contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O Governo de Deus - Parte 10

 

Estudo de Célula para Crianças n° 204

Publicado em 29/09/08

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.” I Samuel 8:5

Mensagem:
Apesar de todo o cuidado de Deus com Seu povo, sempre levantando homens que o guiasse debaixo dos Seus princípios, de acordo com a Sua direção, chegou um tempo em que os hebreus decidiram não serem mais governados por Ele e pediram ao sacerdote Samuel que lhes desse um rei, como todas as outras nações tinham. Eles queriam um homem que reinasse sobre eles, como todos os outros tinham.

Então, muito triste, o sacerdote Samuel orou ao Senhor e Lhe disse qual era a vontade do povo. O Senhor, então, mandou que ele ungisse a Saul como rei, e, a partir de então, o povo de Deus passou a ter sua história decidida por homens.

Quem era o rei de Israel? Isso mesmo! O Senhor Deus Todo Poderoso, o Grande EU SOU. Mas o povo trocou o Rei dos reis por um rei humano. Você acha que essa foi uma boa escolha? Vamos ver o que aconteceu com o povo, quando os reis humanos passaram a governar sobre eles.

O primeiro rei foi Saul. Depois dele, veio o rei Davi. Até então, as coisas iam bem, pois Davi amava ao Senhor e sempre O consultava para tomar as suas decisões. Mas, mesmo assim, pecou e por isso muitos problemas vieram sobre a sua família.

Depois de Davi, reinou Salomão. Salomão era muito sábio, mas, quando envelheceu, esqueceu de muita coisa que o Senhor lhe tinha dito, o seu coração se desviou do Senhor. Teve muitas mulheres que não amavam a Deus e por isso a idolatria, o culto a outros deuses entrou na vida do povo de Israel (I Reis 11). Os inimigos começaram a se levantar contra ele, pois, todas as vezes que o nosso coração sai da presença do Senhor, os inimigos encontram brecha para nos atingir. Então, Salomão morreu. E as coisas ficaram mais difíceis para o povo de Deus.

Sabe quem passou a ser rei, então? O filho de Salomão, chamado Roboão, que preferiu ouvir os conselhos de seus amigos do que os conselhos dos anciãos. Pelo seu coração duro, a contenda trouxe divisão no meio do povo, e Israel se dividiu. Dez tribos se revoltaram a elegeram um novo rei sobre si: Jeroboão; e as outras duas tribos restantes ficaram com Roboão.

Veja bem, todas as vezes que o líder não é sábio, não teme a Deus, os problemas virão. É assim na nossa casa, e em qualquer lugar.

Depois disso, muitos outros reis subiram ao trono de Israel e de Judá. Alguns foram bons e fizeram o bem, conforme os estatutos do Senhor, mas a grande maioria fez o que era mau aos olhos do Senhor, e o povo sofreu muito. Várias vezes, os inimigos invadiram suas cidades, levando o povo cativo, trazendo morte, fome e escravidão. Por exemplo, o rei Abias, filho do rei Jeroboão. Veja o que a Bíblia diz a seu respeito: “E andou em todos os pecados que seu pai tinha cometido antes dele; e seu coração não foi perfeito para com o SENHOR seu Deus como o coração de Davi, seu pai”. (I Reis 15:3).

Muitos reis fizeram o que era mal aos olhos do Senhor, não andaram como Davi, em obediência à Palavra do Senhor. Provérbios 29:2b diz que quando o ímpio governa o povo geme. E foi isso que aconteceu com os israelitas. Choraram e gemeram muito, por terem feito uma escolha errada, por não quererem mais o governo de Deus sobre si.

Mas houve bons reis, como por exemplo Ezequias. “E assim fez Ezequias em todo o Judá; e fez o que era bom, e reto, e verdadeiro, perante o SENHOR seu Deus. E toda a obra que começou no serviço da casa de Deus, e na lei, e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração, e prosperou” (II Crônicas 31:21).

A prosperidade é resultado da obediência daqueles que estão debaixo do governo de Deus. Então, que tal crescer debaixo desse governo e usufruir desta prosperidade sem medida? Amém?!

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados