contato

MONTE SIÃO ONLINE

 

Célula Infantil

Dois irmãos bem diferentes

 

Estudo de Célula para Crianças n° 130

Publicado em 12/03/07

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos: Adorem a Deus com alegria e danças.

Quebra Gelo:

Principio Bíblico: "E o Senhor disse: duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao maior." (Gênesis 25:23)

Mensagem: No estudo anterior, vimos que Deus tem poder para mudar a sorte daqueles que confiam n'Ele. Conhecemos um momento muito especial na vida do povo judeu, quando Mardoqueu e a rainha Ester intercederam diante de Deus pelo seu povo e o decreto de morte que havia sobre eles foi cancelado, lembra? Vamos conhecer hoje um outro homem que teve a sua sorte mudada por Deus: Jacó.

Lembrando rapidamente o que já estudamos, vimos como Deus mudou os Seus planos de destruição da terra ao descobrir um homem especial, Noé, e com ele fez uma aliança eterna. Depois conhecemos Abraão, e as promessas maravilhosas que o Senhor lhe fez de prosperidade e multiplicação, embora, a princípio, Sara, sua esposa, não pudesse engravidar.

Abraão e Sara tiveram um filho chamado Isaque. Isaque se tornou um homem forte e casou-se com Rebeca. Rebeca, porém, assim como Sara, era estéril. Pense um pouco: Deus havia prometido a Abraão uma descendência numerosa como a areia do mar e as estrelas do céu. Sara só lhe deu um filho e a esposa desse filho era estéril! Como a promessa de Deus se cumpriria?

Isaque era um homem de fé, e a Bíblia diz, em Gênesis 25:21, assim: "Ora, Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto ela era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu." Não há nada impossível para Deus, certo?

Muito bem! Rebeca engravidou e teve dois filhos gêmeos: o primeiro era ruivo e muito cabeludo, e recebeu o nome de Esaú; o segundo nasceu com a mão agarrada no calcanhar de seu irmão e recebeu o nome de Jacó.

Esaú e Jacó eram bem diferentes um do outro. Enquanto Esaú gostava de estar no campo, caçando, Jacó gostava de ficar em sua tenda. Certo dia, já crescidos, Esaú chegou a sua casa cansado e com fome, e Jacó estava preparando um cozido. Ao sentir o cheiro da comida, pediu um pouco ao irmão, que lhe fez uma proposta: Jacó lhe daria comida se, em troca, ele lhe desse o direito de primogenitura.

O que é isso? Primogênito, você já sabe, é o filho mais velho. E por ser o mais velho, naquela época e até hoje na cultura judaica, tinha o direito da herança sete vezes mais que os mais novos. O que Jacó queria era a benção e a herança que eram do irmão mais velho. Esperto, não é mesmo? Esaú não pensou duas vezes e aceitou a proposta. A fome foi mais forte.

Passaram-se os anos e Isaque ficou muito velho, já não enxergava direito e praticamente não se levantava da cama. Certo dia, mandou chamar Esaú e lhe disse que apanhasse uma caça, preparasse uma boa comida e levasse a ele, pois queria abençoá-lo. Rebeca ouviu a conversa e chamou Jacó. Mandou que matasse um animal do rebanho, pois ela faria uma comida bem gostosa e ele levaria ao pai, fingindo ser Esaú. Assim ele fez, e, para não ser reconhecido pelo pai, colocou sobre os braços a pele do animal que matara e vestiu as roupas do irmão, para ficar com seu cheiro.

Isaque, já muito velho, não percebeu a mentira e abençoou a Jacó como se fosse a Esaú, liberando sobre a sua vida as bênçãos do primogênito. Quando Esaú chegou e foi até o pai com a comida que havia feito, soube o que o irmão lhe fizera.

Se fosse você, o que faria quando descobrisse o que seu irmão havia feito? Certamente bateria nele, xingaria. Esaú foi mais além: quis matar o irmão e por isso ele fugiu para a casa de seu tio Labão, irmão de sua mãe.

O nome Jacó quer dizer enganador, trapaceiro. E agora, o que acontecerá a ele? Será que a sua mentira vai-lhe trazer problemas?

Toda mentira traz conseqüências: não importa o tamanho dela, mentira é mentira e vamos sofrer as conseqüências por causa disso, pois o pai da mentira é e sempre será o diabo.

Oferta:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

 
Voltar para Estudos de Células Infantis

Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR

Roteiro, dinâmicas e atividades: Missionária Adriana Lopes - MIMS

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados