contato

NÚCLEO DE APOIO CRISTÃO

 

Consolidação

Os dez passos do discípulo de Jesus

 
 

Para ser um bom líder e discípulo será sempre necessário que, você candidato, tenha sempre no seu coração três importantes atributos: ser obediente a seu líder espiritual, submisso e fiel. Se você não aceita ser comandado, no exercício desses três importantíssimos atributos que os quais Jesus foi o primeiro a nos ensinar. Jamais poderá ser um líder. Jesus nunca disse não às ordens dadas a ele por Deus. A resposta foi sempre sim Senhor, seja feita a sua vontade e não a minha. Você está se preparando para ser um líder de Célula. Esta é a visão deste curso. Sendo assim, acompanhe com muita atenção no exposto das lições aqui compreendidas. Estar totalmente integrado na visão da igreja é benção para sua vida . Vamos levar almas para Jesus?

1º Estude bem a sua Bíblia (Sl 119:9, 111, 112)
Não há arma mais forte contra Satanás como a Palavra de Deus. Com Ela o
Senhor Jesus pôs o Diabo para correr. E ainda hoje ele foge das setas da verdade.
A palavra é o material com que o Espírito Santo forma o novo homem à semelhança de Cristo ( Rm8:29)

2º- Ore sem cessar (1Ts 5:17)
O que o alimento é para o corpo., a palavra e a oração é para o homem. Se tem incrédulos à sua volta, não tema ajoelhar e orar a Deus, em sua presença. A primeira causa de desviar-se de alguém do caminho do Senhor é achá-la na negligencia na oração e na falta de observância da Palavra de Deus . “ Nada tendes, porque nada pedis”. (Tg4:2)

3º- Não ajunte dívidas para com Deus
Se a sua comunhão com Deus for quebrada por algum descuido, por algum pecado,
ou por qualquer outra coisa, confessa tudo diante de teu Pai Celestial no mesmo momento, e pede que lhe dê a alegria da sua salvação (Sl 51:14). A demora em confessar pode aumentar a separação entre você e Deus. (Jo 1:19) Antes crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
A Ele seja a glória, agora e para sempre! Amem”. (2 Pe 3:18).

4º- Nunca entre em discussões.
Se alguém vier e quiser contradizer a sua fé e duvidar da sua conversão, é melhor ficar calado e tranqüilo e procurar orar a Deus com a pessoa do que defender-se e discutir “pois o servo de Senhor não deve contender mas ser amável para com todos..." (2 Tm 2:24). Se ele for indiferente à verdade, diz-nos a Palavra de Deus: “Aparta-te dos tais” (1Tm 6:5)

5º- Se for possível evite a comunicação com ímpios e incrédulos, e vigie sobre o seu viver com os cristão hipócritas.
Se a sua ocupação na vida diária lhe obriga a estar em companhia deles, viva tão perto de Jesus para poder repreender o pecado e a hipocrisia. E então a maneira de viver destas pessoas, os incrédulos, arderá em suas consciências e talvez lhes sirvam para a salvação. “E não vos associeis às obras sem frutos das trevas, mas antes rejeitai-as” (Ef 5:11). Não sejais cúmplices: Esta última palavras é traduzida do grego “sugknoneuo” que significa participar de , estar ligado a, Ter comunhão com, as mas companhias, elas devem ser repelidas para que não formem parte do nosso novo padrão de vida. As mas ações devem ser evitadas. Embora saibamos que certos convívios não podem ser evitados em diversos níveis sociais e familiares. (1Co 5:10). Obras sem frutos: No grego é “akarpos”, isto é, estéril , improdutivo sem utilidade real. Qualquer trabalho tem por finalidade produzir, mas , as mas obras são contraprodutivas. A Bíblia também recomenda: “Todo aquele que vai além do ensinamento de Cristo e nele não permanece, não tem a Deus; o que permanece na doutrina, tem o Pai e também o Filho. SE alguém vem Ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem o saldeis. ( 2Jo I: 9,10).
Aqui, o apóstolo João nos chama a atenção, que eliminem a lepra mediante o isolamento. Através das informações tiradas da Bíblia de R.N Champlin ele nos informa que João ao ir aos banhos públicos, uma prática considerada cotidiana na vida dos judeus, não entrava se soubesse que ali havia cristãos transgressores da lei estivessem como o caso de Cerinto, o líder cristão que pregava o gnosticismo em Éfeso, os falsos mestres e lideres que incentivavam o pecado e doutrinas contrarias a de Cristo, O Amor, O perdão o arrependimento e etc. Sem contar com o fato de que havia falsos evangelistas onde o autor sagrado ordenava que se afastassem deles, não permitindo nem as saudações comuns, como uma “ alô” e “adeus”. Embora saibamos que Jesus veio para os perdidos, mas perdidos são os que não conhecem a palavra de Deus, e não crente mandrião, que não carrega em si o caráter e a mete de Cristo.

6º- Procure ser uma luz e testemunha do Senhor onde estiver.
Testemunha do Senhor Jesus é sempre muito bom, mas, não deixe que isto seja para você uma obrigação e uma carga . Como uma vela acesa ilumina um quarto escuro sem o menos esforço, assim você deve estar tranqüilo no lugar que o Senhor lhe colocou, iluminando ao seu redor com a graça de Deus lhe der. (Mt 5:14).”Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;” em Mt 14:3 tem uma interessante citação de Jesus a respeito da luz. “Sede luzes de Israel, mais puros que todos os gentios.... Que farão todos os gentios, se fordes obscurecidos por transgressões?”. A luz deve brilha livremente, sem qualquer empecilho. Leão Tostoi um escritor russo, queixou-se de que os cristãos de seu pais, o deixavam sem convicção e inabalável. Disse que somente suas ações, e não suas palavras, poderiam modificar os temores da pobreza, da enfermidade e da morte que o perseguiam. Suas ações eram bem diferentes das
suas palavras. Orígenes também relata uma história diferente sobre os crentes de seus dias, pois , suas vidas, e não sua palavras, eram o seu testemunho---- invencível

7º- Confie inteiramente na direção do Espírito Santo e estará pronto para cumprir toda a palavra de Deus, como o Espírito lhe esclarecer.
Amado, você só poderá andar de poder em poder, de glória em glória pelo Espírito do Senhor, quando olhar a Jesus e seguir a palavra de Deus. (2 Co 3:18). Não há, no caso do crente a extinção da glória, como se dera com Moisés, vs 13, . A glória do novo pacto é constante e cada vez maior. Em cada estagio do desenvolvimento espiritual encontramos ema glória maior, mais profunda. Assim, pois, vamo-nos tornando mais e mais gloriosos. Ou seja , tendo e nos servindo da presença de Deus a cada dia.

8º- Deixe Jesus ser sempre a primeira fonte de amor do seu coração.
Se o seu coração estiver apenas um pouco dividido entre Ele e qualquer outra coisa, ainda que seja pai , mãe, filhos, namorada (o), ou um amado e consagrado servo do Senhor, e que tenha sido o instrumento usado por Deus para sua conversão, poder o Espírito se entristecer e interromper o crescimento de sua vida espiritual, porque está idolatrando o mensageiro em lugar de dar glória ao Salvador O Espírito que Jesus fez habitar em nós ama tanto que não suporta nenhum outro junto de Si (Ef3:17).

9º- Tenha fé em Deus e não consultes os teus próprios sentimentos.
Não lhe acontecerá como sentir, mas como crer assim sucederá (Mt 9:29). Lance pois, todas as suas necessidades espirituais e materiais sobre o Senhor. Tome-o para médico do seu corpo, como para salvador de sua alma.
É melhor que em tudo tenha o Senhor Jesus como seu auxílio, porque Ele é mestre em ajudar. É tão bom, que é ele mesmo que vem ajudar. (Is 35:4). “ Dizei aos alentados de coração: sedes fortes, não temais; eis que vosso Deus virá com vingança, a recompensa de Deus, ele vos salvará”. A seu favor, querido, se operará milagres que excedem tudo quanto seria possível imaginar e conceber, contemplarão maravilhas.

10º- Viva cada momento e cada dia na esperança da vinda de Jesus.
Jesus disse, “venho sem demora!” (Ap 3:11). Isto lhe serve de encorajamento para aguardar o Senhor Jesus em breve nas nuvens para lhe levar, juntamente com os santos que comprou com Seu precioso Sangue. Também lhe servirá para estar vigiando e orando em todo o tempo , sem esmorecer.


“Andar de forma digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, dando frutos em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus”. (Cl 1:10).
 

- Pr. Cleber Gomes - prclebergomes@hotmail.com -

Voltar para Consolidação

Associe-se Já!Você também pode fazer parte desta obra missionária

LEGENDA DE USO DO SITE:    Acesso liberado para visualização e cópia

Acesso restrito para uso dos Associados