contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O Governo de Deus - Parte 8

 

Estudo de Célula para Crianças n° 202

Publicado em 15/09/08

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.” (Êxodo 3:4)

Mensagem:
Deus sempre procura homens dispostos a ouvir a Sua voz e obedecer. Adão e Eva ouviram a Sua voz, mas desobedeceram, e com isso entregaram a terra nas mãos do inimigo. Noé ouviu Sua voz e obedeceu, e com isso salvou a humanidade. Abrão ouviu Sua voz e obedeceu, e a partir dele e sua esposa Sarai, um povo, uma Nação foi levantada para Deus, e receberam um novo nome: Abraão e Sara – pai e mãe de multidões.

Mas, com o passar do tempo, as coisas começaram a ficar complicadas para o povo que nasceu em Abraão e Sara. E, novamente, parecia que o sonho de Deus estava morrendo. O povo que Ele havia levantado para Si estava agora como escravo no Egito e, com o passar do tempo, se afastando cada vez mais do Senhor.

Deus precisava encontrar na terra, no meio do Seu povo, alguém que ouvisse a Sua voz e obedecesse. Mas quem? Aqueles homens viviam atemorizados, trabalhando como escravos, sem nenhuma esperança. Não poderia ser qualquer um. Tinha que ser alguém preparado, alguém corajoso, forte, pois Deus não é tolo, Ele jamais permitiria que uma pessoa despreparada dirigisse o Seu povo.

Foi então que, no meio de toda essa confusão, nasce um menino. Naquela época, Faraó tinha mandado matar todos os meninos que nascessem do povo hebreu, para que eles não se multiplicassem na terra do Egito. A mãe daquele menino o escondeu por algum tempo, mas ele estava ficando grande e forte e, não tendo mais como escondê-lo, ela o pôs em um cesto e o colocou no rio. A corrente das águas o levou onde estava a filha de Faraó. Ela então o tirou do cesto e resolveu criá-lo. Deu-lhe o nome de MOISÉS, que quer dizer “tirado das águas”. Já ouviu falar dele?

Moisés cresceu no palácio de Faraó, estudou muito, aprendeu muito, pois foi criado como príncipe. Até o dia em que descobriu que não era egípcio, mas sim hebreu. Na sua raiva matou um soldado egípcio e discutiu com um hebreu, um homem do seu povo. Depois fugiu para o deserto, onde encontrou Zípora, uma pastora de ovelhas, com quem casou e passou a morar no deserto. E foi no deserto, depois de anos de treinamento, que o Senhor o chamou.

Você pode imaginar a cena? Moisés ouvindo uma voz poderosa chamando pelo seu nome: Moisés, Moisés! E viu um pequeno arbusto que estava em chamas, mas não se consumia. De dentro das chamas saia a voz que ele ouvia. Se fosse você, o que teria feito? Talvez saísse correndo, não é verdade? E a voz dizia: Tira a sandália dos teus pés, que esse lugar que tu estás pisando é santo. E o Senhor se apresentou, pois Moisés ainda não O conhecia. Então Moisés cobriu o seu rosto, porque teve medo de olhar para Deus.

E o Senhor lhe disse que havia visto e ouvido o grito de dor do Seu povo e queria livrá-los: “Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.” (Êxodo 3:10). Moisés se assustou e se encheu de desculpas: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? (v.11) E Deus lhe disse: Certamente eu serei contigo ... EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. (v.12-14).

Guarde uma coisa no seu coraçãozinho: Deus nunca vai lhe mandar fazer uma coisa que você não possa fazer. Ele nunca lhe dirá algo que você não seja capaz de cumprir. Quando viu o medo em Moisés, Ele disse, como muitas vezes, nossos pai nos dizem: Eu sempre estarei contigo, nunca vou de te deixar, você nunca vai ficar sozinho, porque Eu sou o grande EU SOU , não tenha medo.

Você hoje é como Noé daquele tempo, o Abraão daquele tempo ou o Moisés daquele tempo. Deus lhe chamou para ajudar as pessoas a serem libertas do pecado. Não se preocupe com o seu tamanho ou a sua idade, pois, embora ainda criança, você pode ajudar muita gente a conhecer Jesus através do seu comportamento, da sua fé.

Deus precisa de pessoas obedientes a Ele, que vivam debaixo do Seu governo, para ajudar a governar essa terra com temor a Ele, amando-o e respeitando os Seus mandamentos. Vamos juntos estabelecer o governo de Deus na terra? Ele conta com você! Ele te chama pelo teu nome, como chamou Moisés e, se você aceitar, Ele vai contigo e falará através da sua boca. Topa?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados