemos Deus sempre falando de luz. Depois que Ele fez a terra, vendo que ela era sem forma e vazia e que, sobre ela havia trevas, Ele liberou a palavra e criou a luz, como está escrito em Gênesis 1:1 a 3. O versículo 4 diz que Ele viu que a luz era boa e que fez separação entre luz e trevas. Depois, em vários textos, fala de uma luz diferente, que viria a esta Terra para trazer uma vida nova ao homem que andava nas trevas do pecado. E, então, nasce a LUZ DO MUNDO – JESUS.

“Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo” é o que está escrito em João 1:9. Jesus é a verdadeira luz que veio para todos os homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças que creiam nEle e estejam dispostos a segui-lO. E, o mais fantástico, é que Ele também faz o milagre da multiplicação da luz, pois, através do Seu Espírito Santo, habita dentro de cada um de nós. É isso mesmo. Dentro de cada um de nós, há uma luz especial para brilhar sobre a Terra e ordenar às trevas que batam em retirada.

Quem disse isso? Jesus! Certo dia, Ele estava ministrando aos Seus discípulos e lhes disse que eles eram a luz do mundo, e que não deveriam permitir que ela estivesse escondida nas suas vidas, mas que deveriam fazer com que brilhasse cada vez mais, pois não se acende a luz para escondê-la, mas para colocá-la em lugar de destaque (Mateus 5: 14 a 16).

Mas a luz de Jesus não pode brilhar em nós se estivermos contaminados com as coisas do mundo, e ela não pode ficar só conosco. Precisamos andar em santidade, precisamos andar puros, limpos, como o óleo usado para acender as lâmpadas do candelabro, e, como luzes neste mundo, multiplicar a luz de Deus na vida das pessoas que estão ao nosso redor.

Não esqueça que o diabo sempre vai tentar contaminar a sua luz, assim como fez com o óleo que estava no templo, mas o Espírito Santo, que habita dentro de você, o ajudará a não cair nas armadilhas do inimigo, amém?

Em Jerusalém, nesses dias, as casas estão iluminadas e a chanukhia é colocada em um lugar de destaque, nas portas ou janelas, para que todos, ao passarem, vejam a luz que brilha e lembrem do Deus que faz milagre. As luzes nas casas declaram: Há um milagre nesta casa!

Acenda a sua luz e todos verão que na sua vida, na sua casa, há um milagre e que a presença de Deus é real em você e em sua família.

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados