contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

O bezerro de ouro

 

Estudo de Célula para Crianças n° 145

Publicado em 23/07/07

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra Gelo:

Principio Bíblico: “Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, ajuntou-se o povo a Arão e disseram-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque enquanto a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.” (Êxodo 32:1)

Mensagem: O Senhor chamou Moisés ao monte e. ali, por quarenta dias e quarenta noites, Moisés esteve em sua presença.

Durante esse tempo, o Senhor deu a Moisés tudo o que Ele queria que o povo fizesse: a oferta alçada, a arca, o tabernáculo e seus utensílios e, até, quem deveria cuidar de todas essas coisas, no caso, Arão e seus filhos.

Depois disso, o Senhor deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, duas tábuas de pedra, onde Ele mesmo escreveu, com Seu dedo, os mandamentos que, anteriormente, havia dado a Moisés que falou ao povo (Ex 31:18). E, você lembra qual foi a resposta do povo a tudo o que o Senhor falou? Isso mesmo: Tudo o que o Senhor falou, faremos”.

Como Moisés estava demorando muito a descer do monte e ninguém tinha notícias dele (lembra que quando Moisés subiu ao monte a nuvem da glória de Deus cobria o topo?), a suspeita de que, talvez, pudesse ter morrido, o medo, a insegurança, levaram aquele povo a procurar Arão e lhe pedir que fizesse alguma coisa que pudesse lhes dar direção.

Arão, então, mandou que todos trouxessem suas jóias de ouro. Então, tomou tudo o que foi trazido e colocou em uma vasilha, derreteu todo o ouro e fez com ele um bezerro. Feito isso, o povo se alegrou e declarou: Estes são teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito (Ex 32:4). Depois, Arão edificou um altar diante do ídolo e proclamou festa ao Senhor (v.5).

O povo, então, festejou ao ídolo que lhe foi dado, comeu, bebeu e dançou diante dele.

O Senhor mandou que Moisés descesse e visse o que estava acontecendo. Moisés desceu, junto com Josué, e ouviram os gritos do povo que celebrava ao bezerro de ouro.

Quando Moisés viu o que estava acontecendo ali, irou-se profundamente, arremessou ao chão as tábuas da lei que o Senhor lhe dera, e as quebrou. Tomou depois o bezerro de ouro e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou pó, derramou água sobre ele e deu para o povo beber.

O que você diria da atitude daquele povo? Eles foram fiéis ao Deus que os tirou da terra do Egito, os fez atravessar o Mar a pés enxutos, transformou a água amarga em doce, trouxe o maná e as codornizes, colocou sobre eles, durante o dia uma nuvem para protegê-los do sol e uma coluna de fogo à noite para aquecê-los e iluminar o seu caminho?

Eles cumpriram a sua palavra de obedecer a tudo o que o Senhor falasse?

Não!

Como Moisés não voltou logo, eles rapidamente esqueceram de tudo o que havia acontecido e correram em busca de um outro deus, um ídolo falso, como aqueles que eles viam lá no Egito.

O Senhor cuidou deles de uma forma muito linda, mas o povo esqueceu disso. Deus tem abençoado muito você, não é verdade? Não esqueça das coisas boas que Ele lhe tem feito e nem desista de obedecer aos Seus mandamentos, porque, certamente, você será ainda mais abençoado, amém?

Atividade:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados