contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

E a terra se abriu

 

Estudo de Célula para Crianças n° 151

Publicado em 03/09/07

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo:

Princípio Bíblico: “E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu; e a terra abriu a boca e os tragou com as suas famílias, como também a todos os homens que pertenciam a Corá, e a toda a sua fazenda.” Números 16:31,32

Mensagem: Você ouviu falar, nesses dias, do terrível terremoto que aconteceu no Peru? A terra tremeu violentamente e muitas casas caíram, muita gente morreu. Em algumas cenas na televisão, a idéia que temos é que a terra se abriu e engoliu casas, carros, gente.

Certa vez, aconteceu algo semelhante diante dos olhos de Moisés e de Arão. Vamos ler o texto de Números 16 para conhecermos essa história.

“Ora, Corá, filho de Izar, filho de Coate, filho de Levi, juntamente com Datã e Abirão, filhos de Eliabe, e Om, filho de Pelete, filhos de Rúben, tomando certos homens, levantaram-se perante Moisés, juntamente com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, chamados à assembléia, varões de renome; e ajuntando-se contra Moisés e contra Arão, disseram-lhes: Demais é o que vos arrogais a vós, visto que toda a congregação e santa, todos eles são santos, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a assembléia do Senhor? “ (Números 16: 1,2 e 3)

Quando Moisés ouviu o que aqueles homens disseram, ajoelhou-se com o rosto no chão e fez o que sabia que era a sua única saída: buscou a Deus. Quando levantou, disse que, no dia seguinte, o Senhor diria quem era santo e quem não era. Mandou que todos pegassem seus incensários (isso mesmo! Aquela vasilha que eles usavam para queimar o incenso e levar fogo ao altar do Senhor) e fossem à presença do Senhor.

Na manhã seguinte, todos estavam com seus incensários na porta da tenda da revelação, então a glória do Senhor veio sobre a congregação.

Então o Senhor falou a Moisés e Arão: Apartai-vos do meio desta congregação, para que eu, num momento, os possa consumir (v.26).

Moisés, como todo líder que ama seu povo, intercedeu por eles, e o Senhor disse, então que mandasse o povo se afastar das tendas de Corá, Datã e Abirão. Então disse Moisés: “Nisto conhecereis que o Senhor me enviou a fazer todas estas obras; pois não as tenho feito de mim mesmo. Se estes morrerem como morrem todos os homens, e se forem visitados como são visitados todos os homens, o Senhor não me enviou. Mas, se o Senhor criar alguma coisa nova, e a terra abrir a boca e os tragar com tudo o que é deles, e vivos descerem ao Seol, então compreendereis que estes homens têm desprezado o Senhor.” (v. 28,29 e 30).

Então aconteceu algo assombroso: a terra se abriu debaixo dos pés daqueles homens e suas famílias e os tragou vivos.

Você pode imaginar essa cena? As pessoas sendo devoradas pela terra que se abre debaixo dos seus pés?

Por que Deus fez isso? Porque aqueles homens se levantaram contra a autoridade que o Senhor tinha dado sobre eles, que era Moisés e Arão. Corá, Datã e Abirão não os queriam mais como líderes, por isso perguntavam por que Moisés se intitulava líder do povo.

Deus fica indignado, irado, com a murmuração e a desobediência à autoridade. Em Romanos 2, o Senhor fala que Ele mesmo foi quem estabeleceu as autoridades. E essas autoridades estão em todo canto. Em casa, a autoridade são os pais, na Escola, os professores, diretores; na Igreja, o apóstolo, o pastor ou o discipulador; no trabalho, é o chefe, o gerente etc.

Quando questionamos essa autoridade, estamos duvidando do próprio Deus e de Sua Palavra. E isso faz com que o Senhor pese a Sua mão sobre nós. Por isso, mais uma vez lembramos que é melhor obedecer do que sacrificar, pois todo aquele que obedece é abençoado, mas o que desobedece, certamente terá que fazer sacrifício.

E então? Bênção ou sacrifico? Com certeza, você responderá bênção. Então, seja obediente e respeite as autoridades, amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados