contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Ouvindo a Voz de Deus - Parte 11

 

Estudo de Célula para Crianças n° 248

Publicado em 14/09/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico:“E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais. O SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.” (Números 20:10, 11 e 12)
 

Mensagem: Poucos homens tiveram, como Moisés, o privilégio de ouvir a voz de Deus de uma maneira tão especial. Cada vez que Moisés se encontrava com o Senhor, seu rosto resplandecia de tal forma, o brilho de sua face era tão intenso, que ele cobria o rosto com um pano.

Mas, mesmo com toda essa regalia, um dia Moisés perdeu a paciência e, mesmo recebendo a direção do Senhor, quanto ao que deveria fazer, deixou-se levar pela raiva e ofendeu a santidade de Deus.

Você, alguma vez, já se deixou levar pela raiva, pelo aborrecimento, pela chateação e fez alguma coisa, mesmo sabendo que era errada, da qual se arrependeu profundamente depois?

Isso aconteceu com Moisés. Certo dia, depois de muita reclamação do povo por não ter água para beberem, Moisés foi até o Senhor e Ele lhe mandou tomar a sua vara, ajuntar toda a congregação e, junto com Arão, dirigir-se à rocha e falar a ela, e, então, ela daria água. Mas a reclamação do povo, dizendo que ele os havia tirado do Egito para morrerem no deserto, mesmo diante de todos os milagres que o Senhor já tinha feito diante deles, mexeu com as emoções de Moisés e, diante de todo o povo, ele não falou à rocha, como o Senhor tinha dito, ele a golpeou, bateu na pedra duas vezes e a água jorrou, e o povo bebeu dela.

Mas o Senhor repreendeu a Moisés diante de todo o Israel e, por causa disso, Ele determinou que Moisés não entraria na terra prometida.

Você já ouviu a expressão “nadar, nadar e morrer na praia”? Quer dizer, em outras palavras, trabalhar, trabalhar e não ver o fruto do seu trabalho. Moisés andou 40 anos no deserto com aquele povo e não entraria na terra da promessa, por não ter obedecido à voz de Deus (Números 32:48 a 52). Em Deuteronômio 34, vemos uma cena muito triste: Moisés, no alto do monte Nebo, olha de longe a terra que procurou durante tanto tempo, e ouve, pela última vez, a voz do Senhor (v.4).

Que dor terrível deve ser essa, de ver de longe, ver outros usufruírem o que tinha sido preparado para nós e que, por desobediência, não poderemos experimentar.

E agora? Quem irá à frente do povo? A quem o Senhor irá instruir? Quem ouvirá a Sua voz? Em Deuteronômio 34:10, diz que nunca mais se levantou profeta como Moisés, com quem o Senhor falara face a face. Quem será o escolhido pelo Senhor?

Deus não é tolo, Ele conhece o nosso coração e Ele sabe em quem pode confiar e com quem contar, além de não deixar as coisas para a última hora, como nós às vezes fazemos: Estudar para a prova só na véspera ou arrumar a roupa na hora de sair e aí tem que correr para passar a ferro, atrasando todo mundo, ou avisar as coisas em cima da hora etc. Antes mesmo daquele dia tão triste para o povo de Israel, Ele já havia dito a Moisés o que deveria fazer.

Josué caminhava com Moisés. Muitas vezes viu o brilho no seu rosto, depois de um encontro com Deus, testemunhou os milagres de Deus, desde o Egito. Seu nome quer dizer “Deus salva”. Esse foi o homem escolhido por Deus, sobre quem Moisés impôs as mãos, para entrar com o povo na terra prometida. E não há como entrar na terra da promessa sem ouvir a voz de Deus, por isso, logo depois que Moisés morreu, o Senhor falou a Josué.

Escute algo muito importante, e não esqueça nunca: Jamais alcançaremos as bênçãos do Senhor se não ouvirmos a Sua voz. Quando andamos por aquilo que ouvimos de outras pessoas, que estão fora da Palavra, ficaremos como Moisés, vendo a bênção de longe, sem poder recebê-la. Entendeu?

Sabe qual foi a primeira coisa que Deus disse a Josué? Ele deu uma palavra de ânimo, de coragem e de incentivo. Ele disse: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te agora, passa este Jordão, tu e todo esse povo, à terra que dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como prometi a Moisés. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Sê forte e corajoso... Tão somente sê forte e mui corajoso para teres cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido por onde tu andares (Josué 1:1 a 9).

Essas palavras não são apenas para Josué. Todos os dias, quando paramos para ouvir o nosso Pai, Ele nos repete as mesmas palavras de incentivo, de ânimo, de encorajamento, lembrando-nos que nunca estamos sozinhos e que, se não nos desviarmos da Sua presença, seremos bem-sucedidos em tudo o que fizermos.

Abra seus ouvidos, escute atentamente e obedeça de todo o coração e você será abundantemente abençoado, amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados