contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Moisés, o Libertador - parte 4

 

Estudo de Célula para Crianças n° 137

Publicado em 16/05/07

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos: Adorem a Deus com alegria e danças.

Quebra Gelo: Vamos recordar o que vimos no estudo anterior: Deus chamou Moisés para tirar o Seu povo da escravidão do Egito. Moisés foi a Faraó, com seu irmão Arão, mas o coração de Faraó estava endurecido e não permitia que o povo hebreu saísse do Egito. Deus, então, mandou pragas sobre o Egito. Lembra quais foram? Vamos lá: As águas se tornam em sangue; as rãs; os piolhos; as moscas; a peste nos animais; as úlceras ou feridas; a saraiva; os gafanhotos. Até aqui vimos oito pragas que o Senhor mandou sobre Faraó e a terra do Egito.

Principio Bíblico:

Mensagem: Em alguns momentos, Faraó parecia que ia deixar o povo sair, mas depois voltava atrás em sua palavra. Mas, veja que coisa interessante: mesmo com todas as dificuldades, Moisés e Arão não desistiram da tarefa que o Senhor lhes tinha dado.

Vamos ver o que aconteceu depois da praga de gafanhotos.

Depois de ver que os gafanhotos tinham ido embora, Faraó, novamente, não permitiu que os israelitas saíssem do Egito. A Bíblia diz que o Senhor endureceu o coração de Faraó (Ex 10:20). Mandou então, o Senhor, que Moisés estendesse a mão para o céu e as trevas viriam sobre a terra. Por três dias, a luz sumiu da terra do Egito de tal maneira que não conseguiam enxergar uns ao outros. Porém, nas casas dos filhos de Israel havia luz (Ex 10:23). Imagine só: na casa do seu vizinho está tudo escuro, mas na sua casa tem luz! Assim aconteceu naqueles dias.
Diante disso, Faraó mandou chamar novamente Moisés e lhe fez uma proposta: Que o povo fosse embora, mas deixasse seu gado e seus rebanhos. Moisés não aceitou a proposta e saiu de diante de Faraó (Ex 11:22 a 29).

Então o Senhor disse a Moisés: Ainda mais uma praga trarei sobre Faraó e sobre o Egito, então vos deixará sair daqui. E o avisou da morte dos primogênitos. Você já sabe que o primogênito é o filho mais velho, sobre o qual repousa a bênção, por isso ele é muito importante. O Senhor, então, mandou que tomassem um cordeiro por cada família e o sacrificassem, passando o seu sangue nas portas, e comessem sua carne, assada, com pães sem fermento e ervas amargas, e estivessem prontos pois teriam que partir apressadamente (Ex 11,12).

E assim foi feito. Cada família de Israel preparou o seu cordeiro e passou o sangue em suas portas. E aconteceu que, à meia-noite, feriu o Senhor todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó até os primogênitos dos animais. Você pode imaginar o desespero que veio sobre todo o Egito naquela noite? Pais chorando ao encontrarem seus filhos mortos, sem saberem o que estava acontecendo.

Faraó mandou chamar Moisés e Arão mandou que saíssem, junto com o povo e tudo o que tinham.

Vamos pensar um pouco em algumas coisas interessantes nessa história:

1. Deus mesmo endureceu o coração de Faraó para que todos pudessem ver as Suas maravilhas (Ex 11:9) e saber que Ele é o Grande Eu Sou, o Senhor Todo Poderoso;

2. Faraó, algumas vezes, deu a sua palavra que deixaria os israelitas saírem do Egito, mas voltou atrás. Muitas vezes nós agimos assim, também. Quando dizemos que não vamos mais mentir ou desobedecer e voltamos a fazer a mesma coisa, agimos tão errado quanto ele;

3. Moisés, mesmo quando Faraó voltava atrás em sua palavra ou lhe dizia que não permitiria que o povo saísse, ainda assim não desistiu da tarefa que o Senhor lhe tinha dado.

Saiu o povo de Deus, então, do Egito, com tudo o que tinham, e até os ossos de José foram levados. O Senhor os guiou, indo adiante deles, durante o dia numa coluna de nuvem e durante a noite, numa coluna de fogo para os iluminar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia e nem a coluna de fogo durante a noite.

Isso é que é Deus, não é mesmo? Mostrou ao povo o Seu poder, livrando-os da escravidão e acompanhando-os na caminhada no deserto, em uma coluna de nuvem, que os protegia do sol, durante o dia, e na coluna de fogo, para iluminar e proteger do frio da noite. Se você quiser, Ele pode, hoje mesmo, fazer milagres na sua vida, é só você crer. Quer experimentar?

Oferta:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados