contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Nascemos para prosperar - Parte 4

 

Estudo de Célula para Crianças n° 212

Publicado em 24/11/08

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;” Deuteronômio 28:1, 2

Mensagem:
Já conhecemos o Antigo Testamento, certo? Então, vamos conhecer o Novo Testamento. Ele está dividido assim:

- Os Evangelhos
Narram a história de Jesus e são Mateus, Marcos, Lucas e João.

- O Livro Histórico
Atos dos Apóstolos

- As Epístolas ou Cartas
São as cartas de Paulo: Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo,Tito, Filemom.

- As Cartas Gerais
Hebreus (cujo autor é desconhecido), Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, II João, Judas

- O Livro Profético
Apocalipse

Mas ainda há muito mais coisas a conhecer desse livro tão especial. Vamos conhecer um pouco mais da sua história?

A Bíblia, em sua forma original, não era dividida em capítulos e versículos. Para facilitar sua leitura e localização de "citações" o Professor Stephen Langton, no ano de 1227 dC, dividiu em capítulos. E até o ano de 1551 dC, não existia a divisão denominada versículo. Neste ano, o Sr. Robert Stephanus chegou à conclusão da necessidade de uma subdivisão e agrupou os texto em versículos.
Hoje é muito fácil lermos a Bíblia. Em qualquer livraria, podemos comprar uma. Existem vários tamanhos, em várias cores, com letras grandes ou pequenas, na linguagem antiga ou na linguagem de hoje. Mas nos tempos antigos não era assim. Não existia papel, como temos hoje, nem computador ou impressora, nem copiadora. Então, como os antigos faziam?

Como não havia papel, as escritas eram feitas em pergaminho. O que é um pergaminho? Pergaminho (do grego pergaméne e do latim pergamina ou pergamena), é o nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever. Era em rolos de pergaminho que os escribas (os escritores da Palavra) copiavam os textos e guardavam. Imagine a quantidade de rolos e rolos de pergaminhos nos quais eram escritos os textos bíblicos. Agora, imagine carregar tudo isso! Por isso, poucos tinham acesso a eles, e o ensino das coisas do Senhor era dado pelos pais, em casa e pelos sacerdotes.

Muitos desses pergaminhos se perderam, estragaram com o tempo, mas alguns deles foram encontrados no Deserto de Qumram, perto do Mar Morto, e comprovam que, realmente, a Palavra de Deus nos foi dada para ser eterna.

E depois disso? Na Alemanha, em meados do Século 15, um ourives chamado Johannes Gutemberg descobriu uma forma de imprimir letras e inventou a gráfica. O primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia. As coisas então começaram a ficar mais fáceis, não é mesmo? Mas ainda assim eram muito caras e poucos tinham acesso a ela. Hoje temos Bíblias em CD, em vídeo, pela Internet etc.

Conhecer a história é muito bom, mas não é o bastante. Deus não quer só que você decore as divisões da Bíblia, seus livros, ou até mesmo capítulo inteiros ou versículos. Conhecer dados históricos não o aproxima do Senhor e tão pouco abre seus ouvidos para a voz do Espírito que revela a Palavra. Isto apenas enriquece-nos intelectualmente e é dispensável. O que realmente precisamos é estarmos aptos para ouvir o Espírito que flui através das páginas do Livro Sagrado e isto só acontece quando nos colocamos em santidade e abertos para o santo mover.

Então, que você tenha um ouvido sensível à voz do Espírito e mergulhe na presença do Senhor.

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados