contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Moisés, o Libertador - parte 2

 

Estudo de Célula para Crianças n° 135

Publicado em 30/04/07

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos: Adorem a Deus com alegria e danças.

Quebra Gelo:

Principio Bíblico: "Eu sou Jeová; eu vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, livrar-vos-ei da sua servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos. Eu vos tomarei por meu povo e serei vosso Deus; e vós sabereis que eu sou Jeová vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios. Eu vos introduzirei na terra que jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; e vo-la darei por herança. Eu sou Jeová." Êxodo 6

Mensagem: O Senhor escolheu Moisés para ser o libertador do Seu povo da escravidão do Egito. Moisés, a princípio, ficou com medo e não queria aceitar a missão que o Senhor lhe estava dando, usando, inclusive, como desculpa, o fato de ter dificuldade na fala. Mas o Senhor não desiste dos Seus planos para nós. Então, mandou que seu irmão Arão fosse com ele e falasse em seu lugar.

Assim foram os dois. Primeiro tinham que convencer os hebreus que o Senhor os havia mandado para tirar o povo do Egito. Após convencer os hebreus que eles foram realmente enviados por Deus, foram a Faraó.

Faraó não acreditou em suas palavras. Arão, então, pegou seu cajado e jogou ao chão. Imediatamente ele se transformou em uma cobra. Os magos de Faraó fizeram o mesmo, mas a serpente de Arão engoliu as serpentes dos magos. O coração de Faraó estava endurecido e ele não acreditou em Arão e Moisés.

Moisés e Arão retornaram a Faraó e, ouvindo a voz de Deus, Moisés mandou que Arão tomasse a vara e estendesse sobre as águas do Egito. Imediatamente as águas se tornaram em sangue. Em toda a terra do Egito as águas eram sangue, os peixes morreram e o povo não tinha água apara beber. Mas os magos de Faraó fizeram o mesmo. Faraó, então, deu as costas a Moisés e Arão, não dando importância a suas palavras.

Mandou o Senhor que Moisés e Arão retornassem à presença de Faraó e lhe dissessem: "Vai a Faraó, e dize-lhe: Assim diz o Senhor: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. Mas se recusares deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos." (Ex 6:1-2)

Faraó não os ouviu e Arão estendeu suas mãos sobre as águas e as rãs começaram a sair e cobrir a terra. Mas os magos de Faraó fizeram a mesma coisa.

Chamou, pois, Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Rogai ao Senhor que tire as rãs de mim e do meu povo; depois deixarei ir o povo, para que ofereça sacrifícios ao Senhor. Respondeu Moisés a Faraó: Digna-te dizer-me quando é que hei de rogar por ti, e pelos teus servos, e por teu povo, para tirar as rãs de ti, e das tuas casas, de sorte que fiquem somente no rio? Disse Faraó: Amanhã. E Moisés disse: Seja conforme a tua palavra, para que saibas que ninguém há como o Senhor nosso Deus.

O Senhor, pois, fez conforme a palavra de Moisés; e as rãs morreram nas casas, nos pátios, e nos campos.

Mas o coração de Faraó voltou a se endurecer, e não deixou o povo sair. O Senhor então disse a Moisés: Manda que Arão estenda a sua mão sobre o pó da terra para que se torne em piolhos sobre todo o Egito. E assim fizeram. Os piolhos encheram o Egito. Os magos tentaram fazer o mesmo, mas não conseguiram, e os piolhos estavam nos homens e nos animais. Os magos, então, disseram a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Mas o Faraó não lhes deu ouvidos.

Novamente, de manhã bem cedo, estava Moisés diante de Faraó para lhe pedir que deixasse seu povo sair. Mas o coração de Faraó estava endurecido e não o ouviu. O Senhor, então, mandou uma praga de moscas, que encheram o Egito. Cada casa e toda a terra dos egípcios foram invadidas por um enxame de moscas. Mas o Senhor fez algo tremendo: na terra de Gosén, onde habitavam os hebreus, as moscas não entraram. Com isso, o Senhor mostrava a todos que Ele era o Senhor (Ex 8:22).

Isso não é tremendo?! Imagine só: mesmo que as casas de todas as pessoas que moram na sua rua estejam infestadas de moscas, a sua não está. Foi isso que Deus fez para mostrar a todo o Egito e a Faraó que Ele era o Deus daquele povo e que faria tudo para libertá-lo da escravidão.

Alegre-se! Deus continua fazendo o mesmo até hoje!

Oferta:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados