contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Moisés, o Libertador - parte 3

 

Estudo de Célula para Crianças n° 136

Publicado em 08/05/07

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos: Adorem a Deus com alegria e danças.

Quebra Gelo:

Principio Bíblico:

Mensagem: Vimos, anteriormente, que Moisés, obedecendo a Deus, foi a Faraó pedir que permitisse ao seu povo ir ao deserto para adorar a Deus, mas Faraó não permitiu.

Então o Senhor transformou a água em sangue. Você pode imaginar como seria alguém com sede e, ao pegar o copo com água, vê-la transformada em sangue? Isso não tocou o coração de Faraó.

Então, o Senhor mandou uma praga de rãs. Elas vinham de todo canto e estavam em todos os lugares: nas camas, roupas, armários. Imagine você se deitar e encontrar várias rãs embaixo do seu lençol? Faraó, então, incomodado, mandou chamar Moisés e Arão e lhes pediu que rogassem a Deus para livrá-lo das rãs e ele permitiria que o povo fosso ao deserto para oferecer sacrifícios a Deus. Moisés assim orou, mas, ao se ver livre das rãs, Faraó mudou de idéia.

O Senhor disse, então, a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua vara e fere o pó da terra para que se transforme em piolhos em toda a terra do Egito (Ex 8:16). Assim fez Arão, e todo o pó da terra se transformou em piolhos. Você alguma vez já teve piolho? Imagine milhares e milhares de piolhos, nos animais, nos homens, em tudo. Devia ser de enlouquecer, não é mesmo?

Mas Faraó não ouviu a Deus, e uma nova praga veio: as moscas. Elas invadiram tudo, menos as terras dos hebreus, pois o Senhor queria mostrar a Faraó que Ele era o Deus daquele povo. As casas dos egípcios foram invadidas pelas moscas, mas os hebreus estavam em paz. Conheci uma cidade cercada por granjas, onde havia tanta mosca que tudo era coberto: os copos, os pratos na mesa, pois elas invadiam tudo como uma nuvem. Faraó, então, mandou chamar Moisés e Arão e lhes fez uma proposta: Que eles oferecessem sacrifícios a Deus, mas dentro da terra do Egito. Moisés não aceitou. Faraó, então, concordou que fossem ao deserto para adorarem a Deus. Moisés o advertiu que iria orar a Deus para que afastasse as moscas, mas que Faraó não voltasse atrás em sua palavra. Mas o coração de Faraó se endureceu e, mais uma vez, não permitiu que os hebreus saíssem do Egito (Ex 8).

Por causa do coração duro de Faraó, nova praga veio sobre o Egito, dessa vez sobre seus rebanhos. Os bois, camelos, ovelhas foram atingidos pela peste e morreram. Mas os animais dos hebreus nada sofreram (Ex 9). Isso não amoleceu o coração de Faraó. Veio então a praga dos tumores. Você já teve um tumor? Dói muito, não é mesmo? A Bíblia diz, em Êxodo 9:11, que havia tumores em todos os egípcios. Mas nem assim Faraó atendeu ao pedido de Moisés e Arão.

O Senhor, então, mandou mais uma praga sobre o Egito: saraiva. Você sabe o que é saraiva? É uma chuva de pedra. E a Bíblia diz que, além das pedras, choveu fogo, e muitos trovões e destruiu tudo nas terras do Egito: animais, plantações, casas, etc. (Ex 9:22 a 25). Mas a terra de Gósen, onde moravam os hebreus, nada sofreu (v.26). Faraó foi surpreendido e mandou chamar Moisés e Arão para lhes dizer que saíssem do Egito. Ao sair do palácio de Faraó, Moisés estendeu a mão para o céu e a chuva parou. Ao ver que a chuva havia parado, Faraó novamente não cumpriu com a sua palavra, impedindo o povo hebreu de sair.

Mais uma praga, então, foi enviada por Deus: gafanhotos. Na sua casa tem plantas? Você já viu o que um gafanhoto faz nas plantas do seu jardim? Então, imagine o que uma nuvem de gafanhotos pode fazer! E eles vieram de todos os cantos, encheram as casa dos egípcios e comeram tudo o que havia a sua frente, toda a plantação, toda erva do campo e fruto da árvore. Novamente Faraó mandou chamar Moisés e Arão para que livrasse o Egito da praga prometendo que os deixaria sair.

E agora? Seria verdade? Veremos na próxima semana.

Oferta:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados