contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Ouvindo a Voz de Deus - Parte 9

 

Estudo de Célula para Crianças n° 245

Publicado em 24/08/09

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico:“E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero;” (Gênesis 39:2a)
 

Mensagem: Deus ama família. Tudo que Deus fez e faz na Terra tem a família como centro. É lindo ver como os pais, que ensinam seus filhos nos caminhos do Senhor, podem influenciá-los a viver na intimidade com Deus.

Quando o Senhor escolheu Abraão para, a partir dele e de sua esposa Sara, fazer nascer um povo para Ele mesmo, um povo que O amasse e O ouvisse, prometeu-lhe um filho e lhe disse que, a partir dele, seriam benditas todas as famílias da Terra. E vimos que, assim como Abraão ouvia a Deus, seu filho Isaque aprendeu o caminho dessa intimidade e também ouvia a Deus; Jacó, filho de Isaque, também teve uma experiência sobrenatural com Deus e teve a sua identidade e a sua história mudada, tornando-se Israel. E você? Tem buscado aprender com seus pais as coisas boas que eles têm para lhe ensinar?

Hei! Não fique triste se eles ainda não tiveram uma experiência tão maravilhosa com o Senhor. Você pode trabalhar para mudar isso e, como filho, ensinar seus pais a ouvir a voz de Deus, amém?

Vamos ver agora que Israel também teve filhos. 12 filhos, para ser exato. Desses filhos, um aprendeu de uma forma mais profunda, a caminhar com Deus. Seu nome era José. Ele enfrentou o ciúme dos irmãos, que viam que seu pai amava mais a ele do que os outros. José foi vendido pelos irmãos como escravo, foi mordomo na casa de um homem egípcio, foi lançado na prisão por causa de uma mentira, mas, em tudo isso, algo sobrenatural deixava todos espantados: O SENHOR ESTAVA COM ELE!

Deus falava com ele em sonhos e, por ter essa sensibilidade tão grande ao Senhor, por prestar atenção nas coisas que Ele lhe mostrava, José saiu da prisão para se tornar governador sobre o Egito, tornando-se o homem de confiança do faraó. Por isso, José pôde salvar sua família de uma grande fome que veio sobre a terra naquele tempo.

Veja que coisa interessante: mais uma vez nós estamos vendo um homem, que tem intimidade com Deus, que ouve a Sua voz, sendo usado como instrumento para trazer salvação e cuidado para sua família. Foi assim com Noé, lembra?

Com José, Israel, seu pai e toda a sua família, passaram a habitar no Egito e ali cresceram e prosperaram abundantemente, Cresceram a tal ponto que passaram a trazer preocupação ao novo faraó. José já tinha morrido e o novo faraó resolveu tratar o grande povo, no qual se transformou a família de José, com muita dureza. E passaram a ser escravos no Egito.

Era necessário que alguma coisa sobrenatural acontecesse, pois a situação daquelas famílias estava muito difícil. Então, assim como o Senhor encontrou em Noé um coração atencioso e obediente a Sua voz, para trazer salvação para sua casa e para a humanidade em geral, buscou um outro coração que pudesse ouvir e obedecer a Sua voz.

Depois de José, um outro homem teve o privilégio de ouvir a voz de Deus. Mas esse homem foi levado a uma experiência ainda maior com o Senhor, a tal ponto que foi chamado de “amigo” pelo próprio Deus. Seu nome era Moisés, e foi chamado por Deus pelo seu próprio nome: bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. (Êxodo 3:4)

Quem tem o coração disposto e sensível ao Senhor não tem outra resposta, a não ser a de Moisés: Eis-me aqui! Moisés não se sentia capaz de fazer o que o Senhor queria que ele fizesse. Encheu-se de desculpas diante do Senhor, mas Ele o levou a entender que ele era o homem escolhido e preparado para um plano de salvação fantástico. Então, Moisés se deixou conduzir pelo GRANDE EU SOU.

Moisés deveria tirar o povo de Deus do Egito e levá-lo para a terra prometida a Abraão. Mas como fazer isso?

Você já esteve ou está em uma situação na qual você não sabe como resolver? Não tem nenhuma ideia de qual decisão tomar? Não sabe por onde ir? Não tem palavras que possam explicar? Pois é! Assim mesmo Moisés ficou.

Então, vamos aprender com ele como obedecer a voz do Senhor, amém?


Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados