contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Os Ensinamentos de Paulo - Parte 3

 

Estudo de Célula para Crianças n° 256

Publicado em 09/11/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo: Você já conheceu alguém que teve uma mudança radical na sua vida?

Princípio Bíblico: “E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias. De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.” Atos 19:11, 12
 

Mensagem: Paulo teve essa experiência. De perseguidor, passou a ser perseguido. E a sua experiência com Deus foi tão grande que muitas coisas fantásticas começaram a acontecer através dele. Paulo se tornou o maior missionário que já houve na história da Igreja. Andou em várias cidades pregando a Palavra de Deus, ensinando sobre Jesus e o Seu poder.

Em Atos 19, vemos que, em Corinto, houve um grande derramar do Espírito Santo: “E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam” (v.6). Por meses seguidos, ele pregou na sinagoga, ensinando sobre o Reino de Deus, e nada o fazia calar.

Bem diferente de alguns de nós, não é mesmo? Que às vezes temos até vergonha de dizer que somos crentes ou de dizer não quando nossos colegas nos convidam para participar de coisas que não são santas, como contar ou ouvir piadas indecentes, dançar ou escutar as músicas do mundo, assistir filmes de terror ou de violência, etc. Paulo não tinha medo nem vergonha. Foi perseguido, foi apedrejado, xingado, preso, mas nada o impediu de pregar a Cristo. Que coragem!

Você lembra o que o Senhor disse a Ananias, quando o mandou procurar por Paulo? Ele disse que Paulo era um vaso escolhido. Não escolhemos algo que seja ruim ou que não vai nos servir para nada, não é verdade? Muito menos Deus iria perder tempo em escolher alguém para não fazer nada no Seu Reino. O Senhor sabia que, quando Paulo O conhecesse, se renderia a Ele e se deixaria usar da maneira necessária, porque o poder não estava nas mãos dele como homem, mas no Senhor Deus Todo Poderoso.

Leia o que está escrito em Atos 19:11: “Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas”. Isso quer dizer que Paulo se deixava usar pelo Senhor para que grandes coisas pudessem acontecer. Vamos compreender isso direitinho. Muitas vezes, nós paramos diante de uma vitrine para admirar uma roupa, achamos linda, perfeita. Essa roupa foi costurada em uma máquina, certo? Mas quem foi que fez a roupa? Foi a máquina de costura? Sozinha? Certamente que não. O autor da obra prima foi a costureira, que cortou o tecido e costurou à máquina. Assim é Deus na nossa vida. Ele é o Autor, o criador, nós somos a máquina e, através de nós, Ele pode fazer coisas maravilhosas, fantásticas, nesta Terra.

Mas há um segredo para que isso aconteça. Você quer saber?

Para que a roupa costurada à máquina fique perfeita, é necessário que ela esteja com todos os seus mecanismos funcionando perfeitamente, caso contrário, a costura pode ficar repuxada ou torta, o tecido pode manchar ou rasgar. Então, embora a costureira seja excelente, algumas coisas podem não sair tão perfeitas, certo?

Assim, também, somos nós, como vasos escolhidos, nas mãos de Deus. O Criador é perfeito, mas nós precisamos estar com a nossa vida muito bem ajustada, em santidade, em obediência a Ele, caso contrário, não poderemos ser cheios do poder de Deus. Seremos como vasos rachados, imperfeitos, que não conseguem ser cheios e transbordantes da glória de Deus.

Você já pegou, alguma vez, um copo furado e encheu de água? O que aconteceu? A água vazou pelo buraco, não foi? É mais ou menos assim com a nossa vida diante de Deus. Se não estamos em santidade, por mais que busquemos estar cheios da glória do Senhor, do poder do Senhor, há uma brecha em nós que deixar vazar tudo o que recebemos.

Paulo decidiu dedicar a sua vida a pregar sobre o Reino de Deus, para isso decidiu andar em obediência a tudo o que havia aprendido, não permitiu que as situações difíceis o afastassem do seu propósito, e, então, o poder de Deus, nele, começou a fazer coisas tremendas. Até os lenços e aventais que ele usava ficavam impregnados do poder de Deus que havia nele, e, ao serem colocados sobre os enfermos, eles eram curados. UAU!

Feche seus olhos e imagine uma cena como essa: Alguém pega um lenço que Paulo levava na mão e o coloca sobre uma pessoa doente, e imediatamente ela fica curada. Não é historinha da mágica, é a Bíblia que diz que isso acontecia. Certa vez, Paulo ministrava para algumas pessoas em uma casa e um garoto, que estava sentado na janela, cochilou, desequilibrou-se e caiu. E quando todos correram para socorrê-lo, viram que estava morto. Paulo, então, desceu, o abraçou e ele viveu.

O que podemos aprender com Paulo? Atos 20:24 diz:“Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.”

Se nos entregarmos, de verdade, nas mãos de Deus, com alegria no coração, não permitindo que o pecado venha a sujar a nossa vida, grandes coisas vão acontecer em nós e através de nós, mesmo que ainda sejamos crianças, pois Deus olha o coração e não a idade ou o tamanho, amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados